7 de ago. de 2019

Série: Chernobyl - 1ª temporada

Ucrânia, 1986. Uma explosão seguida de um incêndio na Usina Nuclear de Chernobyl dizima dezenas de pessoas e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamenta o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.

Gênero: Drama/documentário
Duração: Máx. 1h e 10 min cada episódio
Ano: 2019
Nº de episódios: 5
Classificação: 5 de 5 estrelas



Se não todos, a maioria de nós já conhecemos o grande desastre nuclear que aconteceu na cidade de Chernobyl em 1986, um desastre que levou milhares de vidas e ainda deixou outras com câncer.



Nesse ano foi ao ar a primeira temporada de uma minissérie produzida pela HBO, essa série conta com apenas 5 episódios, mas são episódios que nos mostram a realidade nua e crua do que aconteceu naquele lugar.


Sempre quando eu lia a respeito do que aconteceu lá, eu ficava chocada, mas ver tudo aquilo me deixou com muita raiva, um ódio enorme de todos aqueles que estavam envolvidos.

Resumidamente, um reator nuclear explodiu por corte de luz e incompetência. A usina iria funcionar naquela noite com menos da metade da energia que era necessário, mesmo sabendo que poderia trazer alguns riscos, eles decidiram colocar a mão no fogo, só que literalmente.

A energia foi reduzida, porém o resultado não foi o que era esperado. Mesmo com o aviso dos operadores que estavam presente na noite do desastre, o chefe ainda ditava tudo aquilo que era contrário ao que deveria ser feito, mas eles nada poderiam fazer além de acatar ordens.

A temperatura do núcleo do reator aumenta, sendo assim, começa a produção de vapor,  não há produção de água para o devido esfriamento, então vem a grande explosão que libera grafite livremente pelo ar.

A radiação está correndo por Chernobyl a partir daquele momento, é questão de tempo até atingir outros lugares, até a água iria ser comprometida por aquela explosão.

Mesmo medindo a radiação e falando que estava mais alta que o normal, eles não estavam ligando e tratavam a explosão como algo pequeno e pouco danoso a população, uma coisa que iria ser resolvida em pouco tempo. Mas graças a Deus chegou a pessoa certa que bateu o pé dizendo que o grafite que estava exposto no telhado iria matar milhares de pessoas, era esperado até que a radiação chegasse em outras cidades se aquilo não fosse contido a tempo.

É então que começam a se movimentar para tentar conter que aquilo se espalhe. Nisso várias pessoas tiveram que ajudar, os que não morreram, contraíram um câncer que iria matando eles lentamente.

O cenário da série é incrível, fez jus ao que aconteceu na época, não pouparam de nos mostrar os mínimos detalhes. As cenas que mais me causaram tristeza foram as que se passam no hospital, muitas pessoas que estavam presente na usina, como operadores ou bombeiros, já estavam morrendo, com a pele e a saúde em estado crítico.

Além disso, a cidade teve que ser evacuada, todos que tiveram que largar suas casas, abandonar tudo aquilo que haviam construído por culpa de alguns, eu não quero nem imaginar o que essas pessoas passaram. Até os animais tiveram que ser abandonados e sacrificados.

A série retrata tudo aquilo que aconteceu nos mínimos detalhes, então podemos ter conhecimento do que realmente ocorreu dentro da usina naquela noite e os erros humanos que cometeram, com certeza as 5 estrelas são mais do que merecidas. Mesmo com todo o sucesso da série, não haverá uma segunda temporada, eu gostei bastante, já que achei que tudo terminou muito bem ali.

Não citei os nomes dos personagens que estão presentes na série pois não sei se esses são realmente os nomes das pessoas que estiveram presente no desastre. Décadas depois desse incidente, Chernobyl ainda continua inabitável e será assim por muitos anos.

Uma série super recomendada para quem tem interesse em saber mais a respeito do desastre e ver com seus próprios olhos o que aconteceu em Chernobyl.






18 comentários:

  1. mt boa indicação, a serie é mesmo maravilhosa, o tema é pesado pois sabemos ser real, mas é msm td super bem feito

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir essa série e fiquei simplesmente Encantada. É muito bom a gente saber o que houve realmente nos Bastidores o quanto o orgulho do homem pode ser prejudicial a humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curioso para assistir, pois é um tipo de série que me chama muito minha atenção.

    ResponderExcluir
  4. Eu ADOREI a série. Eu me lembro do impacto mundial que o acidente causou, bem como o nosso acidente nacional com material radioativo em Goiânia.Agora quero ler os livros da Svetlana sobre as mulheres afetadas por Chernobyl

    ResponderExcluir
  5. Essa é a série que eu mais estou querendo assistir, talvez começe ela hoje!

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante o fato desse grande desastre nuclear, ser contado de forma nua e crua nessa série produzida pela HBO. Acredito que as informaçãos super importantes que apresentou aqui, tornaram-se essencias para o post informarivo e que eu gostei muito de ficar sabendo a respeito de tudo o que contou. Eu sabia do desastre nuclear, mas não sabia que tinha uma série que contada sobre o que se passou no lugar do ocorrido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série foi lançada esse ano, vale a pena assisti-la para termos uma noção maior do que realmente aconteceu!

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Gosto muito das séries do HBO principalmente pela qualidade das produções. Exemplo disso é Game of thrones. Não tive oportunidade de assistir ainda mas séries que trazem períodos históricos marcantes sempre me chamam atenção. Principalmente quando se trata de guerras, nazismo, etc. Imagino o quanto os cenários devem ser incríveis. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não assisti GOT, na verdade a história não me atrai tanto, mas concordo com você, realmente a HBO nos traz séries incríveis!

      Excluir
  8. Olá, achei bem interessante a indicação dessa série e já quero assistir também. É sempre bom a gente refletir através dessas séries baseadas em fatos reais o que se passou longe dos nossos olhos e que muitas das vezes nos servem de lições ou alertas. Bjusss e um bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. Está todo mundo falando dessa série, parece muito boa até para conscientização. Lembro na época que houve o desastre de Fukushima no Japão (outro problema em usina nuclear), eu vi uma reportagem falando como o Brasil não conseguiria lidar com uma crise dessas caso acontecesse por aqui (também temos usinas nucleares).

    Gostei da recomendação. Queria que existissem mais séries de apenas uma temporada porque a falta de tempo me atrapalha a acompanhar tantas longas kkk


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro essas séries mais curtinhas, tô correndo de séries longas.
      Realmente o Brasil não teria estrutura para um desastre do tipo, me arrepio só em pensar...

      Excluir
  10. Eu já vi alguns documentários, mas não sabia sobre essa série ainda, fiquei bem curiosa e já vou colocar na minha lista para poder ver em breve. Gostei de saber como foi a sua experiência com a série.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Estou para começar essa série de tanto que falam bem dela. Chernobyl para mim era apenas uma história muito distante de mim e para dizer a verdade nunca me aprofundei no assunto, mas a série tem me chamado a atenção e vendo pela sua resenha vou precisar de estômago para conseguir. Adorei a dica e vou usá-la em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu comecei a assistir, mas ainda não terminei a temporada. Boa parte dos personagens realmente existiram e se não me engano os nome são os mesmos, mas alguns foram inventados ou são a junção de mais dd uma pessoa da época.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Oiii tudo bem???

    Estou ensaiando pra começar a assistir essa serie. Nao é a primeira vez que ouço falarem bem.
    Adorei poder conferir a sua opinião e quero ver o mais breve possivel. Fiquei imaginando vc escrevendo o nome dos personagens, te entendo pq nao colocou.
    Adorei o post
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir