10 de fev. de 2017

Resenha: Reescrevendo Sonhos - Marcia Dantas

Luciana sempre soube da capacidade de sua mente de criar boas histórias para os seus livros, mas jamais poderia imaginar que também poderiam surgir sonhos tão fora do comum.
A escritora, que encontrou a prisão de uma crise criativa depois de uma tragédia vivida, viu nos sonhos com o rosto de uma mulher desconhecida o impulso que precisava para começar um novo livro. No entanto, a ausência de respostas para a origem da misteriosa alucinação acabou não permitindo que a história encontrasse um desfecho adequado.
O que ela não poderia esperar era que a ajuda viria de Bárbara, uma pessoa enviada especialmente pela editora, cuja semelhança assustadora com a pessoa de seus sonhos fez com que as perguntas sobre os mistérios de sua mente ficassem ainda mais complexas e intrigantes.
Reescrevendo Sonhos é uma história sobre barreiras que são impostas por nós mesmos. E como a mente, um lugar realmente misterioso, pode revelar mais respostas que podemos imaginar.

Autora: Marcia Dantas
Editora: Darda
Classificação: 3.5 de 5 estrelas
 Ano: 2016
Páginas: 200



Reescrevendo Sonhos nos apresenta à autora Luciana, desde um acidente que ocorreu com a autora ela sofre de um bloqueio mental e não consegue mais escrever. Mas o problema é que esse acidente se tornou bastante famoso, sendo assim, a autora também, então a editora que ela lança os seus livros está fazendo bastante pressão para ela lançar um novo livro e obter bastante sucesso, igualmente aconteceu com o último.

Luciana desde o acidente tem o mesmo sonho todas as noites, nesse sonho aparece uma mulher, que ela não tem a mínima de quem seja, e que atormenta os seus pensamentos dia e noite.

Ela se baseia na história de seu sonho para escrever esse novo livro, mas o problema é que ela não consegue um final, assim como não conseguiu ainda na vida real. Sem possibilidade nenhuma d’ela dar um final ao livro se nem ela mesmo teve.

A editora com quem ela trabalha decide mandar uma agente literária para ajuda-la nesse processo, ela no início fica meio relutante, mas depois acaba aceitando.

Só que quando ela abre a porta para receber esse agente, tem uma grande surpresa: a mulher que está na sua frente é idêntica a pessoa que ela sonha todas as noites.

No início Luciana é bem distante de Bárbara e a trata apenas como uma pessoa em sua função de trabalho, mas depois as duas passam tanto tempo juntas que uma certa afinidade vai surgindo e as duas viram amigas, uma até ajuda a outra em um encontro.

Com o passar do tempo Luciana e Bárbara vão descobrindo que sentem mais do que um sentimento de amizade, e ambas tentam desencadear isso de uma boa forma, já que os últimos relacionamentos delas não foram terminados de uma maneira muito boa.

Eu estava extremamente ansiosa para ler esse livro, quando peguei o livro para ler, minhas expectativas estavam extremamente altas, numa parte eu amei o livro, e noutra eu não gostei tanto.

Enquanto realizava a leitura do livro eu estava bem ansiosa para saber o que aconteceu com Luciana no passado, já que ela sempre cita isso como o pivô de seu bloqueio literário. Eu sou uma pessoa bem ansiosa e não aguento esperar muito para saber desses segredos que os autores colocam nos livros, fico bem aflita e para mim deixa a leitura bem chata. Esse foi um dos pontos negativos do livro para minha pessoa.

Mas quando o segredo finalmente foi revelado, eu senti bastante compaixão por Luciana e torci a todo momento para ela conseguir sair daquele estado e conseguir ser feliz.

Gostei bastante do laço que ela criou com Bárbara, a ajudou bastante em sua depressão e fez a personagem reviver novamente. Essas duas são um amor!

A narrativa da autora é extremamente fluída (apesar da enrolação, hahaha) e me fez ficar com um gostinho de quero mais no final. Sério, que final maravilhoso! Espero ler futuramente mais livros da autora.

Sobre a capa, achei ela um amorzinho com essas cores neutras, a fonte e a cor do título ficaram maravilhosas. As folhas são brancas, com letras pequenas, tudo muito simples. Acho que a editora poderia ter caprichado mais no livro, com as páginas enfeitadas ficaria mais lindo ainda!

Lembrando que esse é um livro LGBT, a personagem principal é lésbica, então se você tem algum preconceito para com pessoas dessa sexualidade, nem adianta pegar o livro para ler.

Márcia, obrigada por me proporcionar a leitura de seu livro, ele é muito bom e desejo todo sucesso do mundo para você!

12 comentários:

  1. A Márcia tem muito talento mesmo!! Uma das escritoras que tive o prazer de conhecer ano passado e hoje temos contos publicados na mesma antologia hahahaha.
    Adorei a resenha, ficou bem objetiva e sincera! Parabéns!
    Bjos
    https://passageirodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Embora esse não seja muito bem o tipo de livro que eu gosto de ler, eu fiquei extremamente curioso com o que aconteceu no passado de Luciana e também sou mega ansioso, acho agora vou ter que lê-lo, como se já não tivesse livros o suficientes empacados na minha estante hahah Ótima resenha!

    Abraços

    bit.ly/DesconstruindoV

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas já me interessei por ele. Que enredo impressionante. Fiquei mega curiosa em saber o que vai acontecer agora que ela tá cara a cara com a mulher do sonhos dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma história bem intrigante e entendo completamente seu problema em ser ansiosa, também sou, e realmente é muito ruim quando criamos grandes expectativas e essas, infelizmente, não são todas atendidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi

    Primeiro achei bem legal o livro ter a protagonista lésbica, acho que personagens lgbt reforçam a representatividade que a literatura precisa ter mais.
    Segundo adorei o tema central da história, me identifico!
    Também sou meio ansiosa, mas isso faz parte da emoção de um bom livro haha

    Beijos
    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu também sou ansiosa a ponto de ler um livro de trás pra frente, mas isso não é um ponto negativo do livro e sim meu, de minha maturidade emocional. sobre a temática é justamente o que procuro, não tenho preconceito, aliás, não tem como eu ter rssrsrsrs Já conhecia a obra da autora, mas, infelizmente, ainda não tive o prazer de lê-la.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do enredo do livro, me pareceu uma ótima história e fiquei muito curiosa pra lê-lo tambem! Mas sou como você, muito ansiosa, então fiquei meio nervosa com o segredo que só é revelado no final kkk mas ainda assim quero mtt ler!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana.

    Eu desconhecia a autora, mas pela sinopse e pela sua resenha, eu achei bem interessante. Mesmo que seja um livro LGBT,leitura que tenho pouco hábito de ler, eu vou deixar a dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Adoro quando os livros contam sobre as situações que os escritores vivem durante o processo de escrita. Quero muito ler esse livro. Fiquei muito interessada com a premissa ;)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  10. Oiee Ana ^^
    Sabe que romances LGBT são os meus favoritos? Não sei se é por ter visto romances hétero a minha vida toda e me acostumado, mas lendo um LGBT, eu fico sorrindo que nem idiota quando alguma coisa fofa acontece...haha' estou de olho nesse livro já tem um tempinho, parece ser lindo e incrível! Uma pena sobre a enrolação...haha' mas parece valer a pena :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não tinha ouvido falar dessa escritora e nem do livro. A história parece ter um enredo consistente e que passa mensagens para o leitor. Uma pena a autora ter dado uma enrolada na história, isso as vezes me irrita também.
    Sua resenha está bem escrita e quem gosta do gênero vai amar o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu já tinha visto uma resenha desse livro, e ela também foi positiva, apesar das mesma ressalvas. Eu gostei muito da premissa do mesmo e estou curiosa para saber o desfecho do livro.

    ResponderExcluir