1 de dez. de 2018

Resenha: Macabra Mente - Vitor Abdala

Macabra Mente é o segundo livro de contos de terror/dark fiction do jornalista Vitor Abdala. A obra reúne oito histórias macabras e bizarras. No livro, o terror se manifesta através de monstros insuspeitos, como um pequeno peixe-beta ou um disco de vinil, mas também através de espíritos vingativos e criaturas misteriosas.

Autor: Vitor Abdala
Editora: VCA
Classificação: 3,5 de 5 estrelas
Ano: 2016
Páginas: 102







Macabra Mente do autor parceiro Vitor Abdala nos traz 8 contos curtos de terror.

O Barulho Na Casa de Máquinas nos traz a história de uma senhora que está escutando um barulho estranho em cima de seu apartamento, aonde se localiza a casa de máquinas, ela tem certeza que não é o motor do elevador que está fazendo esse barulho, ela liga para o sindico e diz que parece ter alguém querendo cavar o teto para entrar dentro de seu apartamento. A contra gosto, o síndico vai ver o que está acontecendo naquele lugar, sem luz no local, o síndico Arivaldo nem sabe o que está lhe esperando naquele lugar.

Zé do Peixe Quer Seu Voto nos fala a respeito de Zé do Peixe, um vereador que veio de uma família humilde, mas que só vai atrás do povo quando é época de eleição, depois que passa, Zé esquece o povo. Sendo assim, em época de eleição, Zé já está nas ruas, mas se surpreende ao ver que tem uma nova pessoa morando na cidade. Ele vai na casa daquela pessoa para conversar com ela e tentar convence-lo a votar nele nas eleições, quando o candidato entra dentro do casebre ele não imagina o erro que cometeu ao bater naquela porta.

Ilha das Focas nos apresenta uma pessoa que não acredita em reencarnação, mas que após um acidente de ônibus ele morre e reencarna em um corpo diferente. Um animal diferente. Ele reencarna no corpo de uma foca, e terá que se adaptar a viver no corpo daquele novo ser e viver longe da sua família que ele deixou quando ainda era humano.

Despachos nos traz Rafael, um garoto de 18 anos que desde pequeno sempre foi um atleta e participou de competições, mesmo sem ganhar nenhuma, ele continua competindo e sempre mudando os esportes. Até que em uma madrugada em que ele sai para correr, Rafael acaba mijando em um despacho que tinha na rua. Só que agora o santo que era dono daquele despacho está com muita raiva dele e fala que ele tem que fazer uma coisa para ele, se não, Rafael irá sofrer graves consequências.

Esses são respectivamente os dois primeiros e dois últimos contos do livro. Os que eu mais gostei estão aqui, que é o conto do Zé do Peixe, que confesso que me deixou com um pouco de medo no final e eu parei um pouco a leitura, já que estava de madrugada, o conto realmente me deu alguns calafrios.

E também gostei bastante de Despachos, o final me deu muito nojo, quando descobri o que o santo queria de Rafael eu quase vomitei, e pior, quando ele fez o que o santo pediu, misericórdia, Deus que me livre só de imaginar uma cena horrível daquelas.

Mas teve alguns contos que eu também não gostei muito, como o Beta, que é sobre um peixe que passa a comandar a vida de seu dono, e se ele irrita o peixe, o peixe aparece do nada em sua garganta tentando asfixia-lo, achei meio bizarra essa ideia de um peixe mandar em uma pessoa.

Ilha das Focas foi um conto que eu também não gostei muito, fui um pouco contra a ideia que o autor teve, pois imagino algo um pouco diferente. Mas confesso que ri no final pelo que aconteceu com a reencarnação dele pela segunda vez.

A narrativa do Victor é fluída, e com a junção do livro ter poucas páginas, em poucas horas é possível ler o livro. Recomendo o livro para quem quer um passatempo que dê um friozinho na barriga. Eu já havia lido outro livro que também é de contos de terror do autor e havia gostado, Vitor tem grande potencial e uma imaginação incrível, espero ter a oportunidade de ler outros livros do autor...



10 comentários:

  1. Adoro contos de terror. Gosto porque são rápidos e mesmo assim assustam com um jeito diferente. Mexem com a mente sabe? Imagina a mulher que sabe que em cima de onde ela mora ela ouve as coisas? Adoro muito! Agora sobre a do peixe, eu acho que me sentiria como você.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana.
    Eu sou super medrosa para histórias de terror e prefiro deixar passar a sua dica. Sou daquelas bestas que fica sem dormir, imaginando as coisas mais horríveis possível!! Rs...
    Como imagino que é um prato cheio para quem gosta do gênero, vou anotar a dica e repassá-la para quem eu sei que vai amar!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana!
    Esse livro me deixou bem curiosa, principalmente pelos contos que você ressaltou do Zé do Peixe e do Beta, pois fiquei me perguntando como acontece isso do peixe comandar o dono. Parece uma ideia meio bizarra mesmo, como você disse, mas fiquei intrigada. hahaha Eu provavelmente pularia o conto do Despacho porque não sei lidar com histórias de terror que trazem cenas nojentas. Mas em geral, acho que acharia interessante o livro. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem ?
    Duas coisas que eu não gosto na literatura são contos e terror, desta forma, eu me restrinjo bastante, pois nem me arrisco na leitura. Achei o Beta meio confuso, não consigo imaginar e aquela coisa do Santo , nem sei o que é, mas já fiquei ECAT !!!
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olaaa

    A cara, nao conhecia esse livro, achei a ideia be interessante e aguns contos bem criativos, porem, Eu sou uma medrosa assumida, entao, ja passo longe desse livro depois de ver essa capa

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu sou apaixonada por livros de contos, mas ainda não conhecia essa obra. Adorei sua resenha, me deixou curiosa para ler cada conto, principalmente Despachos, quero saber o que de tão horrível acontece. kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana Caroline!

    Eu tenho desejado apostar em histórias de terror, dando que adquiri livros dos grandes clássicos: Edgar Allan Poe e Bram Stoker. Mas ainda não li.kkkkkkk... A verdade é que sempre fugi de histórias de terror, porque fico apavorada demais, ao ponto de ter pesadelos por dias.

    Não acredito que leria Macabra Mente nem tão cedo. Embora não dê para perceber quais as coisas assustadoras que acontecem, só imaginar já me deixa com medo.kkkkk... Fiquei receosa principalmente com o que o santo pode ter mandado o Rafael fazer. Não quero nem imaginar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Está ai duas coisas que gosto muito, terror e contos. Não conhecia o livro, mas fiquei animada para conhecer um pouco mais dessa obra e descobrir o que tem nesse Zé do Peixe e o conto Despachos. Vou anotar essa dica, pois quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Tenho curtido cada vez mais os contos e o gênero me deixa bastante atraída para leitura. O suspense, os elementos surpresas e a narrativa fluida sem dúvidas me ganham. Não conhecia esse autor mas curti bastante a dica.
    Beijos!


    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana,
    Ainda não conhecia esse livro, mas, apesar de a proposta dele ser interessante, eu não fiquei muito interessada em ler esse livro. Acho que não é o que preciso nesse momento, sabe?
    Fico contente que o livro tenha te agradado em partes, mas vou passar a dica.
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir