22 de jul. de 2019

Resenha: Feitos de Sol - Vinícius Grossos

E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?
Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.
Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.
Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 304




Feitos de Sol irá nos apresentar a história de Vicente e Cícero.

Ambos são dois adolescentes de 15 anos, Cícero tem uma relação super saudável e amigável com sua mãe, eles confiam um no outro e são melhores amigos. 

Além disso, ele tem uma amizade colorida com Karol, mas não passa disso. Eles prezam bastante pela amizade deles, mas não querem ter nenhum tipo de relacionamento a mais.

Já Vicente tem uma família muito turbulenta, seu pai e sua mãe são religiosos e super rígidos com ele. Por causa da religião, eles não aceitam as escolhas de seu filho.

O caminho de ambos se cruzam, em um lugar chamado Taverna do Dragão, um local gamer em que os dois são frequentadores assíduos. Nessa noite iria sair a edição número 35, a última edição  de "Under Hero" uma história em quadrinhos.

O problema é que eles encontram um aviso lá dizendo que a Taverna do Dragão fechou por falta de recursos, o local já não estava dando dinheiro o suficiente para o estabelecimento continuar aberto.

Os dois ficam desolados, ali é o único local em toda a cidade que iria vender essa última edição, e como bons fãs, eles necessitam de saber como a história irá terminar.

Apesar disso, ambos se juntam em uma missão para descobrir alguma forma de adquirir o tão desejado exemplar, e dali surge uma amizade muito improvável, uma amizade que fará eles se descobrirem juntos.

Esse não é meu primeiro contato com o Vinícius Grossos, ele está entre os três autores de um livro muito lindo que eu tenho em minha estante, O verão em que tudo mudou, e eu adorei a história do autor naquele livro. Logo em seguida tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente na Bienal do Livro que aconteceu aqui no Rio em 2017, o que só me deixou mais curiosa ainda para ler mais livros do autor.

Quando fiquei sabendo do lançamento de Feitos de Sol, eu não hesitei e solicitei o meu exemplar. Contudo, tenho que confessar que nunca li um livro onde os personagens principais eram gays, então fiquei com certo receio a respeito da leitura, mas mesmo assim mergulhei de cabeça na história.

Feitos de Sol é um livro cheio de amor e dor. Em certas partes do livro eu fiquei tão angustiada, não aceito de nenhuma forma um pai "torturar" um filho por sua escolha sexual, e o pior, a própria mãe vendo o que acontecia e não fazia nada para ajudar.

O que acontecia com Vicente dentro de seu próprio lar dilacerou meu coração e deixou ele quebrado em várias partes. Eu ficava com vontade de entrar dentro do livro e dar um abraço nele e dizer-lhe que tudo iria ficar bem.

Vicente e Cícero ajudaram um ao outro nesta fase, Cícero nunca havia sentido atração por um homem, mas isso mudou quando ele viu Vicente, então era aquela a fase para ele se descobrir e saber se era realmente aquilo que ele queria.

Vicente foi paciente o tempo todo, um amor, em todos os momentos aconselhava Cícero a respeito disso. Por outro lado, essa atração que Vicente sentia por Cícero também ajudou ele a ser forte e erguer a cabeça para suas escolhas.

Feitos de Sol é aquele livro que na mesma intensidade que ele irá dilacerar seu coração, ele irá reconstruir e trazer um pouquinho de amor do Vicente e Cícero. 

Além deles, também temos a presença de muitos personagens que fazem a diferença no livro. Um exemplo é a vó de Vicente, que apoia o garoto em todos os sentidos e está sempre tentando lhe ajudar. Temos também a mãe de Cícero, que o criou sozinho e sempre deu tudo de melhor para ele, mas que quando descobre a sexualidade de seu filho, acha que a culpa foi inteiramente dela. Karol, a melhor amiga de Cícero, foi a peça chave, além de dar vários conselhos para os dois, ela também super diverte o leitor em suas aparições, foi minha personagem favorita em todo o livro, acabei me indentificando bastante com ela.

A narrativa do Vinícius Grossos é super fluída, comecei a leitura do livro e quando fui ver já estava nas últimas páginas, me despedindo dos personagens e com uma lição de vida que irei levar para sempre.

A edição é lindíssima, essa capa super combina com uma cena que temos no livro, além desse tom alaranjado ser maravilhoso. A diagramação está super caprichada, o que ajuda ainda mais na leitura do livro.

Fica aqui a dica de um livro que dilacera seu coração, mas que também traz muito aprendizado e nos mostra a realidade que muitas pessoas vivem, apenas por escolherem uma opção sexual diferente da nossa.

Detalhe: o livro é narrado em 1999, só no primeiro e último capítulo que temos um salto atemporal para o ano de 2019. Se hoje em dia já convivemos com o preconceito de uma forma absurda, imaginem há 30 anos atrás.





21 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Apesar do Vini ser uma das pessoas pelas quais eu mais tenho carinho nessa vida - como pessoa mesmo -, nunca li nada dele, acredita? Então não sei como ele se sai como autor, mas tenho quase certeza de que é incrível também. Estou louca para ler esse lançamento dele, comprei na pré-venda e estou esperando chegar, hehe. Adorei tua resenha!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Vini é uma pessoa muito querida, espero que você tenha a oportunidade de ler seus livros!

      Excluir
  2. Quando vi esse livro fiquei louca para ler a obra, mas acabei pensando que este não seria um momento certo para eu entrar em uma história cheia de drama e um relacionamento familiar conturbado. Achei incrível a forma como o autor conduziu a trama em 1999 mas também fazendo comparação ao preconceito no século XXI. Outro ponto que me cativou esta mistura de realidade com ficção em relação ao receio da virada do ano o mundo iria acabar. Enfim, tudo nessa trama me chamou a atenção e me despertou interesse pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bom ler o livro no seu momento, espero que você goste da leitura!

      Excluir
  3. Já percebi que este autor sabe trabalhar bem com as emoções e o amor entre os personagens até pelos outros livros dele. Acho isso lindo, não pensei que este livro falasse o que a sinopse falou, mas me pego pensando sobre a amizade entre os personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vinícius realmente é ótimo construído seus personagens e as emoções deles!

      Excluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Esse tipo de obra realmente mexe muito com a gente, não tem como não se emocionar e nao sentir pelos personagens ainda mais quando se trata de um assunto tão sério como esse, a julgar pela capa, nem imaginava que esse seria o teor da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar de ser linda, a capa nos diz pouco a respeito da história. Mas ela retrata um momento entre nossos dois personagens!

      Excluir
  5. Esse livro parece estar bem emocionante e repleto de surpresas, com uma premissa polêmica, mas que está em nossa realidade. Confesso que fiquei interessado na história. Excelente dica que já está anotada.

    ResponderExcluir
  6. Tenho lido críticas maravilhosas a esta história, e estou louca para conhecê-la, até lá estou preparando meu coração para essa narrativa que me parece ser extremamente comovente e que difere de tudo que li até hoje dentro do nicho lgbtqa+. Imagino o quão difícil não deve ser a trajetória desses meninos, ainda mais quando se leva em conta a época em que ela se passa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem Ana?
    Parabéns pela resenha, ficou excelente. Eu acho essas edições da Faro lindas e essa de "Feitos de sol" não ficou diferente, pois ficou muito bonita. Esse livro parece ser super envolvente e emocionante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi, estou com meu exemplar aqui e logo vou começar a leitura. Já vou preparar meu psicológico para uma história tocante. Achei super legal a forma como eles se conhecem e a ambientação em 1999.

    ResponderExcluir
  9. Desconhecia o autor e o livro, interessante ele usar o final dos anos 90, ao mesmo tempo que parece um pouco distante (20 anos), fica claro como o ser humano demora para evoluir nos seus conceitos.

    ResponderExcluir
  10. Já percebi que essa história não dá pra mim, porque eu me derreto todinha. Eu não gosto de histórias que mexem tanto com meu emocional. Parece bobeira, né? Mas, não dou conta.
    Porém, por sua resenha deu pra perceber que o livro é bem especial. E 4 estrelas é mais do que motivo pra qualquer um arriscar e colocá-lo na TBR da vida.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  11. A historia é muito linda, mas não é pra mim. Eu odeio chorar e você já me faz chorar com a resenha. Mas a sua resenha me fez parar para pensar sobre o que eu faria se estivesse no lugar dos personagens.

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana!!!
    Essa é a primeira vez que ouço falar do autor e através de um livro que parece super gostoso e lindo de se ler. Já li outros livros com a temática LGBT e sempre me apaixono mais pela história dos personagens de uma forma que não sei explicar.
    O preconceito é uma pena ser do jeito que é em nossos tempos, ainda temos muito a evoluir e espero que não demore mais 30 anos para isso.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Aí meu Deus eu tô louca pra ler esse livro! Ele ainda não chegou aqui onde eu moro, mas tô louca vendo tantos comentários positivos sobre ele e o Vini é uma ótima pessoa! A gente se conheceu no meio literário e nos tornamos amigos, ele é um amor! Tô doida pra ler esse livro dele!! Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  14. Que livro mais reflexivo. Confesso que tenho muitas coisas que gostaria de lembrar caso mundo acabasse, porém escolher uma no momento é bem complicado. Só sei que seria algo envolvendo meus filhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Eu amei tanto esse livro, nossa achei sofrido, lindo, delicado e muito humano! Me apaixonei real ♥
    Sua resenha está perfeita!

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas sempre ouvi muitos elogios. Esse livro eu ainda não conhecia, mas parece ser uma leitura intensa e, ao mesmo tempo, sensível. Eu só não sei se leria, porque parece ser um livro que vai partir meu coração em alguns momentos e ando procurando leituras mais leves.
    No entanto, adorei sua resenha e vou anotar a dica para outro momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Acho que eu iria tentar aproveitar ao máximo o último dia de vida, com as pessoas que amo e fazendo o que gosto. Fiquei curioso para ler o livro.

    ResponderExcluir