3 de out. de 2018

Resenha: Jantar Secreto - Raphael Montes

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 2,5 de 5 estrelas
Ano: 2016
Páginas: 360




Em O Jantar do autor Raphael Montes nós iremos conhecer quatro jovens. Dante, Leitão, Hugo e Miguel.

Eles saem de uma cidade do interior do Paraná para tentar a sorte no Rio de Janeiro, são jovens esperançosos e acham que irão conseguir uma vida boa na cidade grande.

Eles primeiro alugam um apartamento em Copacabana, que por sinal, tem um preço alto, todos eles dão o dinheiro na mão de Leitão, que é o único ali que não trabalha, viciado em computador, é um hacker que consegue fazer tudo o que quer, todo o dinheiro do aluguel é repassado para ele e ele transfere para a conta da imobiliária.

Hugo é chefe de cozinha, Miguel é médico e Dante, o nosso narrador, é vendedor em uma livraria. 

Tudo se complica quando Dante recebe uma ligação do corretor dizendo que há seis meses o aluguel não é pago e eles tem uma dívida de quase 26 mil reais. Isso mesmo, Leitão gastou 26 mil reais somente com ele e não transferiu nos últimos seis meses o aluguel para a imobiliária. 

Agora como eles irão pagar o aluguel? Nenhum deles recebe uma quantia alta por mês, o que vem de uma família com uma situação financeira boa não irá pedir dinheiro e eles tem apenas duas semanas para resolver isso.

Então um deles tem uma ideia: fazer uma conta no site JantarSecreto.com e começar a servir jantares em casa, já que quando eles alugaram a casa, ela veio com uma mesa enorme contendo 10 cadeiras. Todos eles aceitam e Hugo fica responsável pelo cardápio que é passado para Leitão fazer a conta.

Mas Leitão mais uma vez faz merda, uma merda que pode acabar com a vida de todos eles.

Lia resenhas desse livro que sempre foi muito bem recomendado e quando tive a oportunidade de lê-lo, não pensei duas vezes.

Infelizmente a história não funcionou para mim, apesar de que o autor teve uma ideia incrível e tenho que parabeniza-lo por isso, a temática do livro é bem interessante, no estilo que eu gosto.

Os personagens não me agradaram, nenhum deles, eu sempre via uma coisa que não me agradava neles e que tornava a leitura lenta e muitas vezes eu acabava parando de ler e só voltava dias depois, devido a isso, demorei meses para terminar a leitura do livro. 

O autor não poupa detalhes, isso é bom e ruim. Teve uma cena que eu estava lendo o livro no metrô e quase vomitei quando uma personagem detalhou como fazia o seu trabalho no jantar, sério foi bem nojento. Mas em algumas partes os detalhes deixava a leitura cansativa.

O final do livro me surpreendeu bastante, juro que desconfiava de algumas pessoas, mas aquela nem chegou a passar na minha cabeça, mais um crédito ao escritor.

Enfim, quem gosta de um livro de suspense, com bastante sangue, detalhes e um bom final, Jantar Secreto é super indicado, mas infelizmente para mim o livro não funcionou.


9 comentários:

  1. Oi Ana
    Que pena que o livro não funcionou para você, confesso que por mais que a temática relacionado a canibalismo seja interessante, não é a minha praia e provavelmente também não funcionaria comigo, portanto passo a dica.
    A resenha está ótima!
    Beijos - Anne and cia

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro, também li resenhas dele que me deixaram empolgada, mas gostei muito de ver a sua sinceridade na resenha e sinto que não tenha sido uma boa experiência de leitura para você. Eu gosto muito do gênero e a premissa me agrada bastante, acho que pode ser uma boa leitura para mim e realmente espero que seja, eu li Suicidas do mesmo autor e adorei a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Que pena que não gostou do livro. EU já li alguns livros do autor, e gosto da forma como ele escreve, mesmo sendo bem sanguinário, rs. As histórias sempre me prendem, e acho a narrativa bem fluida.
    Mas que pena que não funcionou para você.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Essa não é uma leitura para qualquer um mesmo. As cenas são bem explícitas e nojentas. Eu gosto do tema e dessa crueza que o autor utiliza, então gostei muito da leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Estou doida para ler esse livro, realmente a temática do livro é bem interessante, uma pena que a história não funcionou para você

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acho que já li tantas resenhas sobre esse livro que sinceramente não sei se pegaria para ler mais. Acho que o enredo apesar de trazer bons elementos de suspense, esse excesso de descrições sangrentas não faz meu tipo de leitura. Geralmente me dá certa aflição.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,
    esse foi o primeiro livro do Raphael que li e amei completamente. Assim como você não me afeiçoei a nenhum personagem, todos tinham muitas falhas e acredito que fazia parte eles serem assim. Durante a leitura me apeguei a dinâmica do que estava acontecendo, as críticas que o autor deixou implícita em seu texto e os detalhes de algo bárbaro que acontece todos os dias (embora, não com humanos), realmente algumas coisas são bem nojentas, mas se prestar bem atenção não é está fora da realidade, é só trocar as vítimas humanas por animais.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Eu sempre vejo opiniões bem positivas sobre esse livro e até eufórica algumas vezes, o que sempre me fez ter grande curiosidade sobre a história. Uma pena não ter funcionado tanto para você. Às vezes muitos detalhes podem causar isso mesmo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana!!!
    Não minto que se não fosse sua resenha talvez nem colocaria o livro na minha lista de leitura, mas é porque vi o livro ganhar tanta fama que acabei simplesmente ignorando ele.
    E sério que li certo na sinopse que é carne humana aí?? O.O
    Meu pai que fumo foi esse do autor O.O
    Espero saber mais quando der oportunidade ao livro.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir