3 de jul. de 2015

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade.
Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.


Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Classificação: 4 de 5 estrelas 
Ano: 2015
   Páginas: 288





Sophia Danko é uma universitária, ela cursa história da arte e divide um quarto com sua melhor amiga, Marcia. Sophia acabou de terminar um relacionamento com Brian, e ele não aceitou muito bem e vive perseguindo ela pedindo para voltar. Sophia já tentou muito, mas depois das inúmeras vezes que Brian a traiu, mesmo gostando bastante dele, decide não voltar.

Ela é chamada por sua amiga Marcia para um rodeio, de início ela reluta, mas depois acaba aceitando. É aí que ela conhece Luke Collins.

Luke é um caubói que vive com a mãe em uma fazenda. Depois que ele sofreu um acidente com Monstrengo, um dos touros mais desafiadores, sua mãe, Linda, teve que hipotecar a casa para pagar as cirurgias de Luke e o tempo que ele ficou no hospital. Sua mãe nunca gostou que ele montasse, mas agora ele terá que dar de tudo para ajudar a mãe a pagar as dívidas e não perder a casa.

Ambos se conhecem em um rodeio que Luke ganhou, o namorado de Sophia, Brian, vai perturbar ela, Luke assiste tudo e acaba não gostando, então vai e dá um lição nele. Depois disso eles começam a sair juntos e a se conhecer melhor.

Ira Levinson perdeu sua amada e única mulher Ruth há nove anos. Enquanto estava dirigindo, acabou por sofrer um acidente, e quem aparece ao seu lado é nada mais, nada menos que sua falecida mulher. Ambos começam um diálogo, relembrando de momentos que já passaram juntos e isso ajuda Ira a continuar vivo.

As histórias só se cruzam no final, mas vale muito a pena. A história de Luke e Sophia é maravilhosa, me apaixonei por esse casal. Luke é muito cabeça dura, quando quer uma coisa, não tira aquilo da cabeça. Sophia é uma ótima personagem, mega decidida, me identifiquei bastante com ela. Ver Luke arriscando sua vida montando para tentar ajudar a mãe é bem emocionante, mas em algumas partes chateia muito, pois ele pode tentar ajudar de várias outras maneiras, mas vê a montaria como a única saída.

A história de Ruth e Ira é linda também, mas terei que ser sincera e dizer que em algumas partes ficou bem cansativo de ler, sempre me dispersava na parte deles e era difícil me concentrar, mas dei um jeitinho e fui até o final, uma coisa que não me arrependo.

Narrativa do Nicholas maravilhosa como sempre, uma pena a parte do Ira não ter me agradado tanto, por isso o motivo das 4 estrelas. Não gostei muito dessa capa da Arqueiro. Ótima história com ótimos personagens, super recomendado!

3 comentários:

  1. Ainda não li esse livro mas está nas metas. Eu gosto do Nicholas Sparks e alguns de seus livros entraram para os favoritos; mas ultimamente venho me decepcionando com alguns... Acho que ele precisa se arriscar mais na hora de escrever e sair um pouco da zona de conforto dele.
    Gostei da resenha! :)

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu li esse livro ano passado e sinceramente tenho que confessar que a história como um todo me encantou de todas as maneiras. Vale muito a pena, até porque o autor Nicholas Sparks soube levar a história de uma maneira simples e de muito sentimento. Adorei as vidas se entrelaçando e isso pra mim foi perfeito. Agora quero assistir o filme que ainda não tive chance de ver. Espero que seja tão bom quanto o livro. Mas vamos ver né?! hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aninha!
    Não consigo gostar do Sparks. Já tentei ler um livro dele há muito tempo: sua narrativa não me cativou e eu não me senti atraída pelo enredo.
    Mas também, pudera ne? Sou viciada em fantasia épica e o Nicholas é o total oposto disso! Hahahaha ótima resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando — Livre-se você também!

    ResponderExcluir