4 de dez. de 2015

Resenha: Doce Vampira - Ju Lund

Os vampiros se revelaram ao mundo, mas ainda sofrem muitas desconfianças dos humanos. Apaixonadas Duda e Esther precisam lidar com todos os tipos de discriminação por serem de raças diferentes e ambas do mesmo sexo. Será que o amor delas sobreviverá a segredos e ao fanatismo? Descubra nesse romance com toques de drama e mistério. Entre de cabeça no universo fantástico criado pela escritora Ju Lund.
Autora: Ju Lund
Editora: AVEC
  Classificação: 3 de 5 estrelas 
   Ano: 2015
Páginas: 197
 




Duda é uma adolescente de 17 anos que é apaixonada pela vampira Esther. Estamos em um mundo onde os vampiros podem viver normalmente como humanos, eles podem ir ao cinema, à escola, ao parquinho, enfim, eles são livre para fazerem o que quiserem, menos tomar sangue humano diretamente da fonte.

Ambas se conhecem por causa que Esther entra na escola de Duda, logo elas viram colegas de classe e acabam se apaixonando uma pela outra. Porém, a fofoca começa a rolar e os pais de Esther ouvem os boatos sobre elas. Eles pensavam que elas fossem somente amigas, mas quando descobrem que elas são mais que isso, proíbem Duda de falar e até olhar para Esther.

Mas Duda consegue se comunicar por bilhete através da professora Janaína que deu aula de química para as duas. Esther propõe Duda fugir de casa assim que completar 18 anos, que iria ocorrer dali a algumas semanas e ir morar com ela. Duda aceita logo e espera ansiosamente por essas semanas e vai morar com Esther. 

Lá ela conhece a mansão dos pais de Esther, Louise e Nicolás. Ambos um tanto estranhos, porém acolhedores. 

"Esther me escondia coisas e parecia estar a cada dia mais preocupada. Via que nossos bons momentos eram cada vez mais escassos, ela ficava ao meu lado, mas com a cabeça longe. O que estaria acontecendo?"

Depois de um certo tempo, Duda percebe que Esther está se afastando dela, não está a visitando mais em seu quarto e nem a trata com tanto amor igual a antes, pelo contrário, ela está demonstrando sua parte fria, que Duda jamais havia visto antes. Mas é aí que vem a bomba para ela.

"- Sim, poderemos ficar juntas, para sempre - esclareceu Esther - Mas, para isso, você tem que se tornar uma vampira como eu."

Esther "conversa" com Duda e fala que para as duas continuarem juntas, Duda terá que se transformar em uma vampira, e ela teria que decidir isso até o dia de ano novo, se ela disser não, Esther irá embora daquele local para sempre. 

"Às vezes, nos esquecemos de dar valor à nossa família e, quando algo acontece, percebemos o quanto amamos cada um. Nesse instante demonstramos tudo o que, porventura, deixamos de lado." 

Doce Vampira é um ótimo livro, comecei a leitura sem expectativa nenhuma, porém me surpreendi bastante com a ótima história que Ju Lund criou. Vamos começar pelo cenário que é muito bem construído, a autora soube descrever bem, não o deixando nem um pouco cansativo. Assim como os personagens, bons na medida do possível. Gostei bastante da Duda e da Esther, apesar que ambas em alguns momentos me causaram raiva por suas atitudes. 

Quando pensamos que irá acontecer alguma coisa clichê no final, Ju Lund toma outro caminho, me surpreendi bastante com este ótimo final. Deixou pontas soltas, mas tenho certeza que serão todas esclarecidas no próximo livro, Alma Vampira.

Gostei bastante de toda a trama criada pela escritora, aí vocês me perguntam o por quê das três estrelas, apesar de ser uma ótima história, achei que ficou faltando alguma coisa, que no momento não sei explicar o que é.

Enfim, recomendo o livro para quem não tem preconceito, pois como já viram, se tratam de uma romance entre vampiras lésbicas. Se você não tem preconceito algum quanto à isso, mergulhe fundo nessa ótima história da autora nacional Ju Lund.
 

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenhe e me interessei pelo livro. Adicionarei ele na lista de desejado, mas demorarei um pouco para adquirir (estou pobre kk). Em breve tentarei ler e compartilho minha opinião com você!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O que mais gostei no livro é a abordagem sobre um romance lésbico. E conheço uma pessoa que vai adorar e já vou indicar o livro. Quanto a trama em su não me atraiu muito.
    Beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Oii Aninha, tudo bem?
    Adorei sua resenha, super explicadinha, realmente me deixou com vontade de ler o livro. ♥
    Abraços

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Sua resenha está muito boa e bem pontuada! Amei *_*!

    Não sou fã do mundo dos vampiros e esses seres me dão nos nervos haha, por isso não leio livros que tem esses personagens.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiie,

    Nunca tinha visto um que seja com um relacionamento lésbico, e sabe não gosto muito desse gênero e nem dessa abordagem, pois isso deixo passar a dica. Mas adorei a sua resenha, bem explicativa. BJs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  6. A temática de amor entre vampiro e humano já não me agrada mais devido a tanta exploração do tema depois de Crepúsculo. Ultimamente tenho preferido vampiros que matam e tocam o terror. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei da ideia do livro de abordar um romance lésbico, bem diferente. Não leria porque já não tenho tanto interesse por essa exploração da relação vampiros e humanos, já acho um pouco saturada.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem?

    Tenho bastante curiosidade em conhecer esse livro, pois gosto de livros de LGBT e amo vampiros. Pena que para você ficou faltando algo, sei como é esse sensação de não saber bem o motivo, mas sentir que faltou alguma coisa na história para nos ganhar. Quero ler para tirar minhas próprias conclusões e saber se vou ou não sentir um pouco de raiva pela atitude das personagens.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Livros sobre vampiros ultimamente não me chamam muito atenção mas por saber que tem um romance lésbico me despertou interesse na leitura (triste que tenha que colocar o termo "romance lésbico" é um romance e pronto, deveria ser popularizado como tal), enfim, nadar contra a maré e trazer um livro que explora esse romance é uma boa atitude, o começo, a ponta do iceberg, vou adquirir e conferir.
    Adorei a dica, e a resenha!
    Já estou seguindo e gostando muito do conteúdo do blog <3
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog que fala sobre filmes, séries, cultura e artes no geral. Se puder dar uma conferida eu ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Depois de Crepúsculo, não li mais nada envolvendo vampiros e humanos. Mas daria uma chance só por ser um romance lésbico. Faltam romances LGBT na literatura, o que é uma pena. Até na literatura tem preconceito. Mas leria sim, por ser LGBT, como já dito, e por ser nacional também.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não gosto de histórias com vampiros, mas te dou os parabéns pela resenha. Pelo visto a Duda tem uma decisão bem difícil a ser tomada nessa história.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já tinha ouvido falar dessa história e ela já tinha me chamado muita atenção.
    Muito curiosa por essa leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adoro livros de vampiros e estou louca por esse. Primeiro porque acompanho o trabalho da Ju Lund há muito tempo, e depois pq achei muito inovadora a maneira como ela incluiu novas temáticas nesse universo que já é tao batido.

    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana!
    Sou super suspeita em caso de literatura de vampirismo.
    Eu super gostei da resenha e o livro me interessou muito.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pieee, tudo bem?
    Aiiiiiii! Sempre que vejo esse livro fico doida pra ler e depois me martirizo porque me esqueci dele! Quero, queroooooo! Mesmo não gostando de vampiros!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Um dos seres sobrenaturais que mais gosto sao os vampiros!!!
    E esse livro Doce Vampira da Ju Lund, me deixou bem curiosa de como será conduzida a história.
    Que bom que vc gostou do livro, e gostei de saber que a autora sabe descrever mto bem os ambientes,ajuda mto na hora de imaginar as coisas.
    Sobre vc ter sentido que faltou algo, pode ter sido algo que ela deveria ter falado mais a respeito, vou ter que ler pra conhecer tb.
    Com certeza vou ler.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia o livro e lendo a sinopse e sua resenha fiquei bem curiosa. Adoro livros com vampiros e ter um casal do mesmo sexo em uma fantasia vai ser uma novidade para mim. Irei colocar na minha listinha. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir