18 de set. de 2019

Resenha: Antes Que As Luzes Se Apaguem - Jay Asher

Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas.
As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais.
Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações.

Autor: Jay Asher
Editora: Astral Cultural
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2018
Páginas: 256




Quem já leu 13 Porquês do autor Jay Asher, sabe que ele tem uma narrativa ágil, porém aborda temas bem pesados. Quando eu comecei a ler Antes Que As Luzes Se Apaguem me surpreendi bastante, pois esse livro tem uma história totalmente contrária do que já conhecemos do autor.

Neste livro nós conhecemos Sierra, seus pais plantam e vendem árvores de natal em uma fazenda na Califórnia. Porém sua vida foi toda construída no Oregon, onde se encontra suas melhores amigas e escola. Mas apesar disso, Sierra também criou laços na Califórnia.

Ao ouvir uma conversa de seus pais, Sierra descobre que esse será seu último natal na Califórnia, apesar de venderem bastante, não é o suficiente para cobrir tantas despesas. Ela fica totalmente desolada, pois apesar de ter suas duas melhores amigas no Oregon, ela tem uma amizade de infância com Heather, que sempre esteve junto com ela durante as férias de natal.

Sierra fará com que aquele último natal na Califórnia seja inesquecível, Heather tenta a todo custo convencer Sierra de que ela tem que ter uma paixãozinha naquela sua última vez no local, mas a última coisa que ela quer pensar é em se apaixonar por alguém tendo pouquíssimo tempo.

Mas tudo muda quando Caleb aparece na loja de seus pais para comprar uma árvore de natal. Caleb é conhecido na cidade por ter tentado matar sua irmã mais nova, o boato que circula é que ele correu atrás dela com uma faca na intenção de mata-la.

Apesar do receio e dos avisos de sua melhor amiga Heather, Sierra vai contra seus instintos e começa a conhecer um pouco mais sobre o passado sombrio que Caleb carrega.

Esse é o tipo de romance que quando você termina sente seu coração super quentinho, o autor conseguiu cumprir seu papel. 

Apesar de ser uma história bem clichê, o cenário é incrível, que se passa nas festividades e alegria que o natal traz, essa é minha época favorita do ano. Além de que eu passei o livro todo torcendo para que Caleb e Sierra ficassem juntos, mesmo com todas as dificuldades que eles estavam enfrentando.

Ao decorrer da trama, nós conhecemos mais a respeito de Caleb, apesar do que todos falam, ele carrega um peso enorme sobre a separação da sua família e o seu passado. Aos poucos vamos entendendo mais sobre suas ações e dá uma vontade enorme de pegar o personagem e coloca-lo em um potinho. Para vocês terem noção, ele guarda o dinheiro das suas gorjetas do trabalho para comprar árvore de natal para quem não tem condições de comprar uma, não é um gesto maravilhoso?!

Achei os pais de Sierra bem compreensivos, ambos haviam se conhecido naquela mesma fazenda há anos atrás e sofreram bastante com a distância no início do namoro, então entendi completamente o motivo deles serem contra Sierra conhecer Caleb no começo.

Enfim, essas são minhas considerações sobre o livro, se vocês querem um romance clichê com um cenário lindo, personagens maravilhosos e um final que irá aquecer o seu coração, podem apostar nessa leitura!



21 comentários:

  1. oi!
    Eu adorei essa temática natalina :) e a ideia da protagonista trabalhar em uma fazenda de árvores de natal é um diferencial muito legal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um diferencial enorme que chama a atenção no livro!

      Excluir
  2. Que lindo! Amei essa construção de personagens. A temática é muito bacana e essa arte da capa também ficou linda!
    Adorei conhecer esse livro e já estou ansiosa para ler.

    Beijos,
    Pedagogia Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é maravilhosa, impossível não sentir uma sensação boa de clima de Natal com ela rs

      Excluir
  3. Lindo demais!! Fiquei desejando um filme desse livro 😍

    Beijo

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto tanto de uma trama linda com esse clima mágico natalino e um romance encantador que aquece o nosso coração! Achei a capa desse livro linda demais e o enredo super me conquistou. Quero conhecer a escrita do autor, nesse estilo de história. Ficou tudo muito bem descrito por você! Adorei realmente conhecer a obra.Muito bom💙

    Blog:https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz que tenha gostado. O autor se saiu muito bem nesse estilo de livro!

      Excluir
  5. Eu dei print da tela, pois em dezembro eu gosto de ler uma obra relacionada com o Natal e esse livro foi escolhido. Gostei da história e sua narrativa parece ser bem emocionante, confesso que fiquei bem curioso com esse enredo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Ah, gosto muito de histórias ambientadas nessa época do ano ainda mais quando são clichês. Apesar de ser na Califórnia me lembrou um pouco alguns filmes de Natal ambientados no Canadá que assisti no final do ano passado. Essa edição está bem bonita. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo livros que se passam na época natalina, traz uma sensação muito boa de nostalgia!

      Excluir
  7. Oi! Eu peguei esse livro faz um tempo, mas ainda não li. Eu não tinha visto informações nenhuma dele, só vi o título e a capa e achei uma gracinha e peguei. Depois da sua resenha acho que vou pegar ele para ler kk

    Obrigado pela dica!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  8. Adorei a premissa do livro e essa capa me lembrou o natal logo de cara *-*

    ResponderExcluir
  9. Olha, eu não li "Os 13 Porquês". Apenas assisti a série na tv, mas fiquei mais instigada a conhecer o que nos trouxe hoje justamente por parecer ser uma proposta diferenciada do autor e dando uma quebrada no outro, que é de um assunto seríssimo, mas de fato muito pesado. Seu trabalho está lindo aqui! E vou anotar a dica, porque Jay até tinha visto a capa,.o nome,mas quem me apresentou mesmo o material foi vc! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu li Os 13 Porquês e não achei que o autor se sairia tão bem com um tema mais leve e mais romântico, mas acabei me surpreendendo.

      Excluir
  10. Quero aquecer meu coração também lendo esse livro, ele tá na minha lista há um bom tempo mais não consegui comprar ainda. Bjusss.

    ResponderExcluir
  11. Aaa já estou com muita vontade de ler sabia? Livro que fala sobre Natal e FEstas de fina de ano eu gosto muito

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Ana?

    Eu confesso que não conhecia o livro e achei super bonita essa capa. Parece ser uma leitura leve e envolvente, gostei da resenha. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir