4 de set. de 2018

Resenha: A Casa dos Pesadelos - Marcos DeBrito

Dez anos depois de estar cara a cara com aquela assombração, Tiago finalmente concorda em voltar à mesma casa para visitar sua avó. Agora adolescente, ele pretende provar para si mesmo, que a terrível imagem que o aterrorizara nas madrugadas por tanto tempo, não passava de uma criação tenebrosa da infância. Mas, ao chegar no casarão, o jovem se depara com o misterioso quarto de seu falecido avô, agora mantido fechado, e tratado como espaço proibido. As restrições com relação ao aposento, as sensações e barulhos no meio da noite logo alimentam nele a suspeita de que algo terrível habita o local. Tomado por uma estranha coragem e desejo de ver-se finalmente livre do medo, tudo que o rapaz deseja é descobrir o que há por trás daquela porta. Então, o pesadelo toma novo impulso quando a figura sombria da infância mostra-se real novamente... mas, desta vez, ela quer atacar o seu irmão mais novo. Determinado a impedir que o caçula passe por terror semelhante, Tiago, mesmo apavorado, decide enfrentar a criatura. E o que descobre expõe terríveis segredos do passado que ninguém poderia imaginar.


Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Classificação: 3,5 de 5 estrelas
 Ano: 2018
Páginas: 144



Em A Casa dos Pesadelos nós teremos como protagonista o personagem Tiago.

Tiago ainda criança, em uma de suas visitas à sua vó teve a infeliz experiência de deparar-se com uma assombração na casa dela. Uma criatura grotesca que fez com que ele quisesse ir embora dali imediatamente.

Por este acontecimento, Tiago passou por grandes perrengues e frequenta uma psicologa até o presente momento para ajudar-lhe com o fato que ele presenciou. 

Desde esse dia, Tiago nunca mais quis voltar à casa de sua vó, mas decide que é hora de enfrentar os fantasmas do passado e dez anos depois encontra-se dentro de um carro com sua mãe e seu irmão mais novo, Bruno.

Já na casa de sua vó, Tiago não tem uma relação muito boa com ela quanto tinha quando era criança, mas mesmo assim ela não desiste de tentar reconquistar o neto, já que mora sozinha e não tem mais ninguém além deles.

O avó de Tiago faleceu e o quarto dele desde o seu falecimento é trancado, Tiago já tentou entrar lá uma vez, mas foi impedido por sua vó que lhe deu uma grande bronca e falou que ali é uma área proibida da casa.

Tiago tem plena certeza que o monstro que habita aquela casa está morando dentro daquele quarto e quer arrumar um jeito de adentrar ele.

Tudo piora quando seu irmão mais novo presencia também a assombração, mas sua mãe e sua vó acham que é fruto da imaginação fértil da criança por conta da história que ocorreu com Tiago há anos atrás.

Tiago sabe que seu irmão não está mentindo, então parte em uma busca para destruir essa assombração e fazer com que ela não faça mal a mais ninguém.

Vou começar falando sobre o personagem principal, Tiago, que foi um personagem que eu não gostei e não consegui me conectar. Ele é o narrador principal, então ora ou outra era difícil me conectar com a história por conta dele. São poucos personagens que aparecem ao decorrer da leitura e infelizmente eu não consegui gostar de nenhum deles, a avó dele é outra personagem que eu também não gostei.

Eu fiquei muito curiosa para saber como Tiago iria destruir essa aberração que vive na casa, os aspectos dela são tão horripilantes que me deixou um pouco assustada.

O final foi bem impactante para mim, eu tive que ler mais de uma vez para ter a certeza de que era aquilo mesmo, o autor conseguiu me surpreender bastante, assim como nos livros anteriores dele. Nunca que eu iria imaginar nada daquilo, foi genial.

Apesar do final ter me agradado, eu senti que ficou uma ponta aberta, então acho que poderia ter uma continuação para sabermos o que aconteceria depois dali, se Tiago iria contar ou não, como todos iriam reagir ao fato.

Eu já li três livros do autor e todos os anteriores me agradaram, porém A Casa dos Pesadelos, tirando o fato de eu ter gostado do final, o decorrer da história não me agradou tanto assim, infelizmente.

A narrativa do autor continua impecável como sempre, super fluída, Marcos nos faz viajar pelas páginas curiosos para saber mais sobre os acontecimentos da história.

A capa é linda, a diagramação está impecável e o livro conta com algumas ilustrações que me deixaram com um pouco de medo, eu confesso. Parabéns ao ilustrador pelo ótimo trabalho.

Em suma, recomendo A Casa dos Pesadelos para quem gosta de livros de suspense com um final impactante, tenho certeza que irá surpreender vocês, assim como aconteceu comigo!




6 comentários:

  1. Eu fujo um pouquinho dos suspenses porque sou extremamente medrosa, tenho medo até da luz, acredita? Ainda assim, acho a história bastante válida porque pelo que venho acompanhando, ela tem feito muito sucesso. Li um trechinho pra matar a curiosidade e a escrita do autor é realmente viciante, mas cheguei em uma parte de descriçoes e desisti haha

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Eu tenho muita curiosidade de ler os livros do Marcos, mas ainda não tive a oportunidade. Já li diversas resenhas, principalmente desse, que é o seu livro mais recente e a grande maioria não gostou tanto desse.
    Acho a premissa bem interessante, mas tenho a impressão que é uma história mais jovem, até mais leve. No entanto, ainda quero ler para saber se vou gostar.
    Adorei a sua resenha. Parabéns!
    Bjss

    https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!

    Tudo bem? Fico muito feliz por encontrar resenhas de livros nacionais em blogs. Já tinha visto esse livro por aí, mas sua resenha é a primeira que leio.

    Essa coisa de livro com o pézinho no terror (pelo que descreveu eu acho que se encaixa mais no terror que no suspense) não é pra mim porque sou muito medrosa mesmo e além disso ainda me impressiono fácil, então vou passar a dica, mesmo assim fico feliz que tenha gostado do livro e que o final tenha sido tão marcante.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Li algumas resenhas sobre esse livro e todas foram bem positivas. Apesar da sua dificuldade em se conectar com os personagens, eu gostei bastante da tematemá e da ambientacam que o autor usou, essa coisa de assombração na casa da avó. E esse final que te surpreendeu tambemme deixa curiosa. Esse pé no suspense com terror é muito minha cara. Quero ler, mas vou mais cuidadosa, pra não decepcionar com a leitura. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Stalker Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana Caroline!

    Eu não gosto de livros de terror. Fujo deles o máximo que posso, pois tenho pesadelos... literalmente.rsrs Então dificilmente lerei essa história um dia. E se não fosse o medo que sinto um ponto negativo, o fato de os personagens não serem carismáticos, de o próprio protagonista ser desagradável apenas contribuiria para me desanimar. Em síntese não é uma leitura para mim. Mas confesso que fico um pouquinho curiosa pelo final.rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, só o título do livor já me dá calafrios, então hoje vou deixar a dica passar porque eu realmente não gosto de livros de terror. Fiquei pensando na ponta solta que você falou que o final deixou e talvez uma serie esteja nascendo aí, não é mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir