20 de ago. de 2019

Resenha: O Mistério do 5 Estrelas - Marcos Rey

Um homem é assassinado no apartamento 222 do Emperor Park Hotel. O único que viu o corpo foi Léo, o mensageiro. Mas ninguém acredita em suas histórias, a não ser seus amigos Gino, Ângela e Guima. Léo é apenas um garoto e seus inimigos são ricos e poderosos. sem ter provas nenhuma contra elas, acaba perdendo o emprego e sendo procurado pela polícia, achando que tem problema de cabeça. Quem conseguirá desvendar o mistério do cinco estrelas?

Autor: Marcos Rey
Editora: Global
Classificação: 4 de 5 estrelas
 Ano: 2005
Páginas: 125



O Mistério dos 5 Estrelas é um livro infanto-juvenil  que compõe a série Vaga-Lumes que fez muito sucesso entre os jovens com seus livros de suspense e romance.


Neste livro somos apresentados à Leo, ele trabalha no Emperor Park Hotel, um hotel 5 estrelas onde apenas pessoas com muito dinheiro frequenta. Ele trabalha no hotel como bellboy, ou mensageiro, quem arrumou esse emprego para ele foi Guima, um amigo de sua família.


Depois de ir ao quarto 222 para atender um chamado do Barão, um homem extremamente rico e caridoso, Leo vê um corpo debaixo da cama, além de ver o robe do Barão sujo de sangue.


Léo faz uma batalha mental entre contar para o gerente ou não, mas acaba confidenciando o ocorrido para Guima, já que ele tem total confiança no porteiro e amigo. Logo que Leo lhe conta o que aconteceu, Guima fala que o menino não viu direito e que o Barão não seria capaz de fazer tal coisa.


Decidindo por enquanto não contar para o gerente, ele começa uma investigação por conta própria, pensando aqui e lá, ele decide ir à lavanderia que é o local onde o Barão poderia esconder o corpo. E sim, ele acaba achando o corpo em uma porta que estava trancada, mas logo que ele vê o corpo, leva uma pancada e apaga. E claro, o corpo do homem falecido não se encontra mais naquele local depois que ele acorda.


Então, Leo decide que as coisas não podem continuar daquele jeito e vai relatar tudo ao gerente do local. Só que ele não sabia que seria incriminado pelo Barão por ter-lhe roubado o seu isqueiro, que é encontrado dentro do bolso de Leo.


Após isso, ele é demitido de seu trabalho e logo em seguida sai a notícia no jornal que um corpo foi encontrado no rio Tietê, então o menino corre para a delegacia e reconhece o corpo e diz que o Barão que matou aquela pessoa. O delegado não acredita nele, mas mesmo assim vai conversar com o Barão, que acaba lhe confessando que o menino roubou-lhe seu isqueiro e talvez alguns outros objetos do hotel.


Agora Leo está com a polícia na sua cola, com pessoas lhe vigiando tentando lhe matar e tem apenas Guima e seu primo Gino para ajudar-lhe a desmascarar toda a farsa do Barão.


Eu li esse livro há alguns anos e recordo-me que gostei bastante dele. Após participar de um amigo secreto (também há alguns anos) ganhei uma versão mais atual e bonita do livro. Claro que eu adorei o presente e estava louca para lê-lo logo. Então após participar de uma maratona literária, decidi colocar o livro em minha pilha, e fico muito feliz de tê-lo feito.


Marcos Rey deu um toque de suspense maravilhoso no livro, sua narrativa não é corrida, mas também não é devagar, tem os detalhes certos que faz o leitor imaginar cada cena do livro. Pelo livro ser fininho e a narrativa do autor ser fluída, é uma leitura para poucas horas.


O livro contém várias ilustrações, que ajudam na imaginação do leitor. A fonte é agradável e em um bom tamanho para a leitura. 


Quem não conhece ou nunca leu nenhum livro da série Vaga-Lume deixo a recomendação para fazê-lo, são grandes autores nacionais com histórias maravilhosas que merecem ser lidas. 


(Resenha escrita há alguns anos)


11 comentários:

  1. Instigante, adorei a resenha. Não conhecia esse livro da serie, mas conheço e já li alguns na infância da série vagalume e realmente merecem ser lidos. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série tem livros ótimos, esse é só mais um deles! 😄

      Excluir
  2. Olá,

    Nossa que nostalgia, eu li no ensino fundamental e amei muuito, o suspense é maravilhoso, foi um livro que ficou marcado na minha memória. Ótima resenha!

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  3. A série vagalume é clássica! Já li alguns livros, mas confesso que não conhecia esse. Parabéns pela resenha, adorei.

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Eu lembro que cheguei a ler esse livro a uns anos atrás, sua resenha me deu vontade de reler, amo essa história.
    Caio de Um Toque de Referência

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li essa série, mas meu pai vivia me falando que gostava dessa série vagalume. Também nunca soube do que se trata, parece bem legal :O

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  6. Super me interessei pelo livro, é bem o estilo que gosto! Ainda não tinha ouvido falar dele.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Já precisoooo!! Coloquei essa série na minha lista faz um tempão, mas ainda não comprei para ler. Ouço tanta gente falando bem... foi até bom ter lido sua resenha a respeito do livro "o mistério do 5 estrelas" para me lembrar dele e finalmente comprar.

    Beijos!

    ResponderExcluir