16 de set. de 2019

Resenha: O Anjo Mais Velho - Nanda Pertile

Ela olhou pela janela, fazendo uma tentativa inútil de interromper o fluxo de lágrimas que desciam pela sua face e molhavam sua camiseta. Era uma manhã bonita e quente de verão, com um céu de um límpido e profundo azul. Algumas aves aproveitavam o tempo bom e voavam rapidamente, dando piruetas no ar. A jovem chegou a pensar que aquela manhã era um insulto a memória de Ricardo, que o céu deveria fechar-se com nuvens cinzentas em sinal de respeito e luto pela vida de um dos mais especiais seres humanos que ela conheceu.

Autora: Nanda Pertile
Editora: Chiado Editora 
Classificação: 3,5 de 5 estrelas
Ano: 2019
ginas: 128

Começamos O Anjo Mais Velho conhecendo Daniela. Daniela navegando na internet acaba lendo a notícia que seu pai de consideração, Ricardo Medeiros, faleceu de câncer.

Daniela viveu sua infância em um orfanato, sem saber o que era o amor paterno. Após ir assistir uma peça do ator, ela acaba criando um laço muito forte com ele, e o sentimento é totalmente recíproco, visto que o ator nutre um sentimento paterno pela jovem.

Ela trabalha como secretária em uma empresa, além disso, sua melhor amiga, Gabriela, também trabalha no mesmo local. Rodrigo, é o segurança desse mesmo lugar, apesar de Daniela trata-lo apenas como um amigo, ele nutre sentimentos a mais pela secretária. 

Ricardo morava há duas horas de distância dela, então ela percorre uma viagem para comparecer ao seu enterro. Lá ela encontra Maurício, que trabalhava juntamente com o seu pai de consideração, sendo assim, eles oferecem total apoio um ao outro. 

Daniela fica até o final do enterro para despedir-se de seu pai e ídolo. Mas para a surpresa dela, o espírito de Ricardo aparece ali ao vivo e a cores. Essa será uma forma do ator ajudar a sua amada filha a superar a dor da perda,  Ricardo ficará presente auxiliando ela até ver que Dani está pronta para deixá-lo partir.

"[...] - Nunca devemos ficar sozinhos em momentos assim. Isso só nos leva cada vez mais para o fundo no lago da dor e você pode não conseguir sair depois de um tempo."

Diferente de Princípio, nesse livro nós temos uma personagem principal que está totalmente quebrada por conta de uma perda dolorosa.

É impossível não se compadecer da dor de Daniela,  ela viveu boa parte de sua vida em um orfanato, viu em Ricardo um pai que ela nunca sonharia em ter, quando menos espera, o sentimento da perda invade sua vida e tira o pouco que ela tinha.

Diferente do outro livro da autora que eu repudiei as atitudes da personagem principal, nesse eu acabei não gostando das atitudes de Rodrigo, que é apaixonado por Daniela. Achei a atitude dele muito invasiva, visto que a personagem estava em um momento de dor e luto, acho que ele poderia ter feito isso em uma outra hora, quando ela estivesse mais conformada com sua dor.

Contudo, eu concordo com o pensamento de Ricardo, se o casal se formasse, seria uma forma de ajudar a personagem a superar um pouco a sua perda, mesmo que a dor continuasse ali por algum tempo.

A narrativa da autora prende o leitor igualmente no segundo livro. Porém notei uma leve diferença entre os dois, nesse aqui, os acontecimentos e pensamentos são mais repetitivos, enquanto em Princípio, segundo livro da autora, a autora evoluiu nesse quesito. E foi ótimo perceber esse avanço na narrativa da autora, tenho certeza que o terceiro livro da Nanda estará ainda melhor.

A capa do livro é simples, porém me agradou. Temos a imagem de Ricardo e um par de asas, além desse tom azul trazer uma sensação de tranquilidade.

Em suma, gostei de acompanhar a superação de Dani, mesmo com essa ressalva a respeito do casal. O final me deixou hiper feliz em saber que ela conseguiu alcançar seus objetivos.

"- Viu como você consegue sim? Só tem que perder a insegurança ou o que quer que seja que a impeça de fazer as coisas. Hoje você faz a mala sozinha, amanhã faz outra coisa. Comece aos poucos. Você é capaz de fazer tudo o que quiser, só precisa acreditar em si mesma."



29 comentários:

  1. Oii! Então, eu não curto muito livros nesse estilo não mas não nego que é interessante.
    Triste também. Afinal o apoio dela se perdeu, foi levado pelo câncer. Imagine só a dor. Se o Rodrigo foi mesmo invasivo, fico imaginando que ele mais atrapalhou do que ajudou m alguns momentos, né? Tem que respeitar o luto da moça.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo acaba convencendo ela que Rodrigo estava ali para ajudar, mas eu, em particular, não gostei das atitudes do personagem.

      Excluir
  2. Oi Ana! Uau! Ver uma notícia tão grave pela internet sobre o pai é realmente de tirar o chão sob os pés. A dor do luto é realmente apavorante e eu acho que também me incomodaria em ver as atitudes do personagem que tenta insistir neste momento. Que bom que a leitura é fluida e te agradou, e principalmente que a personagem principal alcança seus objetivos no final. Vou procurar saber mais sobre o livro para entrar em minha lista de leituras. Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Karla, me coloco no lugar da personagem e vejo que eu não gostaria nem um pouco.

      Excluir
  3. Ainda não conhecia esse livro mas tô impressionada com essa história. Ela é forte, intensa e muito real... já estou louca para ver.
    Gostei muito da sua resenha, deixou o livro ainda mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a vida da personagem é bem real, ainda mais por essa fase do luto que ela enfrenta.

      Excluir
  4. Não conhecia essa obra, mas fiquei interessado elo enredo que parece ser intenso e surpreendente. É uma excelente dica.

    ResponderExcluir
  5. Adoro esse tipo de livros que nos emocionam e nos fazem refletir apesar de tristes. Quero mto ler. Ótima dica. Bjo ❤

    ResponderExcluir
  6. Triste, porém bem interessante. Já fiquei querendo ler

    ResponderExcluir
  7. Parece uma jornada emocional pelo luto e tudo o que ele provoca. Achei a premissa bem interessante e pelo jeito super bem trabalhada na história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Nanda soube trabalhar bem a história dos personagens.

      Excluir
  8. Olá, ainda não conhecia esse livro, pela sua resenha eu achei interessante a relação da personagem com seu pai de consideração e a questão de o espirito dele querer auxiliá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei muito linda a forma que eles tratam um ao outro, é raro se se ver!

      Excluir
  9. Achei a premissa do livro muito interessante. Raramente vejo livros com esse tom de espiritismo (que eu amo nas novelas da Elizabeth Jhin) e falando da dor da perda, de como a pessoa que fica sofre tanto. Gostei de saber que ele próprio, mesmo após falecer, vai ajudá-la a recomeçar... a reconstruir a própria vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, eu também adoro quando tem essa pegada espírita, se o autor souber desenvolver o livro, sai uma história bem interessante!

      Excluir
  10. Oi Ana! Confesso que achei a premissa meio confusa. Não sei se é o sono que ta me afetando já, ou se são os nomes parecidos, mas fiquei um pouco confusa com a trama. O que acabou não me gerando tanto interesse :/
    Mas, às vezes é assim mesmo, né?! Nem tudo vai nos interessar. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me senti perdida no começo pensando que eram as mesmas pessoas, hahahaha.

      Excluir
  11. Oi, tudo bem? Que resenha mais detalhada e singela. Gosto de enredos que despertam nos leitores tantos sentimentos. Histórias que se aproximam da realidade e nos faz pensar que poderia acontecer com a gente ou com pessoas próximas. Imagino o quanto deve ser difícil perder alguém que tanto amamos e se recuperar é ainda mais doloroso. Não conhecia a autora mas gostei da indicação. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem já passou pela dor da perda, é um livro ainda mais tocante.

      Excluir
  12. Oi, oi
    Eu já cheguei lendo esse post com aquela música de O Teatro Mágico na cabeça. hahaha Acho que é inevitável.
    A história parece ser realmente bem interessante, porém eu não lido muito bem com esse tipo de narrativa.
    Mas, foi muito bom ler suas impressões. Gostei também da sua curta análise sobre os elementos da capa.
    Grande beijo

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana Carolina!
    Não conhecia esse livro, mas em se tratando de perdas e sentimentos assim tão envolvidos, adoro.
    Adorei a proposta do livro, o enredo parece interessante assim como a personagem, parabéns pela resenha estou curiosa para comprovar a história e saber como termina, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana.
    Não conhecia esse livro e, para falar a verdade, nem a autora. Achei bem legal o fato da história trazer essa pegada meio espírita. Me lembrou bastante as novelas da Globo. Uma pena que as atitudes de Rodrigo não tenham te agradado, e se ele realmente foi invasivo e não respeitou o luto de Daniela, acredito que também não vou curtir as atitudes dele não. Já anotei a dica aqui, e assim que der irei lê-lo.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei da proposta da obra. Fiquei curiosa. Gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que história triste. Confesso que sou meio melancólico e âs vezes gosto de livros e filmes de drama. Adorei a indicação, beijos!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Histórias assim mexem muito com meu emocional, então eu evito. Mas gostei bastante da sua resenha e mesmo parecendo um livro triste acredito que fale mais de superação do que de perda. Não pretendo ler em breve, mas quem sabe em um momento mais tranquilo da minha vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    não conhecia esse livro, me parece uma história emocionante de acompanhar, eu fico muito emotiva com histórias assim. Ando até evitando rs' mas gostei de conhecer e vê como o personagens vão conquistando as coisas, superando desafios. Gostei de conhecer.

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Sou a louca dos romances, então se existe algo errado ou considerado ruim entre o casal protagonista, é provável que eu não vá gostar do livro, no entanto gosto de tirar minhas próprias conclusões, então deixarei em aberto se irei ler ou não haha. Uma coisa que me deixou intrigada foi o número de páginas do livro, fico me questionando se a história teve um bom desenvolvimento com um "prazo" tão curto, só lendo para saber né? :)

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir