28 de ago. de 2019

Resenha: Rumo ao Sul - Silas House

E se você descobrisse que viveu muito tempo sob perspectivas equivocadas? E que foi cruel com uma das pessoas que mais amava no mundo? Essa é a jornada...Ao sul dos Estados Unidos, numa pequena cidade do Tennessee, o pastor Asher Sharp tem de encarar o seu próprio passado após uma das mais violentas enchentes que aquelas terras já enfrentaram.Então um casal gay pede abrigo ao pastor após ajuda-lo no socorro a outras pessoas, mas perderam tudo na inundação. Asher se vê diante de um dilema, quer abrigar os dois homens mas encara a recusa de sua esposa. Um fato que vai trazer à tona histórias enterradas de sua própria vida, da rejeição ao seu irmão, que era também seu melhor amigo.Algo que o faz questionar todos os valores daquela comunidade e tomar atitudes de ruptura, que desencadeiam uma série de outros eventos.Decidido a encontrar o irmão de quem ele se afastou e nem sabe o paradeiro, desejando salvar o filho de um ambiente asfixiante, ele parte numa viagem rumo ao sul. Um percurso em que toda a sua história é passada à limpo, em meio a belas paisagens, novas amizades e descobrindo um mundo imenso, muito diferente do seu, algo que pôde ensiná-lo sobre as coisas mais profundas da vida.

Autor: Silas House
Editora: Faro Editorial 
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 269

Em Rumo ao Sul nós iremos conhecer o pastor Asher Sharp.

Asher é casado com Lydia há anos, ela é uma fanática religiosa, assim como o pai dela um dia também foi. Juntos eles tem um pequeno filho chamado Justin, um menino de nove anos que tem uma mente muito madura para sua idade, e por isso, ele acaba sofrendo muito bullying na escola.

Eles moram em uma pequena cidade no interior do Tennessee. O grande problema é quando uma chuva vem, com ela acontece uma enchente que toma conta de toda a cidade, levando casas, animais, árvores.

A casa de Asher foi uma das poucas que não fora levada pela enchente, após seu filho Justin sair em busca de seu cachorrinho que está perdido, Asher o perde de vista e vai procura-lo.

É nessa jornada que ele encontra um casal de gays que vivem naquela cidade, assim como muitos outros, eles perderam tudo. Então Asher oferece sua casa para eles passarem a noite, mas Lydia é totalmente contra, já que para ela não é aceitável duas pessoas do mesmos sexo ficarem juntas.

Com essa atitude de sua mulher, Asher passa a rever muitas coisas em sua vida, uma delas é seu irmão Luke, que ele abandonou há muito tempo atrás por ele ter escolhido uma opção sexual diferente.

Esse mesmo casal de gays começa a frequentar a igreja em que Asher é pastor, e isso é o ápice para todas as pessoas quererem que eles sejam expulsos dali, porém Asher é totalmente contra a essa ideia. Isso faz com que o pastor queridinho da cidade seja exonerado de seu cargo.

Com isso e em meio a tantas outras complicações que vão surgindo em sua vida. Asher decide fazer uma viagem rumo à Key West, a cidade em que seu irmão mais velho mora. Ele quer tentar uma vida diferente, e quer o perdão de seu irmão pela rejeição de anos atrás .

Rumo ao Sul aborda vários temas importantes, um deles é o  preconceito religioso. A bíblia diz para nós amarmos o próximo, mas podemos ver claramente pelas ações dos personagens que não é isso que ocorre. Infelizmente não é só nos livros que isso acontece, na vida real o que mais vemos é isso, religiosos abominando as pessoas por sua escolha sexual.

Asher apesar de ter errado muito, começa a ver a vida por um ponto de vista diferente, ele começa a ver a verdadeira face daquelas pessoas que estão ao seu redor e cai na real. É então que ele começa a ter uma opinião totalmente contrária daquelas pessoas e é super julgado por isso, o caso dele chega a viralizar na internet, para muitos foi um ato heróico, mas para outros um ato totalmente repugnante.

Ele decide procurar o seu irmão para se sentir bem com seu eu interior, para consertar todos aqueles erros que ele fez em seu passado. Leve quanto tempo for, mas ele tem a esperança de que um dia irá encontrá-lo.

A aventura de Asher e Justin em Key West é até gostosa de ler, com personagens super cativantes, como Bel e Evona. Pessoas que tem a mente aberta, totalmente diferente daquilo que eles estavam acostumados no pequeno condado.

Asher está sendo acusado de sequestro do próprio filho, isso faz com que a polícia fique a procura deles, por isso, ele é extremamente rígido com Justin, o garoto mal podia sair do chalé em que eles moravam. Isso me irritou bastante, Justin não era obrigado a ter que se esconder por causa do pai, ele é uma criança e merecia ser livre, e não passar pelas mesmas coisas que um adulto.

A narrativa do autor fisga o leitor, deixando ele ávido e curioso para saber o que essa jornada de Asher irá proporcionar tanto para ele, quanto para nós.

O projeto gráfico do livro está lindo, a capa reflete bem a história, enquanto a diagramação está bem trabalhada.

Em suma, Rumo ao Sul é um livro necessário para fugirmos do nosso mundinho e conhecermos mais a respeito da realidade ao nosso redor e das dores que nossas ações podem causar. 



19 comentários:

  1. Que pesado! Já quero ler esse livro realmente ele não merecia ficar preso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza não, torci o livro todo para que isso não acontecesse!

      Excluir
  2. Olá!

    Adorei a premissa do livro. Falar sobre assuntos tão importantes!!! Parece ser uma leitura que, como você disse, fisga o leitor completamente.
    Fiquei curiosa para saber como será essa viagem do pastor e se ele encontrará o irmão.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro aborda temas extremamente importantes e necessários!

      Excluir
  3. Uau... Interessantíssimo. Achei demais o mote principal! Deu uma vontade irremediável de ler!

    ResponderExcluir
  4. Que foda esse livro!! Já anotei para comprá-lo, o tema abordado no livro achei bem importante.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  5. O projeto gráfico do livro está realmente lindo! Gostei muito de conhecer melhor esse livro e de saber que "Rumo ao Sul" aborda vários temas importantes, sendo um deles o preconceito religioso e julgamentos e condenação do diferente. Achei muito intrigante essa questão que levantou no início: "E se você descobrisse que viveu muito tempo sob perspectivas equivocadas?" Me chamou muito a atenção logo de cara. Adorei saber que a narrativa do autor fisga o leitor. Além de deixá-lo ávido e curioso para saber o que essa jornada nos aguarda. Parece se rum livro ótimo e repleto de ensinamentos e reflexão. Meus parabéns pelo texto caprichado. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro super necessário para refletirmos mais a respeito dos nossos julgamentos. Recomendo muito a leitura!

      Excluir
  6. O preconceito é um tema ótimo pra tratar em livros, até porque em algum momento temos que encarar a problemática tão presente na nossa sociedade (infelizmente). Só lidando com eles podemos melhorar, né? Adorei a dica e anotei pé a procurar saber mais ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou gostando de ver que é um tema que está sendo abordado cada vez mais, é extremamente necessário!

      Excluir
  7. Essa resenha me despertou uma curiosidade imensa de ler o livro. Além de temas importantes abordados, a história parecer nos prender. ❤

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha aguçou minha curiosidade, parece ter temas bem elaborados que precisaram ser conversados

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tema bem interessante e atual. É triste, mas existem muitas pessoas com esse tipo de preconceito retrógrado. Espero que no final da história todos tenham aprendido muitas coisas! <3

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aquece meu coração, é que, pelo menos nos livros, os personagens em sua grande maioria tem um final feliz, ou pelo menos aprendeu uma lição para a vida.

      Excluir
  10. Muito boa a premissa desse livro. Não conhecia ainda o autor. Sua resenha tá show de bola, muito bem detalhada, parabéns. Quero fazer essa leitura em breve.

    ResponderExcluir
  11. Estou com esse livro na minha lista, desde seu lançamento e ainda não consegui ler, espero poder ler em breve, pois estou com minha curiosidade bem aguçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo logo, garanto que irá gostar!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem? Que enredo mais interessante. Pela capa e pelo título não imaginaria se tratar de tantos temas importantes principalmente sobre o preconceito religioso. É difícil conviver com pessoas que não nos aceitam ou pensam diferente de nós. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente pela capa julgamos não ser um livro com tema tão importantes, mas vale muito a pena a leitura!

      Excluir