Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém
que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para
Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland,
Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas
cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta
desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta
sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro
amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de
seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com
ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a
si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e
incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em
frente e descobrir seu próprio caminho.
Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2014
Páginas: 319 (PDF)
Laurel se sente culpada por tudo que aconteceu na noite em que sua irmã morreu e se recusa a contar para as pessoas o que aconteceu naquela noite. Totalmente fechada, ela se recusa a se soltar para o mundo.
É aí que sua professora de inglês passa uma tarefa: todos deverão escrever uma carta para uma pessoa que já morreu. Laurel escreve não só uma carta, mas várias, para Kurt Cobain, Amy Winehouse, Janis Joplin, Amanda Earhart, Judy Garland, Elizabeth Bishop, River Phoenix, entre outros. Em cada uma dessas cartas ela vai se soltando, desabafando e contando mais sobre sua história, a de seus pais e de sua irmã. E também de suas novas amigas, Natalie e Hannah, ambas se conhecem no "intervalo" e começam uma grande amizade, porém assim como para todas as outras pessoas, Laurel não teve coragem de contar para as suas amigas.
Ela estudava no Sadia, onde sua irmã, melhor amiga e inspiração também estudava, mas depois da morte de May e todos aqueles rostos conhecidos e apáticos, ela decidiu se mudar. Sky sempre notou Laurel e já foi muito amigo de sua irmã, May, mas depois de ser expulso do Sadia, ele vai pra mesma escola que Laurel, logo que ambos se veem, bate a atração, e aos poucos ambos começam um romance.
Sky é um refúgio para Laurel, já que é seu primeiro namorado, mas ela tem medo de contar tudo que aconteceu naquela noite para ele e ele largar ela, e aos poucos isso vai criando uma atmosfera estranha entre os dois, que no desenrolar do livro vai se dissolvendo.
Custou para Laurel contar tudo que aconteceu com sua irmã, eu cheguei a imaginar várias coisas ruins, já que ela se culpava tanto pela morte da irmã, mas acabou que quando ela revelou, eu achei que ela não tinha culpa nenhuma. Apesar de Laurel viver em um casulo próprio e isso várias vezes ter me irritado um pouquinho, eu gostei bastante da personagem.
O livro é narrado por cartas escritas por Laurel, a maioria das cartas são curtinhas, o que facilita a leitura e não a torna cansativa, Ava soube trabalhar bem nessa questão. Não gostei muito da capa do livro, mas a achei bem haver com a história, acho que se tirassem aquela menina sentada ali ficaria mais bonita, porém não faria tão sentido.
Li muitas resenhas mega positivas a respeito do livro, que choraram e tudo mais, porém não vi motivo para derramar lágrimas (pelo menos eu) e não me emocionei com o livro, achei a história muito boa e só, me decepcionei um pouco nesta parte.
Em suma, Carta de Amor aos Mortos nos traz um grande aprendizado e nos ensina bastante sobre a vida. Recomendado!
"As folhas à noite, refletindo as luzes brancas. E cada pequena estrela que brilha mais quente do que imaginamos." (Pag. 126)
"- Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Por que quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo." (Pág. 146)
"Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos." (Pág. 185)
Quero ler muito esse livro ta na minha lista a um bom tempo
ResponderExcluirse quiser passar no meu blog ficarei muito feliz
http://utopiasdegarotaa.blogspot.com.br/
beijos
Eu já escutei falar muito desse livro! O livro me chama mais atenção pela capa, mas a história em si não curti muito "pelo que falam"... Pretendo ler um dia.
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
Como assim você não gostou da capa desse livro?!?! Eu acho ela linda e provavelmente só leria pela capa. Já li tantas resenhas sobre ele que acho que acabei perdendo o tesão pela história, mas quem sabe um dia.
ResponderExcluirBeijos
Um Metro e Meio de Livros
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirSério que você não gostou dessa capa? Eu acho ela maravilhosa!
Comprei esse livro recentemente, mas ainda não li, espero fazer isso em breve!
Quero ler sem ficar esperando nada de extraordinário para que eu não me decepcione com a história.
Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Olá!
ResponderExcluirAcho a premissa desse livro interessante, porém não é algo que eu leria no momento.
Quem sabe não pego uma promo boa dele na Bienal e dou oportunidade? kkkk
Gostei muito de sua resenha!
Beijos!
Desde que vi a primeira resenha desse livro fiquei encantada! A princípio ele não tinha me interessado, mas foi a conta de ler uma resenha! Agora a cada nova que leio só aumenta minha vontade de lê-lo, apesar de você ter se decepcionado um pouco! Parece ser uma história realmente tocante!
ResponderExcluirInfinitos Livros
Você acredita que eu curti essa capa?
ResponderExcluirAcho ela fofa e foi justamente o que me atraiu mais ainda na leitura. Mas dai veio as diversas resenhas e eu fui perdendo o pique de leitura sabe?
Hoje não compraria mas leria caso ganhasse... Gostei da sua sinceridade!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirGosto de livros que passam lições. Não sei se choraria também, mas só lendo para saber.
Também vi que muita gente chorou. Adorei a dica.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Faz mais ou menos um ano que li esse livro. Lembro que na época gostei, mas esperava um pouco mais da história em si. No geral, curti a leitura.
ResponderExcluirSeguindo o blog! ;**
http://postandotrechos.blogspot.com.br/
Oi, flor.
ResponderExcluirQue pena que não se emocionou tanto com a obra. Ainda não a li, mas pelo que você citou com certeza vou gostar. O enredo me atraiu. :) Vou com menos expectativas no entanto, para evitar me decepcionar.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlha eu acho que já comentei aqui...
ResponderExcluirQualquer coisa tu me avisa ok?
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirLi esse livro logo que lançou e achei péssimo. A personagem faz muito drama desnecessário, ok, ela perdeu a irmã, mas uma hora ela tinha que aceitar isso.
Fora que ela é super influenciável e bobinha.
Enfim, minha opinião. Que bom que você gostou.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
Já havia visto esse livro antes, porém não tinha lido porque pensei que fosse um assunto mais sobrenatural. Não sei se não interpretei sua resenha direito ou se realmente não é esse o foco do livro. Continuo sem saber se fale a pena ler, mas sua resenha ficou muito bem feita.
ResponderExcluirHey, tudo bem?
ResponderExcluirLi algumas resenhas do livro, mas confesso que a premissa não me atraiu muito, porém adorei sua resenha.
beijos,
Dai
Blog Cheiro de Livro Nacional
Olá!
ResponderExcluirJá vi várias resenhas dele, mas ainda assim não tenho vontade de ler. Você tem razão, a menina na capa está bem avulsa hahaha mas, acho que sem ela na capa, faria sentido do mesmo jeito. Parabéns pela resenha.
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Oi Ana, assim como você achei o livro bom, mas não tão emocionante quanto dizia, para falar a verdade nem lembro muita da história e sua resenha refrescou um pouco minha memória. Eu gostei da capa, mas concordo com vc qto a tirar a garota dali, ficaria mais bonito
ResponderExcluirOIE!!!
ResponderExcluirCaramba, acho que é a primeira resenha não tão positiva que eu vejo. AMEI o livro, achei muito bem escrito e triste... Mas, ainda bem que o mundo é cheio de outras opiniões, neh!?
Beijos
LuMartinho | Face
Ana, achei sua resenha super interessante, real vamos dizer assim. Eu sempre quis ler esse livro, já entrou e saiu dos meus desejados varias vezes por resenhas, mais acho que só lendo pra saber né?
ResponderExcluirBeijos
http://www.garotascomplicadas.com/
Olá; gostei da resenha. Ainda não li esse livro, mas acho que iria gostar de lê-lo, parece o tipo de história que me agrada.
ResponderExcluirOlha eu li este livro ano passado e também não me recordo de ter chorado com ele , na verdade acho que não gostei muito , me interessei muito por ele já lá pro final sua resenha esta muito boa.
ResponderExcluirObs: não curti esta capa não
Oii, sou suspeito para falar desse livro porque amo demais ele <333. Bom sua resenha ta ótima e mesmo sendo meu livro favorito sempre tinha uma hora que eu me irritava pela Laurel ficar se culpando tanto e a capa, eu amo haha.
ResponderExcluirAbraços!!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler esse livro. Sou manteiga derretida, talvez eu chorasse hahaha!
Bjs
http://a-libri.blogspot.com.br/
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro é mágico! Na minha opinião a capa mostra que a menina está no mundo só dela escrevendo e desabafando para os famosos e achei a capa linda. A história me conquistou desde a primeira página, gostei da forma das cartas que vamos sabendo a vida da Laurel e os sentimentos.
Beijos
http://www.doceliterario.com/
Oi Ana!
ResponderExcluirJá li várias resenhas sobre o livro, tanto positivas quanto negativas. Mas sempre tive muita curiosidade para conhecer a história, e a sua resenha só fez aumentar ainda mais essa curiosidade.
Parece uma história interessante. Quero muito ler para tirar minhas próprias conclusões.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Oi, Ana! Como vai?
ResponderExcluirComecei a ler Cartas de Amor aos Mortos na livraria, uma vez, e não me chamou atenção alguma. Achei meio... sei lá, bleh, sabe? Tenho um amigo que achou o livro maravilhoso e também vi muitos críticas positivas, mas não é muito o meu estilo de livro, eu acho. Apesar de amar cartas, sou meio lerda para ler livros narrados nesse estilo ou em diários, coisas assim. Minha atenção se vai fácil. Talvez um dia eu leia, se eu ganhar ou algo assim, mas não é um livro que está na minha lista de leitura. Fico feliz por ter gostado! Mas uma pena não ter te surpreendido como você esperava.
Beijinhos,
Karol.
www.heykarol.com
Já vi muita resenha sobre esse livro e a maioria positiva e dizendo que choraram como você falou, mas tem algo na história que não consegue despertar minha vontade de ler.
ResponderExcluirA capa é mais ou menos também.
Não curti.
Lisossomos
Gente!
ResponderExcluirEu amei esse livro.
Lembro que li tão rápido e que coloquei na lista de releituras.
Concordo co você, o livro traz um grande aprendizado.
Os quotes que você selecionou são lindos.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Olha eu não tive muito interesse de ler esse livro, mas eu achei sua resenha muito bem escrita.
ResponderExcluirEspero poder ter a oportunidade ainda de ler, mas eu acho bem dificil ser agora, porque já tenho uma lista enorme para ler hahahaahah
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-entre-o-amor-e-o-silencio.html
Olha o link do G+C que estamos - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-entre-o-amor-e-o-silencio.html
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluirUma amiga minha tem esse livro e eu quero muito ler, ao contrário eu acho a capa desse livro linda, só vejo resenhas positivas sobre a história e não vejo a hora de começar a ler.
Mayla
Meulivromeutudo.blogspot.com.br
Oláa, sabe que desde o lançamento desse livro eu tenho vontade de lê-lo, eu também já ouvi muitas coisas boas sobre ele, ainda quero ler e ver o que acho!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oiee ^^
ResponderExcluirQue pena que você não gostou 100% do livro *-* ele é um dos meus favoritos, me deixou com lágrimas nos olhos no final ♥ Gostei muuito da escrita da Ava, e como você disse, a autora soube trabalhar uma narrativa que flui rapidamente.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Já tinha visto esse livro, mas nunca o li. Espero que algum dia eu possa conhecer. Gostei de saber sobre a história das cartas. Abraços, Tony
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu já vi várias resenhas desse livro, mas não gostei da história.
Achei meio sem lógica e maçante.
Sua resenha está ótima, mas não tenho vontade de ler o livro.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi flor, tudo bem?
ResponderExcluirQuando lançaram esse livro fiquei eufórica querendo ele, não sabia muito bem sobe o que falava, e só pela capa e sinopse fiquei apaixonada por ele. Mas dai quando li algumas resenhas e vi o formato da história desanimei total, e lendo a sua resenha vejo que estava certa em passar essa leitura para bem depois, depois mesmo.
bjs
Olá!
ResponderExcluirEu conhecia a obra somente por fotos, nunca cheguei a ler nenhum trecho dele. Lendo a sua resenha, percebi que eu preciso ler a obra, pois parece-me ser bem interessante.
http://loucurasaovento.blogspot.com.br/
Oie...
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio dele, a história me pareceu bem interessante, mas ainda não sei se vou ler. Vou deixar na minha lista para tentar ler em breve.
Bjus
juh - Surtos da Juleka
Olá!
ResponderExcluirHá tempos estou curiosa com esse livro (a capa chamou muito a minha atenção ❤ simples, com uma mistura de cores super bonita e um fonte que harmoniza com o resto), mas ainda não tive AQUELA vontade de sentar para lê-lo, talvez pelo formato dos capítulos (tenho que admitir que entorto o olho por vezes para livros compostos apenas por cartas ou e-mails), mas tenho esperança de ainda ler esse livro e tirar minhas conclusões.
xoxo, Kitsu.
» http://www.guildadosleitores.com/
Oii!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas o nome já me chamou a atenção! Adorei a capa e a história parece ser ótima :) Estou louca para ler esse livro!
Parabéns pela resenha!
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
Oie! Desde que vi esse livro fiquei com uma curiosidade danada sobre ele, mas com o tempo e com alguns comentários negativos, essa minha curiosidade passou. Parece ser um livro com um aprendizado incrível, e espero ter a vontade de lê-lo mais a frente.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura