31 de jan. de 2015

Resenha: Érica - Larissa Barros Leal

Moscou. Dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos. Cairo. Uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha, arquitetada por integrantes da Ordem das Doze Tribos de Israel. Washington. Na sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Pequim. Um filho procura o pai, há meses desaparecido. Fortaleza. Em uma triste manhã, Érica encontra seus pais mortos... Nessa incrível trama, todas essas histórias se entrelaçam de forma impressionante. E somente Érica, que acaba de descobrir que foi incluída em uma lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, poderá impedir uma grande desgraça planejada por judeus fundamentalistas, prestes a atingir a todos. 

Autora: Larissa Barros Leal.
Editora: Novo Século.
Classificação: 4 de 5 estrelas.

Érica é um livro nacional lançado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Novo Século no ano de 2014. 

Este livro não se passa em apenas um lugar ou com apenas um personagem, mas se passa em FortalezaMoscou, Washignton, Pequim e Cairo. A narrativa da autora vai ser alternando entre essas 5 cidades e ao longo nós temos personagens diferentes.

Em Fortaleza nós temos Érica, uma jovem que mora com os seus pais e que tem a vida que deseja, tem grandes amigos ao seu lado, mas em um certo dia ela fica sabendo que seus pais foram encontrados mortos no quarto deles, foram asfixiados com suas próprias roupas íntimas, e tudo que ela consegue lembrar é aquele garoto misterioso que apareceu para ela avisando que uma coisa ruim iria acontecer.

Já em Moscou nós temos Katia e Ivan. Depois de Katia sair de uma boate e dispensar Ivan, igualmente fez com todos os outros, ela vai para a estação de metrô e lá acontece um grande acidente. Apenas Katia e Ivan conseguiram sair vivos, Ivan seguiu Katia até lá, depois disso os dois viraram grande amigos, um fazendo parte da vida do outro.

Em Washington nós temos Natalie e seus amigos, Meredith, Ashley e Jude são sequestrados por Guy, um homem que quer informações do Sr. Hill, pai de Natalie, no final acaba tudo ficando bem, mas segredos sobre sua família são revelados para ela e ela não poderia ficar mais assustada. 

Em Pequim nós temos Ling e Chang, dois amigos. Ling é viciada em álcool, já Chang é um fumante mega viciado, mas isso se desencadeou após seu pai sumir. Para ele, isso foi suicídio, apesar dele não morar mais com o pai e os dois não terem um relacionamento muito bom, Chang fica super preocupado. Mas depois ele descobre que seu pai não se suicidou, pois ele recebeu a notícia que seu pai, antes de sumir, entrou dentro de uma lanchonete. Que pessoa que quer se suicidar antes entra em uma lanchonete?

Por último nós temos Cairo, lá nós temos Iasmin, Jamil e Mohammed. Esses três trabalham para uma ONG chamada Alá no Coração, está indo tudo bem nesta ONG, até Guy, dono de uma enorme ordem judaica americana, tentar se aliar à eles, mas o mesmo é recusado, então Guy age de uma maneira com que eles aceitem: Incendeia um carro com uma pessoa conhecida deles dentro.

Essa série de acontecimentos desencadeia para Érica ir para Frankfurt juntamente com Derek. Derek é um espião de do Chanceler Arnold presidente do Banco Central Europeu, Érica terá a opção de aceitar ir junto com eles, ou deixar que aconteça mais tragédias pelo mundo. E aos poucos ela vai descobrindo o por quê dela ser escolhida e o por quê de terem matado os seus pais. 

O livro se parece um pouco confuso no começo, mas depois vai tudo se explicando e você consegue se habituar e conhecer esses vários lugares e personagens diferentes ao mesmo tempo. A narrativa da Larissa me prendeu do início ao fim, e fiquei querendo terminar logo o livro, mas cada vez querendo mais da história. Tenho que citar que no final eu fiquei com muita raiva da autora, só lendo para saber (diga não aos spoilers, haha), mas sério, não gostei muito do que aconteceu, mas a vida de leitora é assim, né, auhauah. Érica com apenas 16 anos é uma espiã não só de um, mas de vários casos ao mesmo tempo e por isso vemos que ela é uma garota forte e determinada. 
Também achei que faltou um romance para Érica, gostaria muito de ter visto ela com mais uma pessoa aí, mas infelizmente não ocorreu. Em suma, Érica é um livro que "em meio de perdas nasce a determinação". Recomendo o livro! :D

"Lúcia olho o exemplar de Querido John que segurava. O que deu em mim? Deveria estar consultando o preço de um livro de terror, não um romântico."

12 comentários:

  1. Ficou boiando um pouco na sinopse, mas depois entendi melhor c:
    O livro parece ser realmente bom, e um pouco confuso xD
    Beijos :3

    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
  2. Oiee.

    Não conhecia o livro e nem sei se terei a chance de ler. Não é algo que me prendeu atenção, portanto não sei mesmo se arriscaria

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, gostei da sua resenha, bem explicativa, no início deve ser bem difícil pegar o ritmo, muitos personagens, muitos acontecimentos, muitos lugares diferentes, mas a premissa é interessante, leria sim, ainda mais que fiquei curiosa com o final hahaha

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Gzuz....!
    Eu quero muuuuuito esse livro, eu fui comprar e não tinha nas lojas :(
    Parabéns pela resenha.

    http://whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Ainda não conhecia o livro, apesar de você recomendar a leitura ainda não sei se é algo que leria. Até porque a premissa não me chamou a atenção.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Sempre achei essa capa muito chamativa. E até anotei este livro para ler, mas acabei não o fazendo.
    Tem livros que são confusos mesmo no começo, mas acho que isso é normal. Gostei muito da resenha, queria poder ler ele em breve, mas acho que vai demorar um pouquinho.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Participe do Top Comentarista de Fevereiro

    ResponderExcluir
  7. Uau, bom saber que temos esses talentos brasileiros. Não conhecia a obra, mas fiquei interessada na história, parece ser cheia de reviravoltas. :D
    Beijos!

    Vício Literal

    ResponderExcluir
  8. Demorei um pouco pra entender a sinopse odfkdo, a capa eu achei linda!! Nunca li um livro desse estilo de história, gostei desse!!
    beijos♥

    http://diadezdejulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee! Morro de vontade de ler esse livro desde que soube da existência do mesmo - há algumas semanas, digamos - e sua resenha ficou maravilhosa!

    Apesar de só ter dado 4 estrelas, o livro não sai da minha lista! :3

    Abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Vamos confessar que achamos a sinopse meio confusa, depois de ler a resenha entendemos um pouco do que se trata, mas o livro não nos chamou muita a atenção!!

    beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Achei a premissa do livro incrível e sua resenha me deixou curiosa. Fiquei com vontade de ler, adoro tramas cheias de reviravoltas e parece que Érica tem muito disso.
    Beijo
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoreiiii, vc escreve muito bem sabia?
    Que livro da capa mais linda <3
    Ameiii tudo.
    Blog lindo.
    Beijos, vem me visitar

    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir