25 de nov. de 2014

Resenha: A Esperança - Suzanne Collins

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Autor: Suzanne Collins.
Editora: Rocco.
Classificação: 5 estrelas. 

 ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS PARA QUEM AINDA NÃO LEU OS OUTROS LIVROS.

Sabe quando você termina um livro e fica sem reação nenhuma? Então, foi assim com A Esperança. 

Depois de ser resgatada da arena da segunda edição dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen foi para o distrito 13. Vários distritos foram destruídos, incluindo o distrito em que Katniss, Peeta e Gale moravam, o distrito 12. Depois que o distrito 12 estava destruído e Katniss foi levada para o distrito 13 contra a sua vontade, eles dão a opção a ela para ser o Tordo. 

Peeta se encontra muito mal, a capital conseguiu capturar ele e frequentemente ele sofre agressões e torturas. Katniss não gosta nem um pouco disso, depois de ver ele na televisão, dando uma entrevista e falando para todos cessar fogo, ela decide que irá ser o Tordo e representar toda essa rebelião que vem acontecendo. Porém, ela tem algumas exigências, uma delas é que ela irá matar o Presidente Snow com as próprias mãos (ou com o seu arco, haha).

O livro a partir daí começa a ficar mais interessante, vários acontecimentos importante acontecem, coisas que te deixam boquiaberta e muitas vezes com raiva. Muitas mortes durante o livro foram super indesejadas, dois personagens que eu super amava morreram e eu não esperava nada daquilo (um eu esperava por causa dos spoilers, o outro não). 
A Suzanne trabalhou muito bem neste livro não deixou nenhum detalhe passar e fechou o livro com chave de ouro. Escrita maravilhosa, a leitura flui facilmente e quando você se dá conta já está no final. E que final, hein, fiquei apaixonada demais. Peeta e Katniss como sempre meus personagens preferidos do livro, amo muito esses dois. Também não posso de esquecer de mencionar Johanna, uma personagem maravilhosa, que desde o segundo livro eu me identifiquei com ela. E Gale como sempre, sendo um pé no saco, não gosto nem um pouco dele e nem de suas atitudes.

Agora é esperar o lançamento do filme, estou super ansiosa e espero que seja fiel ao livros. Fiquei triste de acabar essa trilogia maravilhosa, mas amei ter lido. Do ódio, virou amor. Super recomendo e que venha A Esperança - Parte 1. 

14 comentários:

  1. Achei o filme bem fiel ao livro! E ótima sua resenha

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nenhum dos livros ainda, mas estou ansiosa para assistir ao filme, sem dúvida parece fazer jus à obra. Assim como os demais filmes fizeram.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu ainda não tive a chance de ler os livros de JOGOS VORAZES, mas já vi os filmes e adorei. Espero ler logo os livros, porque sempre tem mais detalhes e é bem mais interessante. Eu fiquei boba com o trailer do livro A ESPERANÇA e gostei bastante, até porque o EM CHAMAS acabou de uma maneira que deixou acho que todos bastante curiosos. Mas espero gostar de tudo. Eu amei a sua resenha, porque vc contou um pouco sobre a história e já deu para ter uma ideia. Espero gostar bastante também =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li os livros, mais vi os filmes e simplesmente amei.
    Espero ler logo os livros
    Amei a resenha
    Beijos !
    http://adventure-of-two-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Acho que sou raridade pois nao consegui ler esse trilogia e gostar, li apenas o primeiro e não consegui achar tudo isso então desisti de ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana. Estou louca para ver o filme. Já li os três livros e me apaixonei perdidamente por essa história. :D Adorei a resenha, parabéns. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Ainda não li o último livro da série, nem assisti ao filme, mas tenho que fazer isso urgentemente. Quero ler o livro de uma vez para poder ir ao cinema! Adorei os dois primeiros livros e estou super ansiosa.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana.
    Eu não li nada dessa série, o enredo não me atrai tanto, mas sinto que preciso dar uma conferida porque o zum zum zum em cima dela é grande, principalmente agora com o lançamento do filme.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Oie! Sou fã dessa saga! Estou louca para reler ela!
    bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/um-amor-perfeito.html
    e tem promoção no ar:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/promocao-de-natal-autora-babi-sette-vai.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a saga também!
    Foi a primeira distopia que li, e me marcou bastante.
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana! A Esperança fechou a trilogia com chave de ouro! Amei o livro e adorei a mensagem que a Suzanne quis passar para os leitores! :)

    PS: Será que sou a único ser na face da terra que gosta do Gale?

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol, tudo bom?
    Que ótimo que a trilogia fechou tão bem com o que você esperava. Eu pessoalmente não me agradei muito do fim. Quer dizer, da metade em diante, quando Peeta volta a coisa fica mais estilo revolução, mas antes disso, achei muito drama para uma pessoa que tinha que se mostrar o símbolo da revolução. E até entendo, ela teve muitos traumas, mas dado o final de Em Chamas, da maneira que ela parece tomada de raiva da Capital, eu esperava mais ação e uma Katniss mais destemida. Também acho que o livro devia ser em terceira pessoa. Ia ficar muito melhor e daria para explorar diversos pontos. Foi uma das características do cinema que eu amei, ve a revolução se formando <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Olááá!
    Bom, eu amo essa trilogia, mas confesso que esperava mais de A Esperança. Não é que eu tenha odiado, na verdade tenho uma relação de amor/ódio com esse livro, até hoje não sei exatamente oque sentir hahahahaha
    Mas vale muito a pena, apesar de tudo!
    Beijão,
    Thousand Lives to Live ♥

    ResponderExcluir
  14. Só li o começo da resenha, pois tô chegando na metade do segundo livro e não quero spoilers, hahaha!

    Obrigada pela sua visita, já tô seguindo aqui!

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir