2 de ago. de 2019

Filme: Fuga do Hospício - A História de Nellie Bly

Um telefilme feito pela Lifetime. Vai focar na vida pioneira da jornalista Nellie Bly que ficou conhecida após se infiltrar, no século 19, em um hospício para denunciar os maus tratos que os pacientes sofriam.

Nome original: Escaping the Madhouse: The Nellie Bly Story
Gênero: Biografia, drama
Ano: 2019
Distribuidora: Lifetime
Duração: 1 hora e 24 minutos
Nacionalidade: EUA
Classificação: 5/5






Comecei a assistir esse filme sem conhecimento nenhum a respeito de Nellie Bly, lembro-me de ter lido a sinopse e deixei o filme guardado em meu notebook, mas quando comecei a assisti-lo, não fazia a menor ideia da realidade do filme.

Essa é uma história totalmente baseada em fatos reais, conta-nos a história de Nellie Bly, uma jornalista que infiltrou-se, no século 19, em um sanatório, ela queria escrever a respeito do que os pacientes realmente passavam lá dentro, assim teria um livro de sucesso.

O problema é que quando Nellie recobra sua memória já no sanatório, ela não faz a mínima ideia de quem ela é, ela apenas sabe seu nome, mas não tem nada além de flashes de memórias de seu passado.

Nós acompanhamos o sofrimento de Nellie e de tantas outras mulheres nesse sanatório, mulheres que não eram realmente loucas e que o pouco que tinham de suas memórias havia sido arrancada delas.

Nellie descobriu que naquele lugar as pessoas não são loucas, elas ficam loucas. Com tanta tortura e pressão psicológica, elas acabavam perdendo o mínimo de sanidade que tinham, mas não Nellie, ela estava determinada a descobrir sua real identidade, já que claramente aquele não era o seu lugar.

Nesse meio tempo, ela passa por um acompanhamento com o médico geral daquele sanatório, o dr. Josiah, um homem novo e bonito, de fato, ela se apaixonaria por ele, mas não é isso que acontece, em suas memórias ela tem a visão de um homem que ela sabe que realmente amava fora dali. Mas percebemos claramente que o doutor começa a nutrir sentimentos por ela, e isso acaba a atrapalhando em muitos aspectos.

A realidade desse sanatório é muito cruel, mexeu muito comigo, tanto que no final eu me encontrava em lágrimas. Tortura em sanatórios era muito comum há alguns séculos e saber que tanto pessoas com problemas mentais, quanto as que também não tinham sofriam tudo aquilo, me destruiu por dentro.

É um filme que eu fiquei analisando e pensando muito a respeito, me fez ter compaixão por essas pessoas, que mesmo sendo doentes, não eram merecedoras de tanto sofrimento.

As atuações ajudam bastante a tornar o filme mais real, temos aqui a presença de Joshua Bowman, ator de Revenge, adorei revê-lo atuando mais uma vez em um papel totalmente diferente. 

Enfim, deixo aqui a indicação de um filme biográfico que conta a história de uma mulher que passou por uma grande tormenta, mas no final conseguiu o que queria. Super recomendado!



24 comentários:

  1. Esse filme deve ser sensacional.
    Ainda mais que ele é baseado em uma história real. Imagine tudo que ela viu e passou por lá??
    E mesmo tudo que acontece com ela, ela tem consciência, ou percebe que existe uma realidade.. Deve ser tudo muito cruel mesmo
    Vou procurar assistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é ótimo, Helana. Espero que você goste!

      Excluir
    2. Assisti e adorei esse filme. Muito triste que contar um Histo baseada em fatos reais. Indico.

      Excluir
  2. Eduardo Moretti

    Ótima resenha. Conhecia o filme só pela sinopse, mas fiquei mto empolgado em assisti-lo depois de ler sua crítica. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse filme, mas achei a temática super bacana, eu gosto dessas coisas de se infiltrar em algum lugar pra expor os podres daquilo sabe?! Vou tentar assistir esse filme hoje ainda! Amei sua critica!

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei a dica :D amo historias baseada em fatos reais, vou assistir o filme não conhecia..

    ResponderExcluir
  5. Confesso que fico meio tensa (sou do time dos romances agua com açucar e tramas adolescentes). Mas parece ser um excelente filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história realmente é bem tensa e angustiante, mas vale a pena assistir!

      Excluir
  6. Oi, Ana.
    Só de ler a sua resenha já fiquei angustiada. Não sei se me animo a ver o filme. Acho que eu ficaria muito deprimida... Até olhei para ver se tem na minha tv a cabo, mas não encontrei. Deve ser um sinal! Rs...
    Outro dia desses tentei ler o Holocausto Brasileiro, que trata justamente sobre um hospital psiquiátrico, mas não consegui!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia esse filme, mas vou dar uma pesquisada. Obrigada pela dica!

      Excluir
  7. Ei, Ana.
    Curti d+ a indicação do filme. Não conhecia, mas só pela força do roteiro e de ser baseado em fatos reais, poxa, já deixa uma pulga atrás da orelha.
    Fora os muito paralelismos que podemos fazer com os dias atuais. Afinal de contas, sempre temos que perguntas: onde estão os hospícios de nossos tempos? Onde se escondem aqueles que merecem ser vistos e oq estamos fazendo com eles?
    Adorei a análise.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Lucas, são questões que ficam no ar. Confesso que eu fico com um tanto de medo ao pensar nisso!

      Excluir
  8. Quando è algo relacionado a tortura mexe demais comigo. Não sei se aguento ver :(

    ResponderExcluir
  9. Gostei e anotei. Quero assistir. A sinopse me fez lembrar de Lanna Winters na segunda temporada de American Horror Story....talvez essa jornalista tenha até servido de inspiração.

    ResponderExcluir
  10. Ja tinha uma parca noção sobre a história desta jornalista, mas nao sabia que tinham feito um filme a respeito. Vou procurar.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o filme em questão, mas fiquei super interessado por causa da premissa e me parece ser um bom filme. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu já havia lido sobre essa história, realmente é muito forte !
    O filme deve ser sensacional !!

    Parabéns pelo texto !

    ResponderExcluir
  13. Adorei a história, gosto dessa atriz principalmente sobre a série que ela vez pra Netflix, Lizzie alguma coisa (esqueci) haha, vou adicionar o filme a lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia a atriz antes desse filme, mas vou pesquisar sobre essa sua indicação dela!

      Excluir
  14. Oi Ana, eu imagino como esse deve ser um filme bastante pesado e que mexe com a gente, muito dificil não se envolver com isso, ainda mais se tratando de algo baseado em uma história real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando sabemos que a história é real, mexe mais ainda conosco.

      Excluir
  15. Olá Ana, eu já tinha ouvido falar na historia dessa jornalista, mas não sabia desse filme, pelos seus comentários ele parece esta bem forte, com boas atuações e bem desenvolvido *-* Vou anotar ele aqui e assistir assim que tiver uma chance.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo filme!! Que realidade triste!!!

    ResponderExcluir