9 de set. de 2019

Resenha: O Assassinato de Verônica Dantas - Cácia Leal

Uma jovem universitária assassinada. Loura, olhos verdes, filha de família rica e poderosa. Um namorado negro e pobre, preso como principal suspeito. Uma mãe desesperada para tirar o filho da cadeia. Amor, ódio e racismo dividem as páginas dessa história que terminou tragicamente. A imprensa cobra providências, a sociedade exige respostas. Lili Rocha e Nícolas Lobo precisam organizar as peças desse enorme quebra-cabeça para descobrir o que realmente se passou naquele apartamento no dia da morte da estudante. Lili busca a verdade. No entanto, tudo na vida tem um preço. Feridas poderão ser reabertas. A investigadora deve permitir que as sombras de seu passado ressurjam e a joguem de volta ao abismo do qual tanto lutou para sair?

Autora: Cácia Leal
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 144

Lili Rocha perdeu sua irmã mais nova, ela havia sido assassinada. Quem encontrou o corpo da irmã foi a própria Lili, a cena brutal causou pesadelos que a acompanham até hoje.

Isso foi o estopim para Lili estudar o suficiente para ingressar na polícia, agora fazendo o papel de detetive, e sendo reconhecida como uma das melhores, um caso parecido com o da sua irmã cai em suas mãos. 

Isso traz a tona tudo aquilo que ela passou anos tentando guardar dentro de si. Uma jovem de classe média alta foi encontrada morta, o principal suspeito é o seu namorado negro, que por sinal foi preso e jura ser inocente. Os pais da jovem não aceitam que eles eram namorados e estão convictos de que fora ele quem realmente a assassinou.

Lili vê ali uma injustiça, já que o jovem está sendo alvo de bastante preconceito apenas pela sua cor. Ela aceita o caso e começa a desvendar os mistérios que há no passado desses dois.

Nossos dois personagens principais são Lili e Nicolas, um amigo de trabalho da detetive. Nico ajuda bastante Lili nessa investigação, já que esse caso tem uma familiaridade grande com o caso da irmã dela, muitas vezes Lili acaba extrapolando e é ele quem coloca ela nas rédeas.

Eu me compadeci bastante da dor que Lili sentia, ver sua irmã mais nova que ela tanto amava assassinada brutalmente não deve ser uma cena nada fácil de digerir, por isso por muitas vezes eu admirei a personagem por ter entrado em uma profissão em que ela provavelmente iria ver muito disso.

A narrativa da autora me prendeu, por ser um livro fino, da para lê-lo em poucas horas, confesso que havia ficado bem curiosa para saber quem havia cometido o crime, cheguei a apontar alguns suspeitos.

O final não me surpreendeu em um todo, achei que a revelação seria mais impactante, mas foi uma pessoa que estava muito "na cara" desde que apareceu como suspeita, pelo menos para mim.

Terá outros livros da investigadora Lili Rocha e eu já estou curiosa para ver ela trabalhando em mais casos. Em suma, O Assassinato de Verônica Dantas é um livro rápido de ser lido, com uma narrativa super agradável. 




25 comentários:

  1. Não conhecia a obra, mas ela chamou muito minha atenção e aguçou demais minha curiosidade com esse enredo que parece ser intenso e surpreendente. Confesso que estou com muita vontade de saber dessa trama na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Eu adorei a dica :D a historia parece ser bem interessante, não conhecia o trabalho da Cácia Leal. Ja coloquei na lista de leitura..

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,

    Não conhecia o livro, mas já me vi bem curiosa pelo enredo que você apresentou. Eu gosto de histórias que giram em torno de uma investigação, pois sempre são obras que conseguem nos prender e despertar nossa curiosidade. Mesmo a revelação do assassino sendo "morna", fiquei com muita vontade de ler. Já quero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo livros com investigação. Espero que tenha a oportunidade de realizar a leitura!

      Excluir
  4. Esse é o segundo livro que vejo que aborda o racismo de alguma maneira resenhado. Há anos leio resenhas e essa é a segunda resenha que aborda um livro como esse. Parabéns. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super importante lermos livros que abordam esse tema, nos dá uma perspectiva diferente a respeito da vida de outras pessoas.

      Excluir
  5. Adorei a dica e quero mto ler o livro. Amo livros policiais.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem clichê policial, mas me interessei por ser brasileiro e pela questão do racismo que foge um pouco do padrão dos livros americanos e escandinavos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a abordagem do preconceito racial é um diferencial no livro.

      Excluir
  7. Achei interessante esse romance policial, gostei dos temas que ele aborda e acho que pode ser uma ótima leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro ainda, mas já fiquei interessada, pois todos os livros que li deste gênero foram super agradáveis, misteriosos e interessantes. Imagino que com este não seria diferente. Além disso, gostei do fato de abordar o preconceito racial.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o fato de abordar o preconceito racial chama a atenção.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Não costumo ler livros desse gênero, mas quero muito mudar isso em breve, e tua resenha me deixou bem curiosa para ler essa obra. Não conhecia a autora ainda, mas creio que irei gostar dessa estória. Adorei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo suspense policial, é um dos meus gêneros favoritos. Espero que você também possa começar a ler livros do gênero!

      Excluir
  10. Ainda não conhecia a história e já gostei bastante do enredo, que não é tão comum em histórias do gênero. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a Lili.

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Ainda não li esse livro, mas, sempre leio excelentes comentários sobre. Adorei saber que a trama nos prende e que dá pra ser lido em poucas horas, isso é um sinal que a narrtiva é mesmo excelente ;)
    bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Á narrativa da autora é super fluída, juntando com as poucas páginas que o livro tem, realmente da para ler rapidamente!

      Excluir
  12. Oi Ana! Aí, eu adoro thrillers policiais. Sempre falo que me sinto a própria detetive de polícia e não conhecia esse fato, fiquei curiosa. Mas, já um tanto decepcionada do suspeito ser óbvio. Tenho problemas com isso. Acho que, a gente como fã, precisa ser surpreendida ou o sentimento não supre a expectativa. Enfim, só lendo, né? Adorei a resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana!
    Eu não conhecia o livro nem a autora, mas por ser uma fã de histórias policiais, fiquei bem interessada - até porque já faz algum tempo que não leio nada do gênero.
    Também achei bem importante e atual a autora colocar toda a questão racista que existe nas investigações policias. O sistema todo já é racista, o presidiário então...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2019/09/balanco-do-primeiro-semestre-2019.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana.
    De início eu fiquei curioso em conhecer a história, mas em se tratando de livros policiais eu não gosto de enredos previsíveis. Gosto de ser surpreendido, que a história tenha várias reviravoltas, e que a gente fique sem chão ao final.
    Não acho que vá colocar esse na minha lista.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá, bom saber que é uma leitura rápida, estou mesmo procurando livros mais ágeis de se ler, e não resisto a uma história de investigação!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, esta aí um gênero que estou doida para começar pegar o gosto da leitura, sempre leio muitos livros hots e romances. Mas esse simplesmente chamou bastante a minha atenção pelo enredo. Fiquei super curiosa. Adorei a sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adoro histórias investigativas, ler Agatha Christie foi um caminho sem volta. hahaha
    Sobre a sua resenha, tá incrível e já quero ler esse livro. O fato de vc ter despertado nossa curiosidade sem soltar nenhum spoiler merece parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Que interessante esse livro! Ele propõe alguns debates bem interessantes sobre racismo e ética. Adorei! Não tenho o costume de ler esse tipo de coisa, mas fiquei interessado


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir