1 de mar. de 2019

Resenha: O Androide - Paulo de Castro

Percebeu que se, de fato, um Deus que zela pelos humanos existisse, não designaria uma máquina para ser o profeta. Esse Deus, ora cruel, ora misericordioso, nem ao menos permitiria a própria extinção dos seres humanos. Poderia a máquina ser esse Deus, dando vida de novo aos homens?". Esse e outros sinais elétricos varriam o pro­cessador de JPC-7938 com velocidade sobre-humana. Processava uma infinidade de outras informações ao mesmo tempo, o que diminuía ainda mais a energia da sua bateria. Talvez era isso mesmo que ele quisesse, para consumar de uma vez o que já estava fadado ao fracasso. Sua bateria durou quatro horas até o desligamento completo. Nessas intermináveis horas, em que não via nada além da densa neblina, que ofuscava o céu azul, cercado de nuvens brancas, percebeu que tudo não passava de coincidência. Que o planeta fora criado, de fato, ao acaso, e que não havia um destino ou uma missão a ser cumprida; apenas a existência, até o inevitável dia do fim.

Compre o livro clicando aqui.


Autor: Paulo de Castro
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Classificação: 3 de 5 estrelas
Ano: 2016
Páginas: 255




Na distopia O Androide do autor Paulo de Castro, nós iremos conhecer um mundo aonde existem somente robôs e os humanos foram extintos.

Depois que robôs começaram a entrar no mercado de trabalho, tomando o lugar da mão de obra humana, os humanos começaram a ser revoltar e tratar eles com indiferença, até o dia em que eles começaram a montar grupos para destruir os robôs.

Os robôs, aqueles que eram desprovidos de sentimentos e não tinham medo, raiva, angústia ou qualquer outro sentimento. Começaram uma grande guerra formada por um conselho, vindo a extinguir os humanos.

JPC-7938 está escondido há mil anos dos sentinelas. Sentinelas são aqueles que baixaram a última atualização, sendo assim passaram a ser comandados por uma só pessoa, tornando-se violentos e brutais.

Após salvar OPR-4503 de uma sentinela, ele decide que é a hora de deixar o esconderijo, pois sabe que H1N1, aquele que comanda todos, irá atrás dele para mata-los.

JPC era médico na época em que os humanos eram vivos, já OPR era engenheiro. JPC então cria um plano: ele quer trazer os humanos de volta à vida. 

Ele só precisa achar uma robô que aceite fazer uma cirurgia para conseguir ter o bebê e sendo assim eles partiriam para um local de seu conhecimento onde eles iriam fertiliza-la.

É assim que OPR pensa em NCL-6062 uma robô que na época dos humanos era prostituta e sempre quis ter uma família, e então os três androides começam a esquematizar o que será feito.

No começo do livro eu estava me sentindo bem perdida, é bem difícil acompanhar o que aconteceu realmente entre os humanos e os androides, e um ponto negativo do livro é que o autor só vem explicar com detalhes o que aconteceu do meio para o final.

Temos capítulos em que podemos conhecer um pouco da vida de cada um dos androides presentes no livro, achei isso um ponto muito bom pois é melhor para nos conectarmos aos androides e até se compadecer com as histórias de alguns.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi a parte em que os androides não são providos de sentimento nenhum, eu sinceramente me senti incomodada, pois sei que se realmente houvessem robôs, seria da mesma forma. É difícil de imaginar uma pessoa sem sentimentos algum.

Gostei do final, achei muito bom JPC tentar trazer os humanos de volta à Terra e fiquei muito interessada em uma continuação pós esse livro para saber o que aconteceria depois que tudo ocorreu.

A narrativa do autor é ágil, mas achei que ele pecou colocando muitos detalhes em alguns pontos, o que vez ou outra tornava a leitura cansativa.

A capa do livro chama a atenção tanto pela cor, quanto pelo androide. A diagramação é simples e as letras estão em um bom tamanho para leitura.




11 comentários:

  1. Apesar de gostar de distopias não sei se essa me agradaria, mas achei bem inovador criar uma trama só com robôs. Uma pena as explicações sobre o fim da raça humana ter tardado tanto a chegar, mas o fato da narrativa ser ágil me agrada bastante, então quem sabe eu não de uma espiadinha nesse livro.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Eu li esse livro ano passado e entrou entre os meus favoritos. Gostei demais e li muito rápido. Eu já li diversas distopias, mas ainda não tinha lido uma história de ficção científica, ao estilo de Eu, Robô - inclusive, ele se inspirou bastante no clássico.
    Que pena que não gostou tanto dele...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não sou muito chegada a distopias, e esse livro me lembrou uma mistura dos filmes Eu, robô e de A.I. Inteligência Artificial. Achei interessante o fato do robô médico querer trazer os homens de volta, o que parece que ele tem sim um pouco de sentimento. Gostei de conhecer a obra.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu tenho um certo pé atrás com distopias e ficção científica. Achei o enredo diferente e por suas considerações não sei se leria no momento justamente por essa narrativa que se arrasta. Mas gostei de conhecer mais da obra.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Adoro distopia, mas sinceramente essa fiquei com certo receio, pois se o começo é difícil engrenar e começa a entender do que realmente aconteceu em relação a extinção do meio para o final, mas assim mesmo vou deixar anotada sua dica, porque sua resenha me deu uma visão do que esperar dessa leitura, parabéns e obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, não sei se esse seria o tipo de narrativa pra mim porque eu já leio pouco desse gênero, se fosse me sentir perdida então... Entendo que ele explique mais pro meio como as coisas aconteceram mas até chegar lá seria um esforço danado haha. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu li esse livro na época do lançamento e, ao contrário de você, me lembo de ter gostado muito dele. Mas é assim mesmo, nem todos os leitores vão ter a mesma experiência com determinado livro, cada um tem uma opinião diferente.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas depois que li a sua resenha, me interessei pela história. Espero que possa estar lendo em breve a obra.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana!!!
    Essa é a primeira vez que ouço falar do livro, pois nunca mesmo ouvi falar do mesmo.
    Achei interessante que você disse que o livro acaba despertando uma curiosidade acerca do que acontece além dele e como é uma história que não temos humanos e sim máquinas fica complicado não esperar sentimentos, pois esperamos isso no livro.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto de distopias e faz tempo que não leio uma boa, que me envolva totalmente. Acho essa inserção de androides bem interessante e estou curiosa pra ler este enredo.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!

    Costumava a ler muitas distopias antigamente, mas acabei me afastando um pouco do genero. Achei bem interessante a sua resenha e a premissa do livro, porem, livros com androides e tudo mais, acredito que nao é muito o meu estilo.

    beijos

    ResponderExcluir