5 de fev. de 2019

Resenha: 597 Cartas de Amor - Merari Tavares


Quando retornou das férias de final de julho, Kamila Bertolini não imaginava a confusão em que estava prestes a se meter. Entre convivência e namoro, ela e Leonardo Fernandes já estavam juntos havia mais de cinco anos, e até faziam planos para se casar. Porém, quando ela conhece Gustavo Mattos, um jovem um ano mais novo (17 anos de idade), durante o trajeto para o curso e se tornam grandes amigos, o seu namoro é colocado em risco. O que fazer quando seu melhor amigo parece se tornar mais interessante que seu namorado? 
Gustavo não medirá esforços para conquistar seu coração, mesmo sabendo que ela namora há anos e tenha levado um xeque-mate ao saber que não teria nenhuma chance com ela. 
Robusto, cabelos castanhos, corpo atlético e aquela barba por fazer – que fazia Mila suspirar – esse é o Gustavo. Calmo, tranquilo, alto, magro e tímido... Ah! Esse é o Léo, o garoto que conquistou o coração de Mila aos 14 anos de idade, mas que agora está prestes a perdê-la para um novo grande amigo. Ela que tem um coração enooorme, escritora apaixonada que tem uma alegria contagiante e mil histórias para contar, cheia de carinho e atenção com qualquer pessoa; que é romântica, cheia de sonhos, sonha com o príncipe encantado e tem uma inspiração que faz virar história ou livro tudo o que vê... Essa só podia ser a autêntica protagonista da história: Mila Bertolini. 
597 Cartas de Amor, amar e recomeçar... Vale a pena tentar?



Autor: Merari Tavares
Editora: Scortecci
Classificação: 2 de 5 estrelas
Ano: 2016
Páginas: 200




Leonardo sempre fora apaixonado por Kamila, ambos frequentavam a mesma igreja e Leo afirma que quando bateu os olhos em Mila, se apaixonou por ela.

Mila também sentia uma quedinha por ele, então quando uma amiga em comum deles disse-lhe que Leo estava gostando dela, sua reação foi super positiva.

Então Mila e Leo começaram a trocar cartas de amor, até começarem a namorar, eles tinham planos para o futuro e o namoro era bem rígido. Eles namoravam na casa dela com a presença dos pais, típico namoro antigo.

Nós acompanhamos o passar dos anos e como o namoro deles vão evoluindo, a mudança de personalidade, a mudança um com o outro, tudo isso é notório durante a leitura.

Mas tudo muda depois que Mila conhece Gustavo, ela acaba gostando dele quando o vê num ponto de ônibus e para a surpresa dela, eles estão estudando na mesma sala.

Visivelmente, Gustavo acaba se apaixonando por Mila, mas ela afirma que não quer nada além de amizade com ele. Porém o seu noivado com Léo não está indo a mil maravilhas e tudo que ela sonhou em ter um dia com Léo vai por água abaixo.

Eu solicitei este livro pois sempre lia alguns comentários positivos a respeito da autora, então decidi me aventurar na história dela e recebi esse livro em parceria com a Scortecci.

Infelizmente o livro e sua história não atenderam minhas expectativas e não conseguiu me prender de forma alguma. Portanto que eu demorei meses para ler o livro...

É notório que o casal é bem adolescente e imaturo, então algumas partes ficavam bem chatas e eu acabava largando o livro. Mila sempre se disse apaixonada por Léo, mas por alguns erros dele acabou ficando dividida entre ele e Gustavo e eu odiei isso.

Não gostei nem um pouco de Gustavo, aos poucos ele foi se revelando e tornou-se um personagem bem possessivo e obsessivo, isso me deu muita raiva dele.

Mila desde os primeiros momentos se mostrou uma personagem muito indecisa e Léo com o passar do tempo se mostrou muito desinteressado de tudo, o que me fez perder o interesse em saber mais a respeito do casal também.

Se teve algo que me agradou no livro? Teve sim, o final. Não é um final clichê e não tem um felizes para sempre, serviu para mostrar que nem sempre a vida acontece da forma que nós queremos e que nem sempre teremos a pessoa que amamos ao nosso lado, as vezes simplesmente não é para elas pertence-las à nós.

Em um todo, ainda quero ler outro livro da autora mais recente para ver se a narrativa dela tenha evoluído e se a próxima história irá me agradar, mesmo que a primeira experiência não tenha sido tão boa...


11 comentários:

  1. Oie, nota-se que eles seja bem imaturos, particularmente esse tipo de história não me agrada, me dá agonia quando o casal é assim..
    Ela indecisa e ele desinteressado? Nossa, como assim? Até eu iria perder o interesse pela leitura..
    Uma pena que só o final agradou mesmo

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro de ter ligo algo sobre esse livro anteriormente, mas só de saber que os personagens não colaboram e que o enredo vai enveredando pra rumos que não agradam ao leitor já me fez torcer o nariz e não cogitar essa obra como uma futura leitura. Mais sorte nas próximas leituras!

    ResponderExcluir
  3. Que complicado a leitura não ser tao boa assim. Só pela sua resenha eu já senti raiva desse mocinho com esse comportamento absurdamente obsessivo, que horror! Enfim, obrigada pela opinião sincera, passo a dica.

    ResponderExcluir
  4. Que pena que o casal não te envolveu e pelo que senti da resenha, não me envolveria também. Ainda não tinha ouvido falar do livor, mas espero conhecer a escrita da autora por outra historia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil levar uma leitura que não nos ajuda muito!
    Uma história tão imatura não me interessa em nada, mas que bom que foi recompensada pelo final.
    Boa sorte na próxima história.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Os personagens são o tipo que tenho evitado na leitura. O romance não me chamou muito atenção, então certamente não apostaria nesse enredo.
    Gostei de saber mais da história através das suas considerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha ficado interessada pelo título e sinopse do livro, mas lendo sua resenha percebi que definitivamente não é uma história que me agradaria. Detesto personagens imaturos. E parece que nenhum personagem salva este livro. Uma mocinha indecisa, um outro que não se interessa e o tal Gustavo que é obsessivo. Difícil apreciar uma leitura assim. Com certeza passarei longe!rsrs

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    Confesso que não conhecia o livro e nem seu autor. A capa realmente atrai, porem, não curti muito o que você disse e realmente acredito que não me engajaria nesse historia também. Uma pena sem dúvidas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Uma penas o livro e a história não terem te agradado, pela premissa parecia ser uma daqueles romances clichês bem gostosinhos.
    Também não tenho muita paciência para personagens imaturos que ficam enrolando muito em suas decisões.
    Ainda bem que pelo menos o final te agradou, espero que goste mais do próximo livro que ler desta autora.
    Abraços

    FLeituras

    ResponderExcluir
  10. Odeio personagens possessivos e já sei que não vou gostar do Gustavo. Pelo menos, o final te agradou.
    Eu acho que o conteúdo geral do livro não vai me agradar. Então, vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!!!
    Uma penas o livro não ter sido do seu agrado e os personagens decepcionarem tanto ao longo da leitura.
    Eu não fui ganha pelo livro logo na sinopse, então é um livro que passaria.
    Sei como é passar por um livro e apenas seu final funcionar, mas ao menos para isso serviu.
    Parabéns pela sinceridade!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir