31 de jul. de 2019

Resenha: A Lenda de Grins - Bi Aguiart

Imagine se os maiores deuses brasileiros tivessem uma filha? Pois eles têm, e ela gosta de sorvete! Grins, é a filha única de Angra e Guaraci. Seus pais eram divindades para as antigas tribos indígenas brasileiras. Porém, com o passar do tempo, eles foram sendo esquecidos, e por conta disso adoeceram muito. A única maneira de salvá-los do esquecimento é sua filha viajar até aqueles tempos e se tornar uma lenda, assim como eles foram um dia!

Autora: Bi Aguiart
Editora: Madrepérola
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2018
Páginas: 112


A Lenda de Grins é um livro em quadrinhos que tem como tema principal o folclore brasileiro.

Grins é filha de Angra, a Deusa do Fogo e Guaraci, o Deus do Sol. Todos eles vivem na Dimensão 00, um lugar reservado para todas as lendas. Os pais dela já foram muito conhecidos, porém hoje em dia estão esquecidos, sendo assim eles foram adoecendo e isso pode acabar fazendo com que eles não existam mais.

Grins tem uma ideia para ajudar seus pais, ela irá se inscrever em um projeto que a mandará para a Terra, se ela virar uma lenda, assim como seus pais foram um dia, ela poderá compartilhar o seu brilho com eles, para que nada de ruim aconteça.

Sendo assim, ela é mandada para a Terra e só poderá voltar para sua dimensão quando estiver com energia o suficiente. 

Em sua passagem para a Dimensão 88 ela acaba caindo em um colégio, lá ela conhece Júlia. De início ela acha super estranha aquela pessoa que ela está vendo, e para piorar, ela é a única pessoa que consegue ver Grins.

Ali elas criam uma grande amizade, Grins irá ajudar Júlia com seus conflitos e preconceitos internos e Júlia tentará ajudar Grins a se tornar uma lenda.

Essa foi minha primeira experiência com histórias em quadrinhos, eu tinha um receio enorme de não conseguir me adaptar com histórias narradas nesse estilo. Ao contrário do que eu pensei, foi uma leitura super fluída e prazerosa.

Grins é uma personagem extremamente fofa, impossível não se encantar com o seu jeitinho de acreditar em tudo e estar sempre tentando fazer as pessoas sentirem-se melhor. Júlia não tem uma das mãos e seu sonho é entrar para uma banda, mas só por os outros não acharem ela capaz por conta de sua pequena deficiência, ela cria o pensamento de acreditar totalmente naquilo que dizem.

Esse foi um dos temas que eu achei importante ser abordado no livro, já que é um infanto juvenil, a autora conseguiu abordar de uma maneira mais leve sobre esse pensamento que as pessoas criam por não se acharem capaz e também sobre essa questão da sociedade julgar as pessoas por conta da deficiência. 

As ilustrações são maravilhosas, a própria autora que as fez e eu achei uma mais linda que a outra, impossível passar as páginas e não ficar reparando cada mínimo detalhe.

Essa capa também é lindíssima, todo o aspecto visual do livro é maravilhoso. Com certeza será um dos livros mais bonitos de minha estante. O livro também conta com uns extras no final, o que torna tudo mais bonito ainda.

Em suma, essa é uma história em quadrinhos divertida e com temas super importantes, além de ser possível de realizar a leitura em pouco tempo.



24 comentários:

  1. Estupendo post ! Espero verte pronto por mi blog! Feliz día! ♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. É um livro infanto juvenil com um bom tema, e ainda divertido, muito bom ver autores se preocupando em levar aos menores boas leituras.
    E claro o livro deve ser uma graça falando em diagramação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a diagramação do livro é a coisa mais fofa!

      Excluir
  3. Oi, Ana!
    Achei a capa bem legal.
    Embora não tenha o costume de ler quadrinhos, achei a premissa bem interessante. Parece abordar assuntos interessantes de forma divertida.

    Beijos
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tenho, A Lenda de Grins foi uma exceção totalmente positiva!

      Excluir
  4. Oi Ana.
    Minha nossa, eu fiquei encantado com a história desse livro. A gente está acostumado a ver muitas histórias assim escritas por autores internacionais, e sempre achei que faltassem boas histórias sobre o nosso folclore.
    Fico feliz em saber que o livro agradou, e digo que vai entrar de imediato na minha lista de desejados. Só uma dúvida, o livro é todo em quadrinhos, ou uma história com várias ilustrações?
    Adorei a dica, vou com certeza pesquisar mais sobre o livro e a autora.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O livro é totalmente em quadrinhos. Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  5. Que legal ver o nosso folclore sendo representado com tanto talento! Adorei a ideia da autora e fiquei curiosa para ver as ilustrações :D
    (http://livrosdagabi.com)

    ResponderExcluir
  6. Já desejo ler essa obra, pois curto histórias do nosso folclore que é riquíssimo em lendas e tradições. Essa obra deve ser incrível!!!

    ResponderExcluir
  7. Já fiquei aqui imaginando, como seria se a maiores dos deuses brasileiros tivessem uma filha. Ótima que nessa história já tenha uma. Fiquei curiosa para conhecer mais da Grins. Adorei que é uma história em quadrinhos, que traz temas super importantes. Gostei muito de conhecer!

    ResponderExcluir
  8. Que capa incrível!
    A personagem parece ser muito fofa e achei a história bem interessante com temas importante e muito envolvente.
    Eu adoro quadrinhos e que bom que você gostou desse. Vou levar essa dica!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Amei a ideia! Uma HQ com folclore brasileiro, já despertou meu interesse.
    Dica anotada, obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Ah, que indicação mais amorzinho. Gosto muito de livros assim diferentes principalmente quando nos tiram da zona de conforto. Não tinha muito costume de ler quadrinhos ou HQs mas esse ano recebi algumas e simplesmente AMEI. O trabalho dos ilustradores é fantástico. Além é claro das histórias. Concordo com você será um dos mais bonitos da estante. Com certeza vou procurar para ler. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Que maravilhoso! Eu adoro quadrinhos e também gosto das lendas do nosso folclóre, apesar de não ser algo devidamente valorizado. Vou procurar essa HQ para comprar. Amei os traços da capa. Só senti falta de mais imagens.

    Obrigado pela dica! Beijos


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  12. Gente, adorei e não conhecia! Nunca vi nada sobre a obra, mas adoro lendas! Nos remetem a culturas e crenças diferentes da nossa e penso que sempre nos trazem algum tipo de ensinamento. Parabéns pela sua desenvoltura por aqui! Sua resenha está muito boa! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem? Nossa eu adorei a premissa do livro! Não conhecia mas fiquei bem tentada a ler e com certeza vou adicionar a minha lista.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Acho dá ora quando o autor consegue também ter o dom da ilustração. Porque sai diretamente da mente dele, para nossas mãos. Isso é fantástico!!
    Eu gosto de algumas aventuras infanto-juvenis. Me divertem demais. Me fazem bem. E como fã da escrita e dos "filhos" do Rick Riodan, acredito que possa gostar bastante dessa história com deuses brasileiros. Fora que adoro HQ.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  15. Adorei a premissa e acho que seria um presente maravilhoso em aniversários infantis pela frente. Senti falta de fotos do projeto gráfico do livro, só pra fomentar ainda mais minha vontade de ter um exemplar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer sua dica. Ainda não tinha visto nada sobre o livro, mas parece ser uma obra gostosa de realizar.
    Gosto muito de lendas, então acredito que ficaria encantada ao realizar a leitura
    Vou anotar sua dica e espero em breve ter a oportunidade de ler
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi! Ah, que lindo! Eu gosto demais de hq e gosto mais ainda de autores que exploram nossas lendas e nosso folclore e criam histórias tão bacanas! Eu não conhecia e adorei! A arte parece estar linda! Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá Ana, eu não conhecia essa HQ, mas já fiquei mega curiosa para lê-la também só por nosso folclore <3 Pelos seus comentários o enredo parece estar bem fofo e com mensagens bem bacanas *-*

    ResponderExcluir
  19. Olá Ana!!!
    Eu achei a HQ muito fofa, apesar de não conhecê-la e nem a autora.
    Achei muito bacana que a autora em vez de trabalhar mitos de fora trouxe as nossas lendas para dentro e criou uma história que valoriza nosso país.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ooi,
    Apesar de não ser muito fã de HQ's eu amei a temática do livro! Acho super importante explorar nosso folclore e fiquei curiosa para conhecer a história! Não conhecia mas adorei a dica!

    Beijos

    ResponderExcluir