14 de ago. de 2019

Resenha: Os Números do Amor - Helen Hoang

Já passou da hora de Stella se casar e constituir família — pelo menos é isso que sua mãe acha. Mas se relacionar com o sexo oposto não é nada fácil para ela: talentosa e bem-sucedida, a econometrista é portadora de Asperger, um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais. Se para ela a análise de dados é uma tarefa simples, lidar com os embaraços que uma interação cara a cara podem trazer parece uma missão impossível. Diante desse impasse, Stella bola um plano bem inusitado: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada.
Enfrentando uma pilha cada vez maior de contas, Michael Phan usa seu charme e sua aparência para conseguir um dinheiro extra. O acompanhante de luxo tem uma regra que segue à risca: nada de clientes reincidentes. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta nada convencional.
Quanto mais tempo passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante de Stella. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação do amor.
Compre o livro clicando aqui.

Autora: Helen Hoang
Editora: Paralela
Classificação: 3 de 5 estrelas
Ano: 2018
Páginas: 280



Stella é econometrista e o que não lhe falta é dinheiro. Com uma vida financeira estável e morando sozinha, Stella tem apenas um problema: sua mãe acha que ela está velha demais e que tem que casar logo.

Stella é portadora de Asperger, ou simplificando, ela é autista, e isso a atrapalha bastante em seus relacionamentos, pois os seus parceiros nunca sabem a maneira certa de trata-la, na verdade eles nem sabem que ela é portadora dessa síndrome. 

A mãe dela adora Phillip, um colega de trabalho dela, ele é bonito, porém ela não leva nenhum jeito para ter relacionamento. Então, sua mãe promete que se ela não arrumar um acompanhante para o próximo evento, ela mesma irá colocar alguém para acompanhar a filha.

É aí que Stella tem a ideia de contratar, com antecedência, um acompanhante de luxo para ensina-la a como se portar ao lado de um parceiro, tanto na cama, quanto em encontros românticos.

Então nós conhecemos Michael, um homem lindo e encantador. Michael e sua família foram abandonados pelo pai, que os deixou da pior maneira possível. 

Michael não quer ser como o pai que abandonou a família e que carrega um crime nas costas, ele quer ser totalmente diferente disso.

Depois que seu pai abandonou sua família, sua mãe teve câncer e ele teve que abandonar o emprego dos sonhos para ajudar suas irmãs a cuidar dela, principalmente em despesas de hospital e da casa, já que seu pai havia deixado a conta da família zerada.

Ele se alterna entre trabalhar na loja de sua mãe como alfaiate e nas noites de sexta como acompanhante de luxo. Sua família não sabe disso e ele faz de tudo para esconder, pois sente vergonha de si mesmo, mas foi necessário para ele ajudar a família.

Quando ele é contratado mais uma vez e vai se encontrar com sua cliente, ele estava esperando uma mulher velha com desejo sexual em um cara mais novo e bonito, porém ali ele encontra alguém totalmente diferente. Sarah é bonita e tem um corpo escultural, então ele não faz a mínima ideia do que a levou a contrata-lo, até ir conhecendo mais a respeito dela e ter certeza que irá quebrar a sua regra: nunca sair mais de uma vez com a mesma cliente.

Eu confesso que, mesmo que tenha pensado que iria ser diferente, eu não consegui me conectar de forma alguma com Sarah.

As vezes acontecia algumas coisas e eu tentava relevar, mas outras foram tão desnecessárias que eu fiquei com vontade de entrar no livro e mandar ela calar a boca.

Um exemplo foi quando ela conheceu a família de Michael, e começou a julgar as formas que eles cozinhavam, a mãe dele estava dando o seu melhor, mas Sarah era muito insistente e continuava falando, até que tocou na ferida: o pai de Michael. E mesmo vendo que tinha algo de errado ela continuava apertando na mesma tecla, gente, que ranço dessa cena, sério.

Outra coisa que me irritou foi a falta de amor próprio, tanto de Michael, quanto de Sarah, ambos ficavam se diminuindo um por causa do outro achando que eles não eram para ficar juntos pois um era isso e o outro era aquilo, e um iria conhecer uma pessoa melhor e blá, blá, blá. Gente que coisa chata, mais amor próprio meu povo!!!

Eu adorei as irmãs de Michael, elas são bem divertidas (acho que são quatro ou cinco, perdi as contas, hahaha). Acho que os próximos livros irão contar a história de alguma delas (não tenho certeza) e eu me animei bastante!

A narrativa da autora não é parada, pelo contrário, é bem fluída e mesmo que eu tenha me irritado e não me conectado com a personagem, isso não atrapalhou em nada a minha leitura, pelo contrário, estava louca para saber como a história iria terminar.

O final foi me arrancando algumas lágrimas, gente, é impossível não suspirar pelo Michael, que homem!!!

A autora baseou-se em sua filha e nela mesma para escrever a história, o que me comoveu bastante. Já estou curiosa para ler suas próximas histórias!




16 comentários:

  1. Oi Ana,
    Fiquei muito empolgado para ler Os Números do Amor por retratar uma personagem portadora de Asperger, mas me desanimei quando vi sua classificação de 3 estrelas. Mesmo sendo clichê, eu adoro essas histórias onde se contrata um acompanhante de luxo e depois os dois se apaixonam. Geralmente, são histórias divertidas e apaixonantes. Apesar dos pontos negativos, acho que pode valer a leitura. Principalmente, pela autora ter se inspirado em sua filha para escrever a história. Você já leu Procura-se um Noivo, da Clara de Assis?? Muito bom!!
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André. Geralmente esse tema é bem divertido mesmo. Não conhecia, mas irei dar uma procurada!

      Excluir
  2. Amo esse tipo de leitura ja adicionei aqui na minha listinha!
    beijos
    www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, ótima dica de leitura, geralmente esses tipos de leitura nos engrandecem.

    ResponderExcluir
  4. nossa eu fiquei muito empolgada com a leitura, eu li um livro com uma personagem autista e fiquei muito encantada com a leitura, a persoangem era realmente muito cativante!
    Adorei a sua resenha, me deu uma animada! Vou colocar ele agora na minha TBR! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros com personagens autistas estão bem corriqueiros, acho muito bom essa diversificada. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  5. Oi
    Que dica legal 😊 eu não conhecia o trabalho da Helen Hoang. A história é bem interessante..

    ResponderExcluir
  6. Achei a história bem interessante, não conhecia a autora, mas a utilização de personagens meio que fora do padrão (embora ainda há os corpos esculturais) dão um toque a mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa diversificada de personagens é ótima para dar voz as pessoas e nos ajudar a entender mais a respeito de certos assuntos.

      Excluir
  7. Eduardo Moretti:

    Adoro livros com essa temática e com certeza será uma das minhas próximas leituras.Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  8. Ooi, tudo bem?
    Ao ler a sinopse eu me senti bem interessada pelo livro, mas sua opinião final mudou minha perceptiva hahaha Mas como o livro é baseado em fatos reais, talvez eu coloque na minha listinha do mês que vem... acho legal esse embasamento real sabe? principalmente por se tratar de uma doença que é pouco retratada nos livros.

    ResponderExcluir
  9. Me pareceu ser um ótimo livro pra ler a qualquer hora.
    Fiquei curiosa pra saber o que realmente acontece com Stella.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana.
    Nossa, a forma como você resumiu a história me fez ficar alvoroçado e com vontade de ler o livro. Me pareceu que eu iria me divertir muito já que a cada detalhe dado eu começava a rir aqui. No entanto, esses pontos negativos que você citou provavelmente vão me desanimar demais, principalmente essa coisa de falta de amor próprio dos protagonistas. Imaginei que mesmo em um tom mais de comédia romântica, o livro fosse ter uma parte mais de crítica social sobre pessoas com autismos e como se relacionam.
    Enfim, fiquei meio desanimado ao final, mas vejamos se os próximos me animam mais.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana.
    Quando li a sinopse do livro achei que essa seria uma leitura super bacana. Saber que o final te arrancou lágrimas também me atiçou a curiosidade. A única coisa que me deixou com um pé atrás foi esse comentário sobre a personalidade da Sarah! Não sei se estou com paciência para uma personagem assim!
    Vou ver se acho uma amostra do livro para testar antes de comprar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana!
    Eu não conhecia esse livro, mas gosto de histórias na qual o protagonista tem algum problema mental. Prefiro esses temas em tramas mais dramáticas, rsrs, mas se a história for boa, até num clichê pode funcionar.
    Que pena que a protagonista te irritou um pouco.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/07/resenha-simplesmente-acontece.html

    ResponderExcluir
  13. Ooi
    Não conhecia o livro mas fiquei muito desanimada com seu comentário sobre as cenas desnecessárias. Enquanto lia a premissa, gostei da história, mesmo clichê e estava curiosa para conhecer, mas se a história passa por muito "eu não te mereço" e cenas desnecessárias, acho que deixo a dica passar.

    Beijos

    ResponderExcluir