5 de dez. de 2014

Resenha: Assassinato no Beco - Agatha Christie

Como uma mulher poderia segurar um revólver com a mão direita e, ao mesmo tempo, conseguir atirar na própria têmpora esquerda? Que relação haveria entre a visão de um fantasma e o desaparecimento de planos militares ultra-secretos? Como a bala que matou Sir Gervase pôde estilhaçar um espelho que ficava do outro lado do quarto? E quem destruiu o ´eterno triângulo amoroso´ que envolvia a famosa beldade Valentine Chantry? Hercule Poirot está diante de quatro casos misteriosos - cada um deles é um clássico em miniatura, tanto pelas caracterizações e incidentes quanto pelo suspense.
Autora: Agatha Christie.
Editora: Nova Fronteira.
Classificação: 4/5.


Nesse livro contamos com 4 casos de nossa querida escritora, Agatha Christie. Todos eles são com o detetive Hercule Poirot, um grande personagem da autora.
Vou falar de cada caso separadamente para ficar mais fácil. 

Assassinato no Beco - Esse é o caso da Mrs. Allen, uma mulher que todas as pessoas gostam bastante e não tem nada contra, mas é encontrada morta em sua casa para a surpresa de todos. Mrs. Allen morava com sua amiga Jane, e logo assim que Jane fica sabendo do assassinato de sua melhor amiga, não fica muito surpresa, e isso é um ponto que desfavorece o seu lado. Nesse crime nós temos várias pessoas envolvidas, entre elas, um chantagista, um político, que é o noivo de Mrs. Allen e sua amiga, Jane. Poirot parte para uma grande busca e tenta descobrir quem é a matou.

O Roubo Inacreditável - Nesse caso ocorre o desaparecimento de um arquivo super importante para o governo, um projeto de bombardeio. Uma testemunha diz que viu um fantasma todo de branco flutuando dentro da enorme mansão, outra diz que foi pegar um livro na sala, enfim, cada testemunha está fazendo coisas diferentes da outra. Esse foi o conto que mais me surpreendeu, não esperei nada daquilo no final, Poirot se mostrou mais uma vez super inteligente.

O Espelho do Morto - Aqui nós temos Gervase Chenevix-Gore, um homem rico que mora juntamente de sua filha Ruth e sua mulher Vanda. Esse senhor misteriosamente manda uma carta para Poirot, não dando muito detalhes, apenas comunicando para ele comparecer em sua casa, Poirot achou o caso intrigante e foi. Chegando lá, ele encontra Mr. Chenevix-Gore morto, logo de cara o caso se parece com assassinato, mas não é bem assim, como ele poderia ter se matado e ao mesmo tempo a bala ter atravessado o espelho que ficava do lado oposto dele? Mas uma vez temos uma surpresa no final.

Triângulo de Rodhes - Esse sinceramente, foi o pior caso do livro, não sei se é por que já estava óbvio quem era ou por que eu tirei conclusões precipitadas e acabei acertando no final. Enfim, Poirot está em uma coisa que deveria chamar de férias, para ficar longe de todos os casos. Valentine Chantry é muito conhecida, principalmente por seus casamentos com homens de elite. Agora ela está com um comandante da marinha, um homem que te intimida com o jeito quieto e bravo. Mas Valentine acaba seduzindo um outro homem enquanto hospedada neste mesmo local que Poirot, mas a surpresa é que este homem é casado. A mulher dele e o homem dela não deixarão nada limpo essa história.

Não tive um caso preferido dessa vez, mas gostei muito do O Espelho do Morto. A narração da autora flui facilmente e ficamos prendidos na leitura pelo jeito requintado da Agatha escrever. Recomendadíssimo. 

12 comentários:

  1. Olá!
    Eu ando cada vez mais empolgada pra ler um livro dessa autora. Tenho três livros dela e ainda não li nenhum deles, são com esse mesmo personagem, o Poirot. Espero gostar também!

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Agatha é conhecida por livros maravilhosos!
    Amo tramas policiais. Dá um suspense, aquele frio na barriga, sabe?
    Adorei a resenha!

    Beijocas, Jay.
    Ah! Tem resenha nova no blog também. Dá uma olhada ;)
    http://aprateleira2014.blogspot.com.br/2014/12/resenha-mascara-vida-nao-e-um-jogo-luiz.html

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da autora, mas sempre só leio elogios então curiosa para ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu fiquei muito muito curiosa, inclusive já estou baixando o livro. Nunca li nada desse gênero. Ai Deus, minha lista só cresce cada vez mais! ♥

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Eu adoro os livros com o Poirot! <3
    Ainda não li esses contos, quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!
    Acredita que nunca li nada da autora?
    Sempre leio comentários super positivos dos livros dela e pretendo ler algum em breve!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar dessa autora haha, mas assim, gosto de livros desse estilo (claro que não sou a maiorrr fã, prefiro romances clichês) , mas vou procurar ele para ler, parece ser ótimo!

    Nova seguidora, aguardo sua visitinha <3
    Twitter: @luanagabriely_
    Blog: http://damaindelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana! Tudo bem?

    Realmente a Agatha Christie é a melhor!
    Adoro ler os livros dela, embora faz um tempão que li, mas recomendo para quem me perguntar, uma #DicaLiterária.

    Parabéns pela belíssima resenha!
    Beijos! ^^
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Não conhecia esse livro não, mas fiquei com vontade de ler! Adorei os outros livros também... Amei o blog, segui aqui! Beijo :3

    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito da escrita da Agatha Christie, mas meu preferido até então é assassinato no expresso do oriente. Um dos que menos gostei foi um corpo na biblioteca, que é um caso da Miss Marple.
    Parabéns pela resenha, ficou muito boa. :)
    Beijo
    http://sonhos-em-paginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, tudo bem com vc?

    Sou fã da Agatha Christie, ela é brilhante na escrita e nos mistérios!
    Com certeza esse livro vai entrar na metas literárias de 2015.

    www.livreando.com.br

    ResponderExcluir
  12. Desses só li o Assassinato no Beco e até agora não consegui me decepcionar com nenhum livro da Agatha! Uma das melhores autoras pra mim <3

    http://escritoseestorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir