8 de mai. de 2019

Resenha: Lentes Avulsas - Raphael Vitoriano

Lentes Avulsas mostra como uma chacina que matou sete pessoas em uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais pode comover um país todo. Por trás de tudo que é noticiado existem as vidas e a verdade sobre o fato, que nem sempre é analisado por todos os ângulos. Conheça as histórias de Emília, Pedro, Samuel, Samantha, Liz, Igor e Roberta, ambos vítimas deste crime. Suas vidas, seus envolvimentos, suas qualidades, seus defeitos. Um fato não pode ser visto por apenas uma lente, é preciso conhecer as lentes de cada um dos envolvidos. Quer ser uma das lentes avulsas?
Compre o livro clicando aqui.

Autor: Raphael Vitoriano
Editora: Autografia
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2018
Páginas: 212



Uma tragédia aconteceu na cidade de Bento Costa, uma chacina com sete moradores da pacata cidade, os corpos foram todos encontrados em uma rua sem saída e com uma única coisa em comum, todos eles tinham 26 anos.

Esse acontecimento chocou tanto a cidade, quanto o mundo. Um lugar calmo e pequeno, nunca imaginariam que uma tragédia desse tipo iria ocorrer.

A mídia logo cai em cima, com isso os policiais sentem-se pressionados a prender logo os culpados. Duas pessoas foram presas e uma estava foragida, eles faziam parte de uma quadrilha que praticava assaltos na região. Porém Roberto, o foragido, entra em contato com a população para dizer que nenhum dos três cometeram aquele crime hediondo, eles prenderam a pessoa errada.

Após isso nós iremos conhecer um pouquinho da vida de cada um dos mortos e a quem eles estavam ligados, muitos já se conheciam de longa data, tinha até um casal no meio. Conhecendo mais a respeito da vida de cada um em particular, iremos saber quem é o verdadeiro assassino.

Não foi difícil de chegar a conclusão de quem era o verdadeiro assassino, nas duas primeiras pessoas que já tinha uma ideia de quem era, quando fui conhecendo mais, tive a certeza.

Não quis contar a respeito de cada um em particular, pois poderia acabar deixando explicíto quem é o assassino. No final de cada capítulo temos uma frase que é narrada pelo assassino dizendo o verdadeiro motivo dele ter feito aquilo com aquela pessoa. No último capítulo, tudo se interliga, sendo narrado pelo próprio, mostrando onde cada um esteve presente em sua vida.

Dentre os sete mortos, a personagem que eu mais gostei foi Samantha, tudo aquilo que estava acontecendo em sua vida não era culpa sua, mas sim culpa de terceiros que deixaram uma marca forte em sua infância.

Temos também política envolvida nisso tudo, o prefeito da cidade constantemente está envolvido, assim como um vereador. Ao decorrer da leitura, também sabemos em que parte da chacina eles entram.

O final não foi uma grande surpresa para mim, mas gostei de como o autor explicou os acontecimentos e os motivos, não deixou nenhuma ponta solta e foi tudo muito bem apresentado. Aqui temos a certeza que os bonzinhos não tem vez, quem ganha é o lado mal.

A narrativa do autor fluiu muito bem, consegui ler o livro em apenas uma noite e fiquei satisfeita com o que encontrei. Estava em uma ressaca literária e ele me ajudou um pouco a sair.

Encontrei alguns erros de ortografia durante o livro, não é a primeira vez que acontece isso com um livro da editora Autografia, acho que eles precisa caprichar mais nessa parte. Fora isso, gostei da capa do livro e da edição.

Não posso falar muito mais a respeito do livro, se não posso acabar soltando um spoiler sem querer. Mas é uma leitura leve que vale a pena.




12 comentários:

  1. Oi! Gostei já de cara por se passar em minha Minas Gerais, já sei que vou identificar alguma coisa.. Achei a história bem interessante, e mesmo você falando que já no comecinho conseguiu identificar o assassino, achei legal você ter mencionado que gostou da maneira que o autor explicou os fatos e como cada personagem estava envolvido. Gostei de conhecer!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  2. É um livro que eu compraria fácil pela capa, achei muito bem feita e definiu bastante a história. A propósito, pela sinopse achei que fosse um caso real, e me deixou bastante intrigada principalmente por se passar em Minas. O jornalista Raphael Vitoriano já está na minha lista de leituras. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.
    Muito obrigada pela sua preocupação em não dar nenhum spoiler na resenha. Conforme fui lendo o que você escreveu, fui ficando bem curiosa para saber o motivo desse crime chocante. Mesmo que o assassino seja fácil de descobrir, acho que é uma trama interessante e que vale a pena conhecer!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu desse algum spoiler com certeza iria estragar a surpresa. Espero que tenha a oportunidade de ler o livro! ❤

      Excluir
  4. Eu não sei se conseguiria considerar essa leitura leve. Só a sinopse já me deixou angustiada. Sete pessoas serem assassinadas dessa maneira, deixadas na rua... é terrível e me lembra muito as notícias que vemos nos jornais e que tanto me deprimem. Nem consigo mais assistir jornais ou ler notícias, evito ao máximo.

    Isso que você falou dos bonzinhos não terem vez é uma coisa na qual venho pensando. Parece que o mundo é um lugar onde apenas os maus vencem, onde somente aqueles que não prestam e agem de maneira desonesta ou cruel é que têm vez. Os bons só sofrem e quando conseguem vencer de algum modo é através de muita dor e luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar com seu ponto de vista, Luna.
      A leitura é leve em comparação com os outros suspenses que eu leio, mas esse tema é bem real, infelizmente...

      Excluir
  5. Olá!
    Acho que já li sua resenha no IG. Relembrando sua resenha gosto muito desse gênero e mesmo tendo a sensação de uma condução mais leve ainda assim os temas abordados são impactantes, o fato do enredo ser fechadinho também é animador.
    Não conheço a escrita do autor mas gostei das suas considerações.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas confesso que fiquei bem interessado na história que parece ser intensa e repleta de surpresas. Anotei o nome, pois minha curiosidade está bem aguçada para saber da sua história na íntegra. Excelente dica.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da premissa, e principalmente de saber que é um ótimo livro para sair de uma ressaca literária, estou precisando! kkkk
    Poxa, que pena saber dos erros, é muito chato isso. :/
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana, não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários o enredo parece ser bem bacana, a unica coisa ruim é que o assassino é tão facilmente descoberto, mas fora isso parece ser uma boa leitura *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Achei a premissa bem interessante e leria o livor se tivesse oportunidade. Quanto aos erros de revisão, também já peguei alguns da editora e acho que realmente eles precisam prestar mais atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto bastante desse gênero e ainda não conhecia o livro, fiquei curiosa para realizar a leitura e acho que seria uma obra que me agradaria bastante. Quanto aos erros, eles incomodam, mas foco na história porque é o que realmente importa, a não ser quando são tantos que chegam a atrapalhar a leitura.

    ResponderExcluir