11 de ago. de 2019

Resenha: Quem Dá As Cartas? - Brad Crowley

Dois casais, Gustavo e Ivan, Beatriz e Artur, costumam reunir-se com frequência as sextas-feiras para um drink, um jantar e um jogo de poker. Depois de terminarem seus dias atarefados, reúnem-se na casa de Gustavo para sua usual diversão. 
Gustavo é um homem de caráter forte e ligeiramente arrogante. Recebe seus convidados com elegância e generosidade, mas aos poucos vai ficando evidente uma forte rivalidade entre ele e Beatriz, namorada de Arthur. 
Beatriz, por outro lado, possui comportamento um pouco emotivo, impulsivo e temperamental. 
Com o decorrer do jogo cresce muito a tensão entre Gustavo e Beatriz, ao mesmo tempo em que vão-se evidenciando uma submissão de Ivan em relação a Gustavo, entre outras coisas. 
A tensão entre Beatriz e Gustavo vai crescendo durante o jogo, até que ela é surpreendida por um fato imprevisto. 
A narrativa é feita sempre sob o ponto de vista de três dos personagens, cada evento sendo narrado por Gustavo, Beatriz e Arthur à sua vez, apresentando, desta forma, diferentes pontos de vista de uma mesma situação. 
O final do livro apresenta desfecho inesperado.

Autor: Brad Crowley
Editora: Nova Literarte
Classificação: 2 de 5 estrelas
Ano: 2018
Páginas: 76


Nesse livro nos é apresentado dois casais, Ivan que namora o Gustavo e o Arthur que namora a Beatriz.

Eles se reúnem todo final de semana na casa de Gustavo para jogarem poker, esse era um programa que todos gostavam, mas ultimamente tem acontecido um atrito entre eles que vem tornando aquilo cansativo.

Beatriz não gosta de maneira nenhuma do jeito autoritário de Gustavo, principalmente com Ivan, pois ela vê que ele é grosseiro de uma forma absurda com Ivan. Ela não queria frequentar mais a casa de Gustavo, mas faz isso apenas por Arthur, pois sabe que eles tem uma amizade e que ele gosta das noites de poker.

Gustavo vê em Beatriz uma mulher que só sabe reclamar e falar asneiras, há tempos que ele não vem suportando ela. Na verdade, ele nem sabe o motivo de Arthur estar com ela, pois visivelmente ele não se sente confortável com a presença dela, mas vai aturando apenas pelo amigo.

Nessa última noite em que eles se reúnem, um começa a alfinetar o outro, a sinceridade vem a tona e eles colocam tudo aquilo que sentem um pelo outro pra fora. Mas aquela breve discussão irá mudar a vida deles para sempre!

Eu recebi três livros em parceria com o autor Brad Crowley, a premissa desse livro me chamou a atenção por visivelmente se tratar de um suspense misterioso, então assim que tive a oportunidade não exitei em começar a leitura.

Infelizmente fui com muita sede ao pote e acabei me decepcionando. O livro é narrado pelo ponto de vista de três dos quatro personagens presentes, Arthur, Beatriz e Gustavo. A partir disso, nós podemos saber o que cada um sente em relação ao outro. O problema é que as cenas ficam muito repetidas e a leitura acaba ficando muito cansativa, já que são narradas as mesmas cenas, só muda o ponto de vista.

Não houve um personagem que eu tivesse gostado, Beatriz me irritou profundamente com o seu modo filosófico tentando ser superior aos outros. Tudo bem que o Gustavo é insuportável, mas ela conseguiu ganhar o troféu de chata do ano, toda vez que a personagem tinha uma fala eu já sabia que ia sair só um monte de asneiras.

O final foi bem previsível para mim, eu chutei quem comandava aquilo tudo e acabei acertando em cheio. Mas vi que para muitas pessoas foi uma grande surpresa, pois não esperavam aquilo que aconteceu.

Irei pegar outro livro do autor para realizar a leitura em breve, espero que seja uma experiência melhor, pois infelizmente "Quem dá as Cartas" não conseguiu me ganhar.



19 comentários:

  1. Oi,tudo bem ?

    Não conhecia o livro e nada do autor,achei a proposta interessante e confesso que fiquei com um pé atras pela sua nota. Porém parabéns pela resenha sincera , foi maravilhosa! Já quero ler mais resenhas suas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro, quem sabe você não goste?
      Fico feliz que tenha gostado! ❤

      Excluir
  2. Amei sua opinião sincera eu tbm não gostei muito depois q vc tentar com OUtro autor compartilha aqui.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.
    Uma pena que essa não foi uma leitura tão prazerosa para você.
    É muito chato quando a gente não consegue se apegar aos personagens! Já fiquei com implicância com a Beatriz só de ler a sua resenha! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não implicar com ela, Camis, muito chatinha rs

      Excluir
  4. Oi, Ana!
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas a trama não me despertou muito interesse.
    Só pela sua resenha já deu para perceber como os personagens são irritantes, então passarei a sua dica.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/07/resenha-juncos-ou-junko-mulheresemfoco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente para mim não funcionou, principalmente pela parte dos personagens.

      Excluir
  5. Oi Ana, tudo bem?

    É uma pena que o livro não conseguiu te ganhar, isso é sempre frustante quando acontece, pois acabamos indo com muita sede e a decepção é inevitável. Não conhecia o livro e nem o autor, mas pela sua resenha fiquei questionando se quem não comanda tudo não é o único personagem que não tem seus pensamentos narrados. Parabéns por ter trago sua opinião tão sincera, é bom ter posts assim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que você não tenha curtido tanto a leitura, porque a sinopse parece muito boa. Mas às vezes a execução não atende as expectativas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia1 Eu gostei bastante do seu post, ate por que é o que procuramos quando lemos uma resenha a sinceridade, realmente é uma pena que o a leitura nao te superrendeu e pelo contrario te decepcionou, mas isso é normal

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    É bem chato quando um livro não atende nossas expectativas, né? Mas faz parte da vida do leitor. A premissa parece bem interessante, mas o número de páginas da história (uma coisa totalmente random, eu sei) me deixou com a impressão de que poderia ser menor (a partir do que você contou na resenha). Fiquei intrigada com Ivan não ser também um dos narradores, é de propósito? (no final isso interfere na descoberta de quem manda no jogo?)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu confesso que a sinopse parece um pouco confusa comigo. É só uma implicância? A sua resenha me deu a impressão que a confusão se estende para o livro mesmo. Uma pena. Eu já fiquei aqui especulando que tivesse algum caso de traição ou alguma coisa bem cabeluda envolvendo esse jogo kkkk

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?
    Poxa, uma pena que essa narrativa sob diversos ângulos tenha sido cansativa para você. Eu particularmente gosto muito se esta é bem feita, mas não é todo mundo que gosta. Agora um ponto que me fez desistir de dar uma chance ao livro foi essa questão dos personagens que não criam qualquer vínculo com o leitor. Isso realmente atrapalha muito a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Poxa Ana, que livro que o livro não foi como você esperava, de verdade. A gente costuma realmente ir com fome ao pote e quando cai na real fica até triste né? Eu te entendo e pelo que você relatou também me irritaria com os personagens.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Pelo título imaginei um suspense sabe, mas confesso que lendo sua resenha, não me interessei muito pela história, histórias repetitivas me cansam demais, e sempre abandono o livro. Sua resenha está ótima, bem sincera.

    Beijos!

    ResponderExcluir