3 de mai. de 2015

Resenha: Os 13 Porquês - Jay Asher

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Classificação: 2 de 5 estrelas
Ano: 2009
Páginas: 256



Hanna Baker morreu, ela se suicidou, mas não teve apenas um motivo para isso, foram treze motivos. 

Antes de morrer, Hanna gravou fitas com lado A e lado B, nessas fitas ela fala sobre as pessoas que a levaram a fazer isso e o que essas pessoas fizeram com ela.

Agora quem está com o pacote de fitas é Clay Jensen, amigo de escola e de trabalho da Hanna, mas não apenas isso, ele sempre foi apaixonado por ela, e um pouco antes dela morrer, os dois ficaram juntos. Clay de início não entende o por quê de ter recebido e de ter sido um dos treze porquês para Hanna se suicidar, mas ele as escuta até o fim.

Várias pessoas que Clay nem imaginaria estão nessa lista, então ele passa a ter uma nova visão e ver o erro delas.  

Não gostei muito do livro, me encontrei lá para a página 100 me forçando a terminar a leitura. Realmente não estava aguentando e pensei até em abandonar, mas fui até o fim para ver no que ia dar. 

Os 13 Porquês tem uma mensagem bonita falando sobre o suicídio, gostei bastante dessa parte e acho que alguma pessoas irão ter uma visão diferente depois da leitura dele. Mas fora isso, o livro para mim não teve mais nada de bom, a narrativa foi arrastada em alguns momentos e a história ficou repetitiva. 

Clay é um personagem que por muitas vezes me irritou, mas gostei um pouquinho de Hanna. Não me identifiquei com o livro e não achei que foi a mil maravilhas que eu lia em algumas resenhas.

É isso, amores, não tive muito o que falar na resenha pois o livro  praticamente fica na mesma coisa. Enfim, alguém aí já leu o livro ou quer ler? Beijos!

8 comentários:

  1. Olha, você é a primeira pessoa que vi que diz não ter gostado do livro! Me deixa mais curiosa ainda para lê-lo! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu tenho mutia vontade de ler o livro e você foi a primeira que li que não gostou do livro, uma pena, mais mesmo assim quero ler ele o tema é interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Como assim você só deu duas estrelas pra esse livro?! Estou muuito chocada, porque senhor, nossa, não tem como você ter lido mesmo livro que eu!! Kkkk Super respeito sua opinião, mas fiquei bem surpresa e curiosa, agora quero saber com mais detalhes porque você não gostou!!
    Acho que a narrativa é um tanto quanto arrastada em determinadas partes mesmo, mas porque é um livro pra refletir, pra pensar, pra digerir, então já era de se esperar que não seria movimentado!
    Beijos!!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá !
    Já li esse livro e assim como você também não gostei do livro , o personagem de Clay é bem irritante ! Ao final da leitura agradeci de ter lido o livro digital e não ter gasto dinheiro com uma versão física .

    Seu blog é nota 10 , já estou até seguindo . Será que poderia seguir o meu também ?

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oláá!
    Que pena que vc não tenha gostado mto do livro. Ainda não li, mas morro de curiosidade e vou fazer isso assim que possível. Ele parece ser tão interessante.
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. eu li esse livro em pdf. Achei bem legal e estou muito chateada por você ter dado apenas 2 estrelas u.U O livro é uma menina falando.. por isso a escrita é bem... "ruim" haushaus mas eu gostei bastante... eu sei como a Hanna se sentia, nao é fácil.. nao mesmo. Deve ser por isso que, gostei do livro pq, ja passei por algumas situações que a Hanna... enfim hasuahs eu gostei muito do livro e nao sei pq vc so deu 2 estrelinhas u.U chateada aqui.

    Inocentemente Ingênua

    ResponderExcluir
  7. Oie Ana! ^^
    Eu quero ler ele faz tempo por causa do tema abordado, acho interessante ler livros que falem sobre assuntos polêmicos digamos. Sempre quando termino livros onde são trabalhados temas mais dificeis eu acabo tendo um olhar diferente sobre a situação, e como conheço pessoas que já passaram por situações complicadas eu gostaria muito de ler para tentar entender mesmo.

    Beijos e até logo Ana! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é meio uma unanimidade, até estranhei as estrelas que você deu para ele, só vejo gente recomendando muito. Não me interesso pelo assunto, mesmo passando uma mensagem bonito, o tema é muito triste para mim. Me impressiono e emociono fácil, então evito livros assim.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir