1 de abr. de 2019

Resenha: Deixada Para Trás - Charlie Donlea

Nicole Cutty e Megan McDonald são alunas do ensino médio na pequena cidade de Emerson Bay, Carolina do Norte. Quando elas desaparecem de uma festa na praia em uma noite quente de verão, a polícia inicia uma busca maciça. Nenhuma pista é encontrada e a esperança é quase perdida, até Megan milagrosamente aparecer depois de escapar de um bunker no fundo da floresta.
Um ano depois, o best-seller de sua provação transformou Megan de heróina local para celebridade nacional. É uma história triunfante e inspiradora, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole ainda está desaparecida.
A irmã mais velha de Nicole, Livia, é uma perita forense e espera que em um breve dia o corpo de Nicole seja encontrado e entregue a alguém como ela para analisar as provas e finalmente determinar o destino que sua irmã teve. Em vez disso, a primeira pista para o desaparecimento de Nicole vem de outro corpo que aparece no necrotério, de um jovem ligado ao passado de Nicole. Livia vai até Megan para pedir ajuda, esperando descobrir mais sobre a noite em que as duas foram levadas. Outras meninas também desapareceram e Livia está cada vez mais certa de que os casos estão conectados.
Mas Megan sabe mais do que ela revelou em seu livro best-seller. Flashes de memória estão se juntando, apontando para algo mais escuro e mais monstruoso do que sua memória descreve. E quanto mais ela e Livia cavam, mais elas percebem que às vezes o verdadeiro terror está em encontrar exatamente o que você está procurando.


Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Classificação: 3 de 5 estrelas
Ano: 2017
Páginas: 368




Conheci Charlie Donlea pelo seu livro A Garota do Lago, um livro que me surpreendeu muito há alguns anos. Quando eu soube que iria ter mais livros do autor aqui no Brasil, fiquei muito ansiosa, depois de dois anos trago a resenha de um deles.

Nicole Cutty e Maggie McDonald foram vítimas de um sequestro enquanto estavam à beira de um lago em uma festa de despedida do último ano da escola.

Enquanto Nicole é do tipo que faz de tudo para chamar a atenção e ter as pessoas aos seus pés, Maggie já é mais reservada. Nicole não é muito fã da garota, ela a acha sem sal e não entende o motivo de Matt, um caso seu do passado, ficar com uma garota tão "puritana".

O caso das duas garotas desaparecidas choca a todos e vira reportagem em todos os locais, logo Nicole e Maggie ficam famosas pelo seu desaparecimento.

Duas semanas depois do ocorrido acontece algo que ninguém esperava: Maggie McDonald consegue fugir de seu esconderijo. Mas sem sequer saber o paradeiro de Nicole.

Um ano depois de Maggie ter fugido do local em que seu raptor a fez de prisioneira, ela é uma escritora famosa no mundo todo por ter lançado um livro em que conta tudo o que aconteceu durante o tempo em que ela esteve presa e sobre sua superação.

Quem não está muito feliz com isso é Lívia Cutty, irmã de Nicole, por conta do desaparecimento da irmã, ela decidiu se especializar em patologia forense, trabalhando em um necrotério, ela espera que seja ela que analise o corpo de sua irmã se um dia ele chegar.

Mas tudo muda quando um corpo chega na mesa de Lívia como desconhecido, mas depois da identidade dele ser descoberta e dela saber que o corpo foi morto exatamente na mesma época que sua irmã, ela acaba descobrindo por meio de uma antiga amiga de Nicole que aquele era um ex-namorado misterioso que Nicole escondia naquela época.

Lívia então parte em busca de descobrir mais sobre esse namorado misterioso, e acaba por desvendar alguns mistérios tanto sobre ele, quanto sobre a sua própria irmã.

Deixada Para Trás é um livro que você não consegue largar enquanto não descobre o que realmente aconteceu, você pensa, aponta, julga, mas no final está totalmente errada, pelo menos foi isso que ocorreu comigo.

Confesso que apesar de não ter imaginado aquilo que ocorreu no final, eu achei um tanto clichê, por ser tratar de um livro do Charlie, eu achei que não encontraria isso em um dos seus enredos, mas infelizmente aconteceu.

Porém, esse não foi meu grande problema com o livro, o autor tentou jogar algumas coisas no ar para desviar-nos do verdadeiro culpado e acabou errando nisso, pois chega no final e temos algumas pontas soltas e mal resolvidas. Eu pelo menos depois fiquei um bom tempo pensando: "qual foi a necessidade disso?". Só me fez ficar confusa e pensando naquelas cenas em específico.

SPOILER: Por exemplo, quando Maggie vai à casa do sr. Steinman duas vezes e ele praticamente a expulsa pois tem um lugar trancado em que uma pessoa fica fazendo barulho: quem era a pessoa? qual o motivo do lugar ficar trancado? E também quando Lívia vai à Georgia para saber mais sobre o caso da Paula D'Amato, por que a doutora teve que citar sobre o caso da veterinária, que é a mulher do dr. Colt?

Apesar de não ter me apegado a nenhum dos personagens, eu sentia muita pena da Megan, ela só havia escrito o livro e ficado famosa por pressão de sua mãe, a mesma achou que aquilo seria bom para a filha e traria a antiga Megan de volta, mas ela já não era a mesma pessoa e a mãe dela insistia nisso, o que me gerou certa raiva.

A narrativa do Donlea continua impecável, eu virava as páginas sem nem perceber, estava curiosa e afoita para o desfecho.

O livro é intercalado entre a narrativa de Lívia, Megan e alguns outros personagens que temos durante o livro, além de termos também algumas partes que falam mais a respeito do passado tanto de Nicole, quanto de Megan, o que nos ajuda bastante a se familiarizar com o que está ocorrendo no presente.

Vejo muitas pessoas que ficaram chocadas com o final, então eu acho que vale a pena ler o livro, uma pena o final não ter me impactado tanto. Teremos mais um livro do Donlea publicado aqui no Brasil mês que vem, mas enquanto ele não chega, tentarei trazer a resenha do seu livro "Não Confie Em Ninguém" o quanto antes.


10 comentários:

  1. Adoro livros que prendem enquanto não desvendamos tudo que ocorreu, então é uma pena o desfecho ter sido clichê e nem preciso dizer sobre a fracassada tentativa do autor em dar peças desnecessárias ao quebra cabeça. Apesar dessas ressalvas eu aposto nas pessoas que ficaram chocadas com o final e quero ler.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Caroline!
    Quero muito ler esse livro, leio só coisas boas sobre o mesmo. A história me intrigou ao ponto ue já vou baixar no kindle para ler. Eu li A Garota do Lago e adorei a escrita de Charlie Donlea o suspense e o mistério é que me encanta nesse enredo. Parabéns pela resenha estou muito eufórica para ler e ainda mais curiosa como acaba, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Acho o estilo de narrativa do Charlie Donlea bem redondinho, por isso fiquei surpresa ele deixar tantas pontas soltas assim! Ainda não li Deixada para trás, mas sua premissa parecia realmente promissora e acabei ficando curiosa sobre o final inesperado mas ao mesmo tempo clichê haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana!

    Eu sou uma apaixonada por thrillers, então, este livro já me chamou a atenção de cara. Lamento que a história não tenha te envolvido tanto e que o final tenha parecido tão clichê.

    Acredito que eu vou gostar muito da história e tenho curiosidade em saber o que aconteceu com a Nicole, se ela está viva ou morta, se mais alguém está envolvido em seu desaparecimento. Não li o seu spoiler, pois pretendo ler a história em breve! :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Tudo bem?
    Que pena que esse livro deixou a desejar em alguns aspectos. Eu não sou muito de ler thrillers, mas os desse autor são muito elogiados e o livro tem uma premissa muito boa. No entanto, saber que o final é clichê e que o autor deixou pontas soltas me desanimou bastante. Ainda tenho curiosidade de ler algo dele, mas acho que não será esse livro.
    De qualquer forma, adorei conferir sua resenha e saber o que você achou da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bem?

    Que delicia ler essa resenha por aqui!! Ameiii esse livro, sou apaixonada pelo autor e acima de tudo pela sua escrita. Esse livro é simplesmente demais, e o que eu tenho a te dizer é que com o passar dos livros, tudo só melhora!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana!!!
    Eu cheguei a ler algumas resenhas desse livro em si, mas fico sempre com um pé com livros do gênero pois são poucos aqueles que leio do gênero.
    Gostei que você mostrou um lado da Megan que eu não sabia que ela tinha escrito o livro só para agradar a mãe e não porque ela quis.
    Uma pena que o livro do autor teve um clichê acerca da história :\
    Mesmo assim adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana! Esse livro parece ser uma boa opção de thriller, embora o final não tenha te impactado tanto e apesar dessas pontas soltas também. Acho que eu ficaria irritada também, mas fiquei curiosa demais com esse final para desistir dessa leitura agora. rs
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana!
    Eu sempre ouço as pessoas falarem muito bem dos livros do Donlea, mas ainda não tive a oportunidade de ler algo dele. Ainda esto mais interessada no A Garota do Lago, mas achei interessante a questão das três irmãs: uma continua desaparecida, outra conseguiu fugir e voltar para casa e a terceira está investigando.
    Quero tentar ler logo algo dele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem? É muito bacana quando um livro te prende a ponto de você nao conseguir largar mais até saber o que realmente aconteceu. Como não sou muito de ler esse gênero, acho que o fato de ser um pouquinho clichê nao seria um problema pra mim, afinal, não tenho taaanto contato assim com esse estilo de narrativa. Dica anotada!

    ResponderExcluir