4 de out. de 2019

Resenha: O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux

Que aterrorizante segredo esconde-se nos subterrâneos da Ópera de Paris? Que mistério atormenta um dos mais majestosos palácios dedicados à arte na capital francesa? Uma das histórias de terror e amor mais famosas do século XX, O fantasma da Ópera combina romance e suspense para narrar o triângulo amoroso entre a linda e talentosa cantora lírica Christine Daaé, o frágil e apaixonado visconde Raoul de Chagny e o sinistro e obcecado gênio da música que habita os porões do teatro. Com contornos de relato histórico, a narrativa conduz o leitor pelos labirintos da Ópera e do coração humano, revelando o que há de mais obscuro em ambos.

Autor: Gaston Leroux
Editora: Ática
Classificação: 4 de 5 estrelas
Ano: 2000
Páginas: 328


Acho que a maioria das pessoas conhecem um pouco da história do Fantasma da Ópera, se não conhecem, pelo menos já ouviram falar. Esse é um livro que eu sempre quis ler, além da história ser super aclamada, tem aquele quê de suspense que eu adoro. Meu receio foi eu não me acostumar com a linguagem, já que é um livro bem antigo. Mas mesmo assim, quando eu vi que a Luna do blog Luna de Lua iria realizar uma leitura coletiva do livro, eu não perdi a chance e fui correndo participar.

Pouco eu sabia sobre a história, então os fatos apresentados eram completamente novos. Aqui iremos conhecer o temido Fantasma da Ópera, aquele que ninguém vê, com exceção de uma pessoa, mas todos temem. O Fantasma faz exigências para os donos daquela ópera, e quem seria o insano que não iria atender aos seus pedidos?

Christine é nossa personagem principal, aquela por quem o Fantasma jura todo o seu amor, ele é o Anjo da Música para ela. Só ela conhece seu verdadeiro nome, aquela pessoa possessiva e misteriosa chama-se Erik. 

Christine é dona de uma voz exuberante que encanta a todos, e é com aquela voz que ela atiça as memórias de Raoul de Chagny, seu melhor amigo de infância. Eles não se viam há anos, mas mesmo  assim Raoul corre ao camarim de Christine para relembrar a ela quem ele é. Mesmo que tente fingir, o amor dos dois vem a tona, e isso causa muitas complicações.

Erick não irá gostar nada daquelas cenas  em que eles juram amor eterno um ao outro ou até mesmo quando eles falam a respeito de um noivado. Christine irá ter que escolher: Erick ou Raoul? Uma vida com uma voz incrível ao lado do Fantasma ou uma vida ao lado daquele a qual ela realmente ama, mas que irá viver sem a sua voz exuberante? 

Eu vejo várias pessoas falando a respeito do Fantasma, a maioria das opiniões a respeito desse personagem são extremamente positivas, mas acontece que eu vi apenas maldade em Erick. No final o autor nos traz páginas em que é possível ter certa compaixão pelo personagem, uma pessoa mal compreendida e que nunca foi amada verdadeiramente, mas foi só nas últimas páginas que eu tive esse sentimento pelo personagem, achei que nada justifica o que ele fazia.

Eu torci por Raoul e Christine o tempo todo, queria que o romance deles desse certo, achei que com todas as situações que eles enfrentaram, deveriam ter um "felizes para sempre". O autor não decepciona, pelo contrário o final me apresentou coisas que eu não achei que seria possível, como aquela cena do Fantasma com o Persa.

A narrativa do autor é fluída e nos deixa curiosos a todo momento para sabermos o que as páginas nos reserva. Repleto de ação e suspense, é impossível sentir-se entendiado em algum momento lendo o livro.

Quanto ao linguajar do livro, que eu julguei que não iria me acostumar, não vi problema nenhum. Não tive dificuldade em nenhum momento para realizar a leitura e fiquei feliz com isso.

Estou louca para assistir as adaptações do livro, vejo comentários super positivos a respeito de alguns filmes e quero conferi-los o quanto antes para ter uma ideia a mais do cenário que é apresentado no livro.



18 comentários:

  1. Eu nunca li o livro, e nunca tinha lido uma resenha sobre ele. O único contato que tive com a obra, foi através do filme, mas é sempre tão bom descobrir coisas novas sobre algo que já ouvimos falar, além de que faz muito tempo que vi ao filme, então não lembro da maioria das coisas. Que bom que você achou ele tão surpreendente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, felizmente o livro foi uma grata surpresa para mim!

      Excluir
  2. Romance já é bom e com suspense junto. Adorooo. Assisti ao filme mas não lembro muito bem. Bjusss, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Erik é um fantasma e pela concepção espiritual todo espírito preso ainda no mundo físico tende a ficar mal e perverso e ele não seria a exceção e como os sentimentos deles eram de frustração e ausência de amor em sua forma física e quando morreu e virou um ser vagante, tornou-se vil e possessivo.

    Eu adoro esse livro. Li há quase uma década atrás.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos os espíritos tendem a transformar-se em uma versão mal, pelo menos eu acredito nisso, mas como você mesma disse, por ele não ter sido amado em vida, provavelmente resultou nessas ações negativas.

      Excluir
  4. oi
    Que legal :D eu já assisti o filme e adorei, mas nunca li o livro parece ser maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso ler esse livro, não sabia que existia, com certeza irei adquirir o meu exemplar e iniciar a leitura em breve!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem famoso, assim como o filme, é considerado um clássico.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Sempre tive muita curiosidade em ler esse livro primeiro por ser um clássico, segundo pela história em si. Outro aspecto que gosto também é a questão histórica. É um incentivo para pesquisarmos, saber mais sobre outras culturas, além da linguagem que mesmo rebuscada nos envolve. Uma experiência diferente. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Adorei poder conferir a sua resenha incrível desse clássico fanstástico e único! Essa obra é uma das minhas prediletas e o filme sempre me envolve e encanta com esse enredo de tirar o fôlego! O que mais me cativa e intriga são os personagens, além da trama que intriga, nos apresentando ao sinistro e obcecado gênio da música que vive pelos recantos sombrios dos porões do teatro! O fato de conter contornos de relato histórico nessa excelente narrativa, torna tudo ainda melhor! E a música é outra coisa marcante na narrativa, pela figura obscura oculta, a representação dos desejos do coração humano e o cenário da Ópera presentes. Gostei bastante de relembrar a obra, através da sua escrita impecável e ponto de vista. Ótimo mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o autor narra o livro de uma forma que parece que o Fantasma da Ópera realmente existiu, eu ainda tenho minhas dúvidas. Com certeza é uma obra magnífica!

      Excluir
  8. A resenha ficou ótima! Me senti tentando a ler o livro, e talvez realmente leia. Ele é uma daquelas obra que todo mundo conhece sem conhecer e acho que vale a pena dar uma chance. Seus argumentos me convenceram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há anos eu conhecia o livro, mas não conhecia de fato a sua história. Espero que tenha a oportunidade de ler o livro!

      Excluir
  9. Uau! Só pelo nome do livro já o quero ler!

    Adorei o post e a resenha!
    Parabéns amo seu blog

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana,

    Amei resenha, parabéns pela resenha, só li algumas adaptações do clássico, mas nunca ele completo. Acho que em 2020 sai, e sua resenha contribuiu para isso!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir