19 de out. de 2019

Resenha: Vozes do Joelma - Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini (Parte Dois)

Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini são autores reconhecidos pela crueldade de seus personagens e grandes reviravoltas nas narrativas. As mentes doentias por trás dos livros A Casa dos Pesadelos, O Escravo de Capela, Dança da Escuridão, Horror na Colina de Darrington, Quando ela desaparecer, O Casamento, Colega de Quarto, e da série As Crônicas dos Mortos, se uniram para criar versões perturbadoras sobre as tragédias que ocorreram em um terreno amaldiçoado, e convidaram o igualmente perverso Tiago Toy para se juntar na tarefa de despir os homicídios, acidentes e assombrações que permeiam um dos principais desastres brasileiros: o incêndio do edifício Joelma. 
O trágico acontecimento deixou quase 200 mortos e mais de 300 feridos, além de ganhar as manchetes da época e selar o local com uma aura de maldição. Esse fato até hoje ecoa em boatos fantasmagóricos que envolvem a presença de espíritos inquietos nos corredores do prédio e lendas sobre lamúrias vindas dos túmulos onde corpos carbonizados foram enterrados sem identificação. Algo que nem todos sabem, é que muito antes do Joelma arder em chamas no centro de São Paulo, o terreno já havia sido palco de um crime hediondo, no qual um homem matou a mãe e as irmãs e as enterrou no próprio jardim. 
Devido às recorrentes tragédias que marcaram o local, há quem diga que ele é assombrado por ter servido como pelourinho, onde escravos eram torturados e executados. E sua maldição já fora identificada pelos índios, que deram-lhe o nome de Anhangabaú: águas do mal. Se as histórias são verdadeiras não se sabe... A única certeza é que a região onde ocorreu o incêndio tornou-se uma mina inesgotável de mistérios. E, neste livro, alguns deles estão expostos à loucura de autores que buscaram uma explicação.

Autores: Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini 
Editora: Faro Editorial 
Classificação: 4,5 de 5 estrelas
Ano: 2019
Páginas: 288


Dando continuidade a resenha dos contos do livro "Vozes do Joelma", hoje trago os dois contos de encerramento do livro, dos autores Marcus Barcelos e Victor Bonini respectivamente.

Os Treze - Marcus Barcelos: "Os Treze" do autor Marcus Barcelos irá nos apresentar à Amilton.⠀


Amilton vive na miséria com sua mãe, após a mesma levar um golpe do próprio marido, que fugiu com todo o seu dinheiro, ela acabou entrando em depressão.

Já que sua mãe está debilitada em cima de uma cama, quem tem que arcar com todas as despesas é Amilton. Ele é conhecido na cidade como o "faz-tudo", não nega nenhum trabalho, desde que receba por isso.

Após negar um trabalho por conta da pessoa não ter dinheiro para paga-lo, Amilton se vê precisando dessa mesma pessoa, já que sua mãe faleceu e ele não tem dinheiro algum para comprar um caixão.

Ernane é responsável pelo cemitério da cidade. Depois de Amilton ter rejeitado o conserto do telhado de sua casa, ele acabou desabando, o que resultou na perda de uma de suas pernas.

Apesar de saber que Amilton não lhe ajudou, Ernane decide, em troca de trabalho no cemitério, ajudar Amilton com o enterro se sua mãe.


Eles acabam criando um grande vínculo, o grande problema é que quando o edifício Joelma começa a pegar fogo, Ernane e sua mulher estão presentes no local. Então Almiton se vê perdendo de novo a única pessoa que ele tinha, mas algo irá lhe assombrar após o enterro dos treze corpos que jaziam no elevador do prédio.

Eu já li todos os livros do Marcus Barcelos, então já sabia que ele iria escrever um bom conto para o livro. Confesso que a história foi totalmente diferente do que eu pensei que seria.

O que mais me chamou a atenção no conto foi o final, a revelação a respeito da perturbação que as treze almas fazia foi diferente do que eu esperava, acabei sendo surpreendida positivamente.

A narrativa do autor é viciante, só parei de ler o conto quando finalizei ele. Fiquei super curiosa para saber qual seria o fim de Amarildo, diferente dos outros contos, nesse daqui temos um final feliz.

Em suma, com um bom desenrolar, Os Treze nos prende e surpreende com o seu final.

O Homem na Escada - Victor Bonini: "O Homem na Escada" do autor Victor Bonini é o conto de encerramento do livro, sendo o mais longo de todos eles.

Esse conto se passa no edifício Joelma após ele ter pego fogo, agora ele é ocupado por pessoas que não tinham aonde morar.

Quem mantém o lugar em ordem é Dinei, ele é da pesada, então ninguém mexe com ele.

Solange tem uma filha, Eugênia, que esta grávida de um dos irmãos do tráfico de Dinei. Acontece que ninguém sabe, e nem podem saber.

Após o traste agredir Eugenia grávida, o que acontece costumeiramente, Solange encontra com uma pessoa na escada, em seus pensamentos ela deseja que tudo de ruim aconteça com aquele que está em seu apartamento.

O problema é que quando Solange volta, vê que suas preces foram atendidas, ao lado do corpo do traste falecido, jaz um canivete que foi usado como arma do crime.

Agora ela se vê envolvida em um crime e muitos outros mistérios que ainda estão por vir.

Esse conto é mais puxado para o lado investigativo do que para o terror, típico do Bonini, que arrasa nesse gênero.

Eu fiquei durante todo o conto curiosa para saber quem havia assassinado o traste. Deus me perdoe, mas eu torci para que algo de ruim realmente acontecesse com ele.

Apesar de ser o conto mais longo, foi lido rapidamente. Bonini tem uma narrativa ágil, tornando o conto fácil de ser lido.

A Solange me assustou, julguei que a personagem fosse esquizofrênica, confesso que ainda no final eu fiquei com essa dúvida pairando e continuo curiosa para saber se estou certa ou não.

Em suma, Victor Bonini finalizou bem o livro, nos trouxe um conto investigativo, mas sem deixar o terror de lado, com certeza uma ótima leitura!

Considerações finais: Como era de se esperar, todos os contos me agradaram, irei dar destaque para o conto do Rodrigo de Oliveira e do Marcos DeBrito que foram favoritados por mim.
Todos os contos foram rápidos de serem lidos, visto que os autores tem uma narrativa ágil e fácil. Recomendo a leitura para todos, Vozes do Joelma traz quatro autores nacionais espetaculares!


19 comentários:

  1. Eu vi esse livro em promoção na Horror Expo e cheguei a folheá-lo.
    Imagino que deve ter sido uma leitura bem intensa por conta do tema, mas fiquei curiosa para conhecer os contos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma leitura e tanto, é um livro que vale a pena ser lido!

      Excluir
  2. Eu tô doida pra ler esse livro desde que vi a Faro anunciando ele, todo mundo tá falando super bem dele e as notas dele no skoob estão altissimas, mas também né, só autores de peso! Adorei sua resenha e já quero mais ainda ler esse livro, socorro! hahahahah

    ResponderExcluir
  3. Gente, que tragédia essa da vida do Amilton. Perde a mãe ele nega um trabalho a pessoa perde a perna, é bem coisa do Marcus isso mesmo.
    Eu adoro a escrita do Victor, quero logo ler Vozes do Joelma me parece mesmo um livro muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, não é? O azar é todo do Amilton, coitado kkkkk
      Leia mesmo, você irá adorar!

      Excluir
  4. Já li esse livro e achei extremamente impactante, os contos são um melhor que o outro! Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante este livro, pois parte de uma história real que abalou o Brasil na época que ocorreu, não conhecia este livro, me interessei muito em ler, farei mais breve possível. Abraços perfumados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o que eu mais gostei no livro é que os contos foram baseados em um fato real.

      Excluir
  6. Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Acho a história apesar de trágica, fantástica.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Ultimamente ando gostando bastante de ler contos, é que estou com o tempo um pouco corrido, então, esse tipo de leitura é bem útil... Esse livro parece ser uma leitura bem intensa e que meche com nosso psicológico, mas, mesmo assim quero ler!

    ResponderExcluir
  8. Amei sua resenha e fiquei curioso para ler o livro que parece ser bem intenso. Ótima dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Ta ai um livro que reúne duas coisas de qual não sou fã, contos e terror. Mas dá para perceber que é um livro ótimo, de muita qualidade de narrativa, ou seja, um nacional de respeito. Fico contente que tenha curtido a leitura, fiquei curiosa com os mistérios e empolgada com sua resenha, mas não garanto que lerei, mas posso tentar um dia, enquanto isso vou indicando a leitura para os amigos que gostam do gênero. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Ahh que livro!!! Fiquei muito surpresa com a obra, principalmente em como os contos casam entre si ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Esse foi um dos lançamentos mais aguardados que acompanhei pelo instagram. Muitos leitores queriam conhecer a obra que uniu tantos autores. Confesso que eu também fiquei bem ansiosa para saber o diferencial do livro. Além é claro, de ter sido escrito por tantos autores. Todas as críticas que li foram positivas. Gostei desse clima de suspense. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana!!!
    Como eu disse na resenha anterior não é um livro que eu leria por ter um certo sentimento acerca desse edifício.
    É interessante que tenha histórias e enredos construídos em volta do mesmo, ma ainda assim eu me arrepio toda só de pensar em tanta coisa que ronda esse mistério que é o edifício em si.
    Parabéns pela resenha é um livro bom para quem gosta do gênero, mas eu mesmo repasso a dica!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu já li esse livro e esses dois últimos contos foram os meus favoritos, o do Bonini pela forma como ele o escreveu e o do Barcelos por esse final inesperado, amei conferir sua opinião sobre eles.

    ResponderExcluir