9 de set. de 2018

Resenha: Depois de Você - Jojo Moyes

Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Classificação: 2 de 5 estrelas
Ano: 2016
Páginas: 320



Confesso para vocês que eu estava extremamente ansiosa para realizar a leitura deste livro. Como Eu Era Antes de Você foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida, Jojo Moyes me ganhou completamente nesse primeiro livro com sua história e narrativa. Estava aguardando ansiosamente a continuação, Depois de Você. Minhas expectativas estavam altíssimas para com esse livro.

Estava super ansiosa para saber o que iria acontecer com Lou depois daquele final triste do primeiro livro. A personagem com certeza merecia toda a felicidade do mundo por passar aquilo tudo com Will. Mas acabei me decepcionando profundamente com ela e com a Jojo Moyes.

Esse livro é narrado um ano e alguns meses após o final de Como Eu Era Antes de Você. Lou ainda está sentindo profundamente a perda de Will, faz falta a presença dele na vida da personagem, e também de nós leitores.

Com o dinheiro que Will deixou para Lou, ela comprou um apartamento em Londres e vive lá, trabalha em um bar no aeroporto local, e apesar de não estar satisfeita com sua vida, ela não faz nada para mudar e continua vivendo infeliz.

Constantemente Lou está bebendo, mas em um certo dia ela acaba exagerando e vai para o terraço do lugar em que ela mora. Após ouvir uma voz feminina estranha atrás dela, ela acaba caindo do local. Apesar de ter algumas fraturas e machucados, ela está bem e vai passar um tempo na casa de seus pais. Principalmente sua mãe e irmã não estão felizes com o modo de vida que Lou está levando, mas mesmo assim aceitam ela de braços abertos.

Quando chega a hora de retornar para casa, seu pai coloca uma objeção. Ela pode retornar, mas terá que frequentar um grupo de apoio. Ela aceita e começa a frequentar um grupo. Lá ela conhece Jack, um menino que perdeu a mãe recentemente. Mas a grande surpresa é quando ela conhece um parente de Jack, Sam, o paramédico que a salvou no dia que ela caiu do terraço.

Sam e Lou começam a estabelecer uma grande amizade, e isso é muito interessante, e por um certo ponto, também é bom para ela, mas não foi para mim. Sam é até um homem bom, mas eu não gostei dele, o personagem acabou não me convencendo. Ele está constantemente presente no livro, sua presença para mim foi chata, e quando ele aparecia eu ficava extremamente entediada.

O grande ponto da história é: Lou recebe uma garota de 16 anos em sua casa. Lilly trará a tona um grande passado que envolve Lou e a família Traynor. Lilly está presente mais do que a metade do livro e a presença da garota é um saco. Lilly é do tipo a adolescente rebelde que faz tudo o que não deve, e mesmo sendo repreendida continua.

Ver Lou achar que era responsabilidade dela cuidar de Lilly me deixou extremamente nervosa com a personagem durante o livro todo. Ela deixava muitas vezes de viver sua vida e fazer suas coisas para cuidar de Lilly, uma adolescente que queria a atenção de todos.

Sinceramente, achei desnecessária a presença de Lilly, a presença de Sam, na real, achei extremamente desnecessário a autora ter criado esse livro. Eu estaria bem mais feliz com a visão do final do último livro. Durante a leitura eu fiquei pensando "é impossível a Jojo Moyes ter criado essa história". É surreal o quanto o primeiro livro é maravilhoso e o segundo é horrível.

Apesar desses pontos extremamente negativos, a narrativa da autora continua a mesma coisa, fluiu de uma ótima forma, mesmo a história sendo péssima. A capa é linda, e eu adorei esse pássaro como detalhe. E também apesar de tudo, gostei da escolha da Lou no final, pelo menos uma coisa certa ela tinha que fazer. Eu tenho quase a certeza que a Lou ficou pirada!!!

Enfim, apesar de eu não ter gostado do livro, vi muitas pessoas que gostaram. Então, se você leu Como Eu Era Antes de Você e quer ler Depois de Você, não hesite em ler, mas não o faça com grandes expectativas!


18 comentários:

  1. Oi, Ana! :D
    Nunca li nada da autora. Tenho vontade de assistir ao filme "Como Eu Era Antes de Você", mas sempre acabo deixando de lado por algum motivo. Eu meio que já sei como a história termina e achei aquela ideia de final tão original que me dá muita vontade de assistir para ver. Lendo agora sua resenha sobre o segundo livro, vejo que realmente a história não parece ser tão boa quanto a do primeiro. Tive a impressão de que colocar o Sam foi forçar um pouco a barra para fazer com que a personagem se apaixonasse de novo, quando talvez isso não fosse necessário para os leitores se eles percebessem que ela conseguiu pelo menos superar e viver uma vida mais feliz, mesmo que estivesse sozinha. Mas isso é só uma impressão, eu teria que ler pra saber! hahahahaha Gostei muito da resenha! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, tudo bem? Eu só vi o filme e fiquei com vontade na época de ler o livro. Uma pena você não ter gostado da história, às vezes é melhor os autores terminarem em um único livro do que fazer uma continuação. Mas enfim, se um dia ler o primeiro talvez eu me arrisque nesse só por curiosidade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana. Eu li o primeiro livro já faz um bom tempo e estou muito curiosa com esse segundo. Eu ainda não li nenhum resenha dele para evitar pegar spoiler, mas gostei de ter encontrado a sua e ter visto a sua opinião tão sincera em relação à leitura. Eu não sei bem qual vai ser a minha reação com a leitura, mas certamente não vou iniciar com as expectativas lá nas alturas.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom com você?
    Também li essa continuação e a que veio depois dessa e confesso que ao contrário de você, eu acabei gostando muito e achei necessária para que a Lou acabasse encontrando seu rumo. Quando eu terminei o primeiro livro eu tive a certeza de que ela ficaria da forma como começa no segundo: estagnada. O que eu gostei desse livro foi ver ela lidando com o luto, com a perda e sendo obrigada a tomar as rédeas de sua vida até então sem objetivos. No terceiro livro ela se descobre e é lindo de se ver, então recomendo a leitura ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem? Eu simplesmente me recuso a ler a continuação de Como eu era antes de você, pra mim foi um livro extremamente profundo e tocante e que realmente nao precisava de continuação, vendo pela sua resenha, não agradou muito né? Uma pena, acho que a autora poderia ter investido seu tempo em outras histórias, de verdade.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida!

    Eu acabei abandonando o primeiro livro, porque não me senti a vontade durante a leitura. Sei que muitos amaram o enredo, mas eu estava passando por um momento tão delicado que percebi que estava ficando com uma carga emocional mais que o normal. Eu entendo que vc não tenha AMADO o segundo livro, mas creio que o terceiro conta com mais detalhes e esclarecimentos do porque de tanto aprendizado na vida de Lou. Espero que você goste do próximo volume, porque eu mesma parei foi no primeiro.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana Caroline!

    Pois eu li este livro e posso te dizer que o AMEI!!! Ao contrário de você, eu tinha muito receio antes de lê-lo. Minhas expectativas não eram altas, pois eu temia que a autora estragasse tudo, que destruísse a personagem e a maneira linda como se construiu a história dela com o Will no primeiro livro. Todavia, me surpreendi positivamente com a história e achei a inserção da Lilly extremamente positiva. Motivando os personagens. Não só a Lou, mas outras pessoas que estavam precisando de uma parte do Will em suas vidas.

    Com uma família como a que a Lilly tinha você queria que ela fosse uma adolescente boazinha?!rsrs Sinceramente, eu a compreendi muito. E essa história foi o desfecho que eu necessitava.

    Se tem algo que eu acho desnecessário é um terceiro livro (Ainda Sou Eu) e só o lerei por curiosidade. A história terminou bem no segundo. Não precisava de outra continuação!

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu comecei a ler ele mas não cheguei a terminar. Muitos leitores não acham necessário a autora ter escrito mais livros depois do primeiro, uma pena que esses novos personagens tenham lhe parecido chatos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana!
    Acho que a autora só criou uma (na verdade duas) sequência por causa do apelo do público. Já li críticas negativas dele também, tanto que nem me interessei tanto em ler. Não sei se lerei, na verdade, mas já sei que devo ler sem qualquer expectativa.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro sinceramente me decepcionou demais. Acho que a autora tinha que ter mantido apenas o primeiro livro, que me emocionou demais. Mas essa continuação matou completamente todo o efeito que o primeiro causou. As vezes o autor precisa aprender a parar... enfim não recomendaria a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi! A impressão que estou no momento é que foi escrito meio que por obrigação, do tipo precisamos de uma sequência. Achei a narrativa monótona e os novos personagens não são nada carismáticos. Acho que foi meio que obrigação..

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem?
    Esse livro eu li e me arrependi, porque eu não superei o primeiro e os acontecimentos. Foi a única história que acontece algo do tipo que não aceitei. Não engoli e ainda sofri muito. E acho que a autora escreveu pra dizer "olha só, a vida segue em frente" e tá, eu sei disso, só não colou. ahahahah enfim, não li nem o outro a seguir. Simplesmente desisti dessa autora nessa história, mas li os outros livros dela! Beijos
    FALANDO DEMAIS

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu não posso opinar muito sobre essa história, porque desde o primeiro livro eu a acho superestimada. Gostei de ler suas opiniões sobre esse lirvo, porque eu o acho desnecessário, sério .Hahaha. Enfim, não tenho muita vontade de ler não, mas nunca diga nunca, né? Parabéns pela resenha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana tudo bem? Li o primeiro livro e assisti o filme também, mas não quis dar continuação na leitura porque já me falaram que era desnecessário o segundo livro, mas apesar disso gostei muito do primeiro e chorei muito kkk, parabéns pela sua resenha tive uma visão muito boa do que esperar se for ler e sua sinceridade foi um fator determinante, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  15. Vem me abraçar porque eu também não gostei do livro e por causa disso, nem arrisquei ler o terceiro. O primeiro no entanto, é um dos meus livros favoritos da vida e fiquei decepcionadíssima com este enredo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem? Não li o primeiro livro, consequentemente não li esse também, em maior parte por não gostar de livros com muito drama, além disso, a proposta não me chamou a atenção, enfim... é uma pena quando um livro não atinge nossas expectativas e acabamos nos decepcionando com um livro
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Cara, eu AMEI "Depois de você"!
    Achei a Lou muito mais ativa, adorei a trama com a adolescente, achei melhor do que o primeiro, inclusive! Hahaha
    Jojo é lindíssima, mas é uma pena que esse título não tenha agradado a todos

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Ao contrário de você, amei esse livro! Achei que o primeiro foi muito voltado para o Will, o que ele queria, o que ele faria, nesse teremos uma Lou diferente e mais madura, lidando com a pessoa mais importante de sua vida: ela mesma. Simplesmente amei ver mais dessa personagem tão carismática.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir