11 de out. de 2019

Resenha: A Devolvida - Donatella Di Pietrantonio

Considerado um dos grandes romances da Itália, onde vendeu mais de 250 mil exemplares, com direitos negociados para mais de 25 países, e adaptações no teatro e no cinema, a autora Donatella Di Pietrantonio traz uma história sensível e emocionante.
Aos 13 anos, uma garota é levada do lar abastado onde vive para uma casa estranha e com pessoas que dizem ser seus pais e irmãos.
Na pequena cidade italiana todos conhecem sua história: ela é a criança que os pais naturais, pobres e de família numerosa, “deram” a um parente que não podia ter filhos e que este a devolveu quando a menina frequentava o ensino médio, não por maldade, mas porque a vida pode ser mais complexa do que imaginamos e nos força a fazer escolhas dolorosas.
Ela era a devolvida. Sentia-se como uma estrangeira na nova casa e, desde então, a palavra “mãe” travara em sua garganta. Privada até de um adeus por aqueles que sempre acreditou serem seus pais, ela se vê incrédula ao enfrentar o sofrimento de ser abandonada novamente de forma repentina.
“Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”.
Forçada a crescer para reintegrar-se ao seu núcleo original, ela vive uma sensação de subtração, de gente esvaziada de significado, e nos ensina em meio à dor como encontrar sentido quando tudo parece desmoronar.

Autora: Donatella Di Pietrantonio
Editora: Faro Editorial
Classificação: 5 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 160


Nossa protagonista foi entregada por sua mãe para um parente distante com apenas 6 meses de idade. Adalgisa a criou, juntamente com seu marido, durante anos, até entrega-la com 13 anos de volta para sua família sem nenhum motivo aparente.


A única coisa que ela sabe, é que sua mãe adotiva não estava nada bem de saúde, então suas esperanças ficam por conta de sua mãe melhorar e ir busca-la novamente naquele lugar.

Se antes ela era acostumada em ser a filha única e a ter todo o luxo, agora ela terá que conviver com a pobreza e a falta de higiene.

Sua nova família é composta por vários irmãos que ela nem sabia da existência. Todos eles dividem o mesmo quarto, sendo que dormem em colchões separados. Adriana, sua irmã mais nova, divide o colchão velho e cheirando a mijo com ela.

Seu irmão, Sergio, a odeia e não quer ela ali. Para ele, ela é apenas mais uma boca para ser alimentada. Diferente dele, Vicenzo, seu outro irmão, já a trata de um modo mais simpático.

Ela já é conhecida na pequena cidade como "a devolvida" sofrerá até bullying na escola por conta disso. Nós iremos acompanha-la em toda sua trajetória naquela casa e como ela irá superar com apenas 13 anos, tudo aquilo que vem acontecendo em sua vida.

A Devolvida tem uma história que me tocou profundante. É impossível realizar a leitura do livro e não sentir empatia por tudo que a protagonista vive. Tinha horas que eu ficava com vontade de adentrar na história e tirar ela de todo aquele antro de sujeira que ela estava sendo obrigada a viver.

Eu tinha uma leve noção do motivo dela ter sido devolvida, mas quando confirmei que estava certa, eu senti um ódio imenso de Adalgisa. Mesmo tendo criado a garota por 13 anos, para mim ela não se considerava mãe dela e nem a tinha como filha, pois uma coisa bem "simples", ao meu ver, fez ela devolver a pequena.

A Donatella tem um narrativa que envolve o leitor de uma forma surreal e nos faz sentir exatamente as mesmas coisas que os personagens. Eu sofri junto com a protagonista, fiquei o livro todo torcendo para que ela não se deixasse abater por aquela fase ruim.

Quando eu peguei o livro para ler, não consegui larga-lo enquanto a leitura não fosse finalizada, fiquei extremamente curiosa para saber o que o final me reservava.

Quanto ao final, fiquei bem decepcionada. Achei que faltou mais explicações, a autora acabou finalizando o livro muito rápido sem nos dar muitos detalhes a respeito do que estava acontecendo.

Apesar disso, não tirei estrelas do livro, o enredo todo compensa bastante o que a autora deixou entreaberto.

Em suma, A Devolvida nos traz uma história fluida e emocionante. O tipo de livro que você começa e não quer mais largar, além de sentir as dores dos personagens como se fossem suas.



20 comentários:

  1. Oi, Ana

    Que pena que o final foi abrupto, mas pelo menos o restante foi bom.
    Tenho lido ótimas resenhas sobre esse livro e sinto muita dó dela. Quero sabe pq devolveram ela e como se dá toda a dinâmica da situação.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não sentir uma compaixão pela protagonista, eu também fiquei morrendo de dó.

      Excluir
  2. Eu amo livros que me deixam com tanta curiosidade que eu leio rápido. Não conhecia este livro e a história é bem interessante, imagino o sofrimento de ser "Largada", de ser criada sem amor :(
    Meu blog: https://emversosmeencaixo.blogspot.com
    Estou seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, por isso acabei finalizando a leitura do livro rapidamente.

      Excluir
  3. Nossa que bacana esse livro. Já me imagino chorando horrores lendo esse livro. Já quero pra ontem. Anotado já aqui, bjusss.

    ResponderExcluir
  4. Que história mais original e complexa e emocionante! Acredito que dá para notar, o porquê é considerado um dos grandes romances da Itália e teve tanta audiência em vários outros países também. Parece ser um livro ótimo e repleto que reflexão. Eu nem posso imaginar como é passar por tudo o que a protagonista vai se deparar nessa dura realidade e árdua jornada.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que pelo título, eu imaginava que fosse algum romance de época bem clichê, mas, pela sua resenha, me deparei com uma história bem mais profunda e tocante. Fiquei bem curioso para conferir!


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  6. Nossa, essa história irá sensibilizar muito o leitura com esse enredo emocionante. Gostei demais da sua resenha e da dica de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oiiii! Amo os materiais da Faro Editorial! Tanto que eu, Gustavo, do Leitura Enigmática, a Fernanda, do blog Conduta Literária, e a Amanda, do Sobre a Leitura, acabamos de organizar um grupo de leitura coletiva de materiais desta editora, apenas. Esse livro é super bem falado, tem resenhas mais que positivas! A sua está rica! Parabéns! Depois de passar aqui, com certeza eu estarei anotando a dica! Quem sabe mais pra frente não se torna uma das leituras do Faroníacos, não é verdade?!;) Bjs


    ResponderExcluir
  8. Gente!! Fiquei de queixo caído com esse livro. Com certeza parece uma trama muito boa, por isso um livro tão desejado por muitos. Ansiosa para saber porque a menina vou devolvida.
    Bjus,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Pela resenha o livro é muito forte e interessante, e só de ler o enredo já fica a curiosidade sobre os motivos. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  10. Você ser criada desde os 6 meses por uma família e depois de tanto tempo ser devolvida deve ser muito ruim, eu também sofreria com o personagem com certeza.

    ResponderExcluir
  11. Nooosssaaa, eu não sei se daria conta, pelo menos no meu momento atual, de fazer esse tipo de leitura. Muito triste e emocionante, esses motivos que levam crianças a serem dadas e devolvidas, credo, mexem muito mesmo comigo.
    Mas, parece que você realmente aproveitou essa leitura. Percebi por sua resenha e por sua avaliação.
    Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  12. Oooooooi

    Uau hahahaha
    Esse livro seria daqueles que eu choraria horrores hahahaha
    Amei a capa e a história parece ser bem interessante
    Quero ♡

    ResponderExcluir
  13. Uau!! Não conhecia a obra e fiquei bastante interessada.
    Parece ser uma leitura bastante densa, que necessita ter um estômago forte para suportar.
    Imagino o quanto a protagonista sofreu, um assunto tão delicado como adoção e ela precisar passar por essa troca de famílias sendo tão nova.
    Vou anotar sua dica e assim que tiver a oportunidade lerei.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei a sua resenha, não conhecia o trabalho dessa autora mas confesso que fiquei bem interessado em procurar mais sobre ele, pois é bem o estilo de leitura que eu gosto de fazer, parabéns pela foto

    E ah, a faro arrasa muito!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana,

    Fiquei mega curiosa para essa história, pois parece ser o tipo de narrativa que normalmente me conquista facilmente, principalmente por nos preder em seu enredo. Uma pena que o final tenha faltado algo e ficado meio entreaberto, isso é algo que costumme incomodar, mas quero ler para ver o que acho.

    Beijos!

    ResponderExcluir