11 de set. de 2019

Resenha: Princípio - Nanda Pertile

O romance moderno de uma mulher que aprende a superar suas inseguranças para se permitir amar. Jennifer é uma jovem dramaturga recém-formada que, repentinamente, se vê encantada por James, um talentoso ator em ascensão. A estranha atração a faz fantasiar como seria se, porventura, descobrisse onde ele mora... Embriagada não apenas pela beleza, mas pelo charme e gentil carisma de James, a fantasia se torna realidade e Jennifer se flagra embarcando no ônibus que segue para o lado oposto da cidade, apenas para continuar a conversar com esse tão enigmático desconhecido. Que surpresas a aguardam no final da linha? Acompanhe, nesse romance, qual será a última parada de Jen e Jamie que, de um jeito inusitado, invadem os sentimentos um do outro.

Autora: Nanda Pertile
Editora: Chiado Editora 
Classificação: 3,5 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 117


Em Princípio nós temos como personagem principal Jennifer, uma dramaturga que se formou recentemente e se empenha em escrever bons roteiros, porém nenhum deles ainda teve sucesso.

Jennifer tem como local de inspiração um lugar um tanto diferente: um aeroporto. Ela observa as pessoas que vão e vem, a partir disso cria uma vida totalmente baseada nas expressões, jeitos e formas da pessoa agir.

Em um dia, ela acaba percebendo um homem com uma beleza que lhe chama a atenção, esse é um homem mais velho que desperta a curiosidade da nossa escritora, mas a mesma sabe que a possibilidade de encontrá-lo novamente é mínima, então não cria nenhuma esperança a respeito.

Ela mora em um apartamento ao lado da sua melhor amiga Carol, apesar de se darem muito bem, as duas não moram juntas por conta dos costumes diferentes. Carol é uma jovem atriz, que também ainda não obteve muito sucesso na carreira escolhida, mas que está batalhando e dando o seu melhor.

Carol consegue dois ingressos para um espetáculo que está tendo no teatro da cidade. Ambas comparecem ao evento super animadas. Mas para a surpresa de Jen, o ator principal substituto é aquele mesmo cara que lhe chamou a atenção no aeroporto.

"E não é assim que toda história de amor começa? - provocou Carol - Com uma atração inexplicável, uma paixão avassaladora ou um sorriso idiota de adolescente no rosto?"

James é um ator pouco conhecido que está substituindo outro ator em seu papel principal numa peça. Viúvo e pai de duas filhas, ele acha que já encontrou o amor de sua vida e foca a sua atenção na criação de suas filhas e em sua carreira.

Mas tudo muda quando ele encontra Jen, uma completa estranha que comete um ato impensável apenas para ficar algum tempo a mais ao seu lado.

"Oito meses não haviam sido suficientes para apaga-la de sua memória, e ele acreditava que nem mesmo uma vida inteira seria capaz. Aquela jovem fizera morada em seu coração, e nele permaneceu desde então."

Eu estava bem curiosa para ler Princípio, quando recebi ele em parceria com a autora, não exitei e fui logo realizar a leitura.

É notável a atração de Jen pelo ator, portanto que ela acaba pegando um ônibus e atravessando a cidade apenas para conversar com ele. Ela acaba por confessar para ele que não mora ali de fato e foge sem ao menos deixar ele falar.

A Jen foi uma personagem que me agradou bastante no começo, mas ao decorrer da leitura minha admiração por ela foi passando. A personagem é muito teimosa e fica sempre batendo na mesma tecla, por vezes suas atitudes me deixaram com raiva ou até mesmo entediada. Ela é claramente aquele tipo de pessoa que faz "tempestade em um copo d'água".

Diferente de sua melhor amiga, Carol foi uma personagem que conseguiu me agradar do início ao fim. Me identifiquei com o seu jeito mais espontâneo e sua visão a respeito dos acontecimentos da vida de Jen e James. Se a autora escrevesse um livro apenas para essa personagem eu iria amar.

James também foi um personagem que eu adorei, é o tipo de homem que não perdia nenhuma oportunidade e corre atrás do que quer, mas que acaba cansando de correr sozinho, o que é totalmente aceitável, já que Jen não dá o braço a torcer em momento algum.

No final do livro nós temos um salto atemporal de alguns meses, agora Jen está mais madura e repensa totalmente suas atitudes, antes tarde do que nunca. Finalizei o livro grata por não ter sido um romance corrido, mesmo com essas ressalvas a respeito da personagem principal.

A narrativa da autora prende o leitor, e por ser um livro fininho, dá para lê-lo em poucas horas. A capa do livro está maravilhosa, foi uma das coisas que mais me atraiu. Dessa vez eu não encontrei nenhum erro em um livro da Chiado (o que é raro).

Tenho outro livro da autora aqui para realizar a leitura, estou bem curiosa a respeito e em breve irei trazer mais uma resenha de um livro da Nanda para vocês!



20 comentários:

  1. Oie Carol!!
    Que delícia de leitura, amei a sua resenha!!

    Um beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem???
    Eu nao conhecia o livro mas me parece assim com o pegada romântica e isto é muito bom.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto uma resenha dessa obra e agora lendo a sua só confirmou que a história é emocionante e que te toca com seu enredo. Anotei a dica para uma leitura futura.

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Eu adorei a resenha a historia parece ser maravilhosa e bem envolvente, não conhecia o trabalho da Nanda Pertile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro é bem envolvente, a Nanda tem livros muito bons!

      Excluir
  5. que leitura gostosa!
    As vezes eu gosto de ler coisas mais levinhas, mais despretenciosas pra me ajudar a curar a ressaca, parece ser um livro fofinho e que faz a gente ficar de coração quentinho. adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente esse o motivo de eu ter o livro tão rápido, me ajudou a sair de uma ressaca!

      Excluir
  6. Gostei da resenha, porém não é bem meu tipo de leitura favorita.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o trabalho da autor mas gostei muito da resenha

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana,

    Não conhecia esse livro ainda, mas me pareceu ser uma excelente obra, daquelas capazes de nos prender com seu enredo. Não sei se leria nesse momento por estar em uma vibe diferente, mas quem sabe em um futuro próximo. Adorei suas considerações, arrasou na resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Essa capa realmente é linda, chato quando um personagem não corresponde as nossas expectativas né! Mesmo assim adorei sua dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apaixonada por essa capa, realmente é uma pena quando o personagem não nos agrada.

      Excluir
  10. Que delícia esse livro, hein!! Jennifer me cativou! Eu gosto de histórias que retratam essa Luta da mulher! Parece uma leitura bem fluida e gostosa, levinha, assim como sua resenha! Amei, viu?? Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber que a narrativa da autora prende o leitor! Gostei bastante de conhecer essa trama! Parece ser o tipo de livro que eu apreciaria muito a leitura. Essa pegada de romance moderno, com uma mulher que aprende a superar suas inseguranças para se permitir amar. Gostei também, dos personagens terem esse envolvimento com a arte teatral.E achei bem interessante que no final do livro, há um salto atemporal de alguns meses. E agora, mostrando uma Jen mais madura e que repensa totalmente as atitudes dela. Fiquei mesmo curiosa para ler! Muito bom conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente adoro livros que dá esses saltos atemporais e traz uma trama mais madura.

      Excluir
  12. Gente que livro profundo, a história parece ser maravilhosa. Não conhecia esse livro, e, fiquei encantada com o enredo que você apresentou. Excelente Resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana,

    Que legal essa história, amo livros com personagens decididos, só não sou muito fã de personagem que faz doce. Esses romances água com açúcar são ideais para uma tarde chuvosa, dá um quentinho no coração né?
    Beijos e muito obrigada pela resenha
    A dica está anotada para quando precisar de uma leitura mais leve
    Beijoks
    Âncora Literária

    ResponderExcluir