13 de abr. de 2017

Resenha: O Verão Em Que Tudo Mudou - Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinicius Grossos

A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.
Autores: Gabriela Freitas, Thaís Wandrofski e Vinicius Grossos
Editora: Faro Editorial
Classificação: 5 de 5 estrelas
 Ano: 2017
Páginas: 297

 
No livro O Verão Em Que Tudo Mudou dos autores Vinicius Grossos, Gabriela Freitas e Thais Wandrofski  nós teremos três histórias diferentes mas com personagens que se conhecem.


Na primeira história que é a do autor Vinicius Grossos nós iremos conhecer Frederico, ou Fred, um jovem de 18 anos que não tem sonhos na vida. Ele não sabe qual faculdade quer cursar ou ao menos o que quer ser, seus pais se frustram por causa disso, então o garoto tem que arrumar um trabalho para ajudar nas despesas da casa.
 
Ele trabalha em uma livraria e gosta muito de trabalhar lá já que ama livros. Em certo dia um rapaz nada educado chega lá na hora que a livraria está fechando pedindo uma dica de um livro especial para uma pessoa especial. Já que o homem não sabe o gosto da pessoa, Fred acaba escolhendo “O Pequeno Príncipe” um de seus livros favoritos.

Já quando a livraria está fechada, uma garota aparece insistente batendo na porta da livraria. Essa é Valentina, uma garota que foi àquela cidade para conhecer aquele cara que comprou O Pequeno Príncipe e após descobrir que ele é casado, ficou com muito ódio. O mesmo decidiu presentea-la com aquele para se redimir, o que não deu muito certo.
 
Valentina de primeira mão é super grossa com Fred, mas como é dia de Natal e não tem nenhuma condução para a garota voltar para à sua cidade, Fred acaba lhe oferecendo ajuda. E então os dois irão passar um dia de natal incrível juntos!  

“Se for pra sonhar, precisamos sonhar com o melhor, com o que realmente queremos, por mais impossível que pareça.”  

Na segunda história que é a da Gabriela Freitas, iremos conhecer Lavínia que é aceita em uma universidade que tanto queria, ou eram os pais dela que queriam? Essa é a questão que paira nos pensamentos dela enquanto lê que foi aprovada.

Ela tem um namorado de anos que já se amaram muito, mas hoje Lavínia o ama apenas com um amigo. E é por isso que ela decide terminar o namoro e tenta convencer Enzo de que os dois juntos não dão mais certo. 
 
Lavínia decide que tem que se descobrir, tem que saber quem ela realmente é e o que ela quer. Ela sabe muito bem que seus pais não aprovarão sua decisão, mas mesmo assim ela decide que quer partir para uma viagem com destino à Búzios. Ela passará um mês lá, tempo o suficiente para descobrir quem ela é e o que ela quer.

Lavínia nessa viagem irá descobrir quem ela é, o que ela quer e também abandonar uma culpa que corrói seu coração, um acontecimento do passado que até hoje a mantém o seu interior isolado.

“Só quando se está submerso em seu próprio caos é possível enxergar os desejos de seu coração.”

Na terceira e última história da autora Thais Wandrofski nós iremos conhecer a Marisol, ou Sol. Sol é o tipo de garota super certinha, para todos os dias ela faz um cronograma do que tem que fazer durante o dia todo e se alguma coisa da errado ela fica extremamente chateada.

Ela tem uma irmã gêmea chamada Maristela, mais conhecida como Stela. O relacionamento dela com a irmã é ótimo, porém ela não aceita que a irmã fique totalmente a mercê de seu namorado, se privando de várias coisas.

Após receber uma mensagem de texto por engano, Sol começa a conversar com um estranho e cria um laço afetivo com ele virtualmente. O que é muito diferente para ela já Sol não é de ter muita gente em seu ciclo de amizade.

Ela tem como melhor amiga Bia, que está sempre com ela. Mas após Bia ter um problema e Sol apenas pensar em seu cronograma, Bia acaba por descarregar um turbilhão de verdades para Sol, que a faz se sentir mal e ver que realmente a sua melhor amiga está certa.

Daí Sol parte para uma missão que é planejar menos e seguir mais o cronograma da vida e não aquele que ela planeja todos os dias. E com certeza acontece coisas infinitivamente melhores do que ela pensava. E claro, ainda tem aquele estranho que irá mudar completamente sua vida.

“Parece que quando você se abre para a vida, a vida se abre para você.”

Gente, eu simplesmente amei esse livro. Desde a edição até a história.

A história do Vinícius me ganhou completamente, no início nós temos um Fred sem nenhum amigo ou sem sonhos nenhum, ao decorrer da narrativa Fred está uma pessoa bem melhor e pensando bem mais alto. Valentina, apesar de ser extremamente chata no começo, depois nos acostumamos com o jeito da personagem que é super encantador.

A narrativa do autor prende o leitor, que faz querer ler o livro cada vez mais. Com certeza irei querer ler outros livros do Vinicius, ele tem um modo único de escrita que deixa o leitor super à vontade. Já tenho  certeza  que gostarei de suas outras histórias!

Na história da Gabi nós temos uma personagem que no começo é super indecisa e é extremamente dependente da opinião dos pais, mas que vai amadurecendo com o leitor e no final é uma personagem decidida e com vários planos e sonhos para realizar. Lavínia foi uma das personagens que eu mais gostei durante todo o livro e de quebra nos apresenta à um personagem maravilhoso que me fez suspirar por ele, haha.

A narrativa da Gabi é ótima, foi outra narrativa que super me prendeu e eu gostei bastante. Já pode lançar outros livros Gabi!

Já na história da Thais, nós temos uma personagem super chatinha no começo, que só quer saber de seguir regras, mas depois ganha um balde de água fria de sua melhor amiga e vira uma personagem super diferente. Que irá conhecer coisas nova e descobrir que seguir os cronogramas não é tão legal como parecia. No final da história teremos uma Sol totalmente mudada!

A narrativa da Thaís é gostosa, apesar de ter me irritado bastante com a Stela em alguns momentos e com a Sol em outros, as personagens vão amadurecendo e podemos ver uma melhora imensa nelas. Adorei essa história!

Sobre a edição do livro... Maravilhosa, encantadora, linda, inúmeras palavras positivas podem descrever OVEQTM. A capa é linda, uma das mais bonitas da minha estante, o livro é cheio de ilustrações de coisas lindas que os personagens falam durante o livro e as letras são em um tom de azul escuro. Além de que no final de cada história tem uma playlist maravilhosa!

A Faro arrasou nessa edição, como sempre tem um capricho único que me deixou super apaixonada e surpreendida. Parabéns à editora por esse grande trabalho e aos autores pelas histórias maravilhosas!

9 comentários:

  1. Que legal kkkk Esse negocio de juntar três historias separadas ! Não sabia que esse livro era nacional! Fiquei bem curioso com a leitura!!


    Infinito Particular dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do que você passou sobre o livro, e fico muito feliz de ver tantos blogs falando dos escritores nacionais <3 Parabéns! haha
    Vou adicionar a minha lista de leitura! Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse é um livro que quero muito ler, não só pela capa e título interessantes, mas também pelos autores que fazer parte dele, especialmente o Vinicius que acompanho pelas redes sociais. Após ler sua resenha, fiquei ainda mais animada para ler depois de conhecer um pouco de cada história.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem??
    Eu também acho essa capa lindíssima, quase fui no lançamento aqui em Sampa, o que me impediu foi um trabalho em grupo na faculdade, mas não faltará oportunidade, tenho certeza... Pretendo comprar o livro assim que der, pois gostei muito de sua resenha e o modo como as histórias foram escritas, parecem aqueles filmes de fim de tarde que adoro assistir nos finais de semana. Adorei mesmo... excelente dica! Xero!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Essa capa é linda demais! <3 Mas o livro em si, não me chamou muito atenção. Tipo, parecem boas histórias, mas no momento não estou a procura desse tipo de leitura. Vou deixar para um outro momento, pois apesar disso, sua resenha tão fofa me conquistou.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legal isso de juntar história e conectar personagens, ou seria o contrário? rsrs... Gostei do título do livro, combina bem com a premissa e a capa super colorida dá o toque final! Que bom que a leitura flui bem e você gostou dos autores! Vou conferir tb!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana,
    Não acredito que você já leu esse livro! Vi informações sobre o lançamento há poucos dias e, desde então, estou curiosa para ler. fico muito contente que você tenha gostado da leitura e bastante curiosa para ler o conto do Vinicius, pois só de ele ter te conquistado de cara, já acho que é um ponto mega positivo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Estou vendo muita gente falar desse livro e confesso que estou ficando curiosa kkkkkkkkkkk, a capa é linda e chama muita atenção, louca pra ler e tirar minhas conclusões.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana. Passei um tempinho sem visitar o blog por causa da correria e tô vendo que ta cheio de novidade! Que resenha ótima foi essa!? Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro da Gabriela Freitas, mas agora tô morrendo de vontade de ler. Vou coloca-lo na minha lista, e sem dúvidas, assim que tiver a oportunidade vou compra-lo. Beijos.
    www.v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir