13 de out. de 2019

Resenha: Vozes do Joelma - Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini (Parte Um)

Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. 
O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. 
Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.

Autores: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini 
Editora: Faro Editorial 
Classificação: 4,5 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 288



Hoje trago a resenha de "Vozes do Joelma", um livro que tem como pano de fundo, a tragédia que ocorreu com esse edifício na cidade de São Paulo. 
Os Mortos Não Perdoam - Marcos DeBrito: Pablo mora com sua mãe, Berta, e suas duas irmãs mais novas, sendo que uma delas sofre de epilepsia e aproveita-se de sua doença para não fazer nada, além de perturbar a vida dele.

Apesar de ser ele quem sustenta a casa e ainda comprar os remédios para sua irmã enferma, ele é alvo de críticas delas, elogios nunca são proferidos para o pobre homem.

Pablo é apaixonado por Isaura, com quem mantém um relacionamento, ele pretende casar-se com ela, mas isso é impossível enquanto as três mulheres viverem, já que elas criticam intensamente a namorada de Pablo.

Juntando todo o ódio que ele sente em seu interior, Pablo decide aniquilar a vida daquelas três mulheres para viver a sua vida sem ninguém apontando o que ele deve fazer ou o criticando pelos seus atos.

Esse conto é narrado no ano de 1948, o autor Marcos DeBrito vai nos explicando e datalhando tudo durante o presente e o passado de Pablo, sem nos deixar perdidos em nenhum momento durante a leitura.

Pablo depois que mata sua família, é constantemente torturado por visões delas voltando ou saindo do poço que ele as jogou em seu quintal. O conto ser narrado em décadas atrás deixa uma atmosfera mais sombria pairando no ar, principalmente quando imaginamos uma casa antiga sendo assombrada por três fantasmas mulheres, imaginem só?

Confesso que depois que eu finalizei o conto, fiquei querendo mais, o autor, como sempre, com uma narrativa deliciosa que prende leitor e nos deixa pregado durante a leitura ávidos por querer mais da história.

Em suma, o conto foi bem finalizado, sem deixar nenhuma ponta solta. Com certeza foi uma ótima história para começarmos a leitura do livro.

Nos Deixem Queimar - Rodrigo de Oliveira: Mais de 20 anos depois do acontecimento com Pablo e sua família, agora nós temos um edifício chamado Joelma criado em cima do poço que abrigou o corpo deles.

Nesse edifício que conta com dezenas de andares, nós teremos dois personagens principais: Samara e Gabriel. Enquanto Gabriel ocupa o cargo de gerente, Samara está um pouco mais abaixo.

Começamos o conto sabendo que Gabriel cometeu um delito e está super nervoso e ansioso para sair daquele edifício. Quando os policiais chegam ao local, ele sabe que não terá escapatória, então decide fugir dali, mas não sem antes praguejar Samara por denuncia-lo, ela sabe o segredo que ele esconde.

Em sua fuga, Gabriel acaba por cair andares abaixo enquanto esperava o elevador, sua morte foi instantânea, junto com ele foi a pasta que revelava tudo aquilo que ele estava querendo esconder.

Ninguém sabia o fim que ele havia levado, por isso, as buscas continuavam. Mas o espírito de Gabriel iria voltar em pouco tempo para atormentar aqueles que o mataram injustamente.

Confesso que o que mais me surpreendeu nesse conto foi o final, passamos o livro todo achando uma coisa, mas no final nos é revelado algo totalmente diferente. Isso fez com que eu ficasse com pena do Gabriel, eliminando toda a raiva que eu sentia do personagem.

Samara não me convenceu com seu temperamento, havia momentos em que me batia aquela vontade de entrar no livro e mandar ela calar a boca, santa é a paciência que os colegas de trabalho dela tinham para tolerar uma mulher tão irritante.

A narrativa do autor mais uma vez me ganhou e me prendeu durante todo o conto, me deixando curiosa para saber qual seria o rumo da vida dos personagens no final do livro.

Em suma, "Nos Deixem Queimar" é um conto rápido, bem desenvolvido e com um final surpreendente!


23 comentários:

  1. Caraca que livro forte. Quando comecei a ler o post não achei que a história seguiria esse rumo... já fiquei muito interessada em lê-lo. Adorei a sua resenha, muito completa.

    ResponderExcluir
  2. Eu já curto livros de contos naturalmente e pela tua resenha este é muito interessante. Vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me deixa mais curiosa a cada novo post que leio sobre ele. Acho legal a maneira que os autores encontraram para escrever as histórias.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu já tinha escutado falar sobre esse livro, mas não tinha lido nada sobre ele. Achei curioso porque, só pelo o que você falou, já percebi que é beeeem diferente do que eu pensava. Mas, ainda sim, bem interessante. Vou atrás dele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de realizar a leitura, o livro é muito bom!

      Excluir
  5. Oi Aninha, tudo bem? Eu devorei este livro, inclusive tenho que postar as resenhas dos contos hahaha, mas sério, a obra em sia ficou muito boa e os autores dispensam comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro está simplesmente magnífico, tanto os contos, quanto a edição 😍

      Excluir
  6. Gente, fiquei assustada só de ler a resenha!!! Eu tenho muita curiosidade em conhecer a escrita dos autores que compõe esta obra e acho que por contos é uma boa porta de entrada. mesmo com medo, vou ler.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá adorar, todos os autores do livro são excelentes!

      Excluir
  7. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura bem intensa e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana.
    Só recentemente eu fiquei sabendo desse grande incêndio, e passei até alguns dias pesquisando sobre ele. Adorei saber que existe um livro cujo ele é o plano de fundo, fiquei bem curioso pra conhecer as histórias. Espero gostar bastante.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ouvi falar muito desse livro ultimamente, mas a sua resenha foi a que mais me deixou curiosa pela leitura dele! Não tenho o hábito de ler suspense/terror, mas confesso que dessa vez estou ansiosa para saber mais detalhes sobre como Pablo matou sua família e, posteriormente, toda a história de Gabriel e porque você chegou a ter dó dele no final do livro. Parabéns pela resenha! Beijos! Karla Samira

    ResponderExcluir
  10. Caramba q livro tenso :o , confesso q histórias baseadas em fatos não são o meu forte, acho q não encararia esse, sinceramente, já ouvi falar muito do livro e sua resenha realmente parece passar tudo q vc sentiu durante a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana!!!
    Eu não sabia que existia um livro que envolvia o edifício e como eu morei em SP ainda me lembro das histórias acerca do mesmo e conheço alguma dessas histórias sobre o mesmo, eu meio que fico tensa acerca desse edifício. Sou muito medrosa e me dá arrepios na espinha só quando ouço falar acerca.
    Eu visitava com minha mãe os túmulos das 13 vítimas que ninguém conseguiu identificar, mas me sentia muito estranha na época e até hoje me sinto.
    Acho que não lido bem com histórias assim de todo modo é um livro com histórias boas que as pessoas podem vim a gostar.
    Parabéns pela resenha, mas dessa vez eu passo a dica.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana,
    só esse ano eu fiquei sabendo das histórias que rondam este edifício. Li em um grupo sobre o incêndio e sobre os acontecimentos que se seguiram. Confesso, que por isso, acebei ficando bem interessada quando soube do lançamento desse livro, ainda mais sabendo que o Marcos, um autor nacional tão elogiado, possui uma história nesta obra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito de livros de contos e estou louca para ler As Vozes do Joelma desde que vi sobre o lançamento. Adorei ver a sua resenha sobre o livro, eu acredito que a leitura vai me agradar muito e espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    Não sou muito fã de contos e de antologias, mas essa seria uma ótima oportunidade para conhecer a escrita desses autores de terror nacional. Conheço Marcos deBrito de nome, mas ainda não li nada dele. Achei a premissa muito interessante por colocar uma história verdadeira de plano de fundo para mergulhar no fantasmagórico e tenebroso. Fiquei curioso sobre os outros contos. Dica anotada.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ana!
    Eu não tenho problema algum em ler contos, já li vários e adorei. Esses em questão eu não conhecia, mas fiquei muito curiosa depois de ler sua resenha. Espero poder lê-lo em breve. Beijo!

    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse livro está na minha leitura desse mês, não espero a hora de poder começar, pois eu acho que muitas passagens impactantes me irá surpreender.

    ResponderExcluir
  17. Mais um livro interessante pra adicionar a minha lista, adoro contos é sempre uma leitura agradável.

    ResponderExcluir