4 de ago. de 2019

Resenha: O Príncipe Atrasado - Cassia Leslie, Roberta Asse e Ricardo Dalai

Em O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas, o leitor conhecerá a história de um príncipe que, como diz o próprio título, estava no tempo errado. Você consegue imaginar como isso seria possível? Será que ele chegou atrasado a algum lugar? Ou será que seus pensamentos e ideias estavam um pouco ultrapassados? De qualquer modo, como todo e bom príncipe das histórias clássicas, este também estava atrás de sua princesa. Será que ele conseguiu encontrá-la? Ou será que ficou para titio? E como seria essa princesa? Muito rica? De um reino muito grande? Dona de muitas tiaras e diamantes? Pele alva como a neve? Cabelos loiros como o ouro ou negros como a noite?

Autores: Cássia Leslie, Roberta Asse e Ricardo Dalai
Editora: Madrepérola
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2018
Páginas: 64


O Príncipe Atrasado é uma paródia divertida que nos conta, em forma de peça teatral, a história de um príncipe que está anos atrasado para acordar sua princesa adormecida.

Após navegar, atravessar riachos, escalar, entre tantas outras coisas, o príncipe finalmente chega ao castelo em que o amor de sua vida repousa.

Após uma bruxa rancorosa lançar uma maldição, a princesa dorme profundamente, então o príncipe crê que um beijo de amor acordará sua amada, aquela com quem ele pretende casar-se e dividir seu reino.

Mas para a surpresa do príncipe, a princesa já está acordada. Ele acabou se atrasando em seu compromisso com aquela que ele jura amor, além disso, ele vê que a princesa é uma mulher empoderada, que comanda sua própria loja de moda. Mas o que mais o surpreende é que ela não está disposta a casar com ele apenas por causa de seu império, já que ela pode comandar sozinha o seu próprio reino.

Triste e desolado, o príncipe, aquele que vive com os costumes de séculos atrás, volta para seu castelo afim de encontrar uma outra princesa para dividir sua vida, mesmo restando-lhe poucas esperanças.

Mesmo que seja um livro infantil, O Príncipe Atrasado nos traz princesas empoderadas, que são firmes em seus pensamentos e que não precisam de maneira nenhuma de um homem ao seu lado para ajudá-las em alguma coisa. Temos princesas que sabem o que querem, e que para elas, casamento só se for por amor, pois a vida financeira delas já está mais que resolvida.

Gostei da forma que os autores abordaram isso, de uma forma leve e sutil, com cenas um tanto cômicas. Serve para levar um pensamento diferente daquele que a sociedade emprega para nossas crianças, para mostrar que hoje em dia, mulher não é dependente de homem nenhum, e que, na minha opinião, nunca deveria ter sido.

Mesmo sendo um livro apresentado em forma de peça teatral, eu não encontrei nenhuma dificuldade em realizar a leitura, pelo contrário, foi uma leitura bem divertida e prazerosa, além do final ter me agradado. O casal que é formado é totalmente fora do padrão em que estamos acostumados a ver em contos de fadas, nossa escolhida foge do estereótipo de princesinha.

As ilustrações só serviram para ajudar ainda mais na questão visual do livro e aguçar a imaginação do leitor, impossível não ficar imaginando as cenas que nos são apresentadas. A ilustradora Roberta Dasse fez um excelente trabalho.

Deixo aqui a dica de um livro infantil, mas que pode ser lido por todas as idades. Uma excelente leitura para fugirmos do padrão!


10 comentários:

  1. Ai, adorei essa dica! Eu ando precisando de uns livros mais leves e curtinhos, tô lendo muita coisa pesada. Amei a dica e com toda certeza eu preciso ler esse livro pra ontem! Fiquei curiosa pra saber sobre esse principe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou lendo muitos livros pesados ultimamente, foi bom dar essa diferenciada! 😄

      Excluir
  2. Que boa dica! Adorei... Sempre curto muito seus posts... Leitura prazerosa e organizada!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua dica!
    Preciso ler coisas mais leves estou lendo muito true crime ultimamente!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro, uma quebra dos eternos finais felizes e o melhor, com mulheres fortes.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,

    Não conhecia o livro, mas só sei que já quero. Amei o fato de brincar com essa história de que o príncipe precisa salvar a princesa e amei ainda mais o fato dela ser empoderada e dona de si. Com certeza é uma leitura que desejo realizar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amo livros infantis! Obrigada pela indicação! Já adicionei aqui na minha listinha para ler depois. Beijos

    ResponderExcluir