8 de mar. de 2016

Resenha: Desejo e Honra - Tatiane Durães

1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país.
Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente.
Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Autora: Tatiane Durães
Editora: Deuses
    Classificação: 4 de 5 estrelas
  Ano: 2015
Páginas: 157

Século 19. Minas Gerais. Amanda é uma das maiores ladras do estado, mas ela não rouba um barzinho, lanchonete, ela rouba casas de pessoas importantes. Seu pai foi o maior ladrão do estado e deixou essa habilidade para a filha.

Ela foi traída pelo seu ex companheiro, Henrique. Ele denunciou ela e agora a polícia está atrás dela. Ela se esconde na casa de uma amiga, Alicia. Alicia é costureira e prostituta, Amanda já a salvou de um cafetão, coisa que ela não costuma fazer. Então a garota deve-lhe um favor.

Além de Alicia abrigar Amanda, ela manda uma de suas tias arrumar um trabalho para ela. É aí que surge um novo destino para Amanda: a casa do Conde de Leon. Amanda ficou designada a ajudar na cozinha. Mas assim que o Conde bate o olho nela, fica vidrado.

O Conde é viúvo, depois da falecida Condessa Cassandra, ele não teve mais ninguém. Quando ele bate os olhos nela, fica vidrado, ele não costuma se importunar muito com os empregados. Mas pela beleza da jovem, ele procura saber mais sobre ela.

Amanda está convicta de que não quer se envolver em nenhum relacionamento, principalmente por ouvir tantas repreensões das pessoas que trabalham junto com ela. A única que apoia ela é Sabrina, sua companheira de quarto e também irmã de Augusto, melhor amigo do Conde. Que demonstra não gostar muito de Amanda, e sempre que tem a oportunidade manda ela sair dali.

Coisas vão acontecendo e o inevitável acontece: o Conde de Leon se apaixona por Amanda. Ele está disposto a fazer de tudo para dar paz e felicidade a garota, mesmo sabendo de seu passado sombrio.

Quando olhei para a capa desse livro, não dei nada, cheguei até pensar que não iria gostar. Mas esse foi um daqueles casos que você acaba se enganando quando julga pela capa. Ao contrário do que eu pensei, Desejo e Honra é um livro maravilhoso, que enquanto eu lia, queria cada vez mais.

Não tenho o que reclamar da escrita da Tatiane, meu primeiro contato com a autora e a leitura fluiu bastante, não enrolou, mas também não foi muito rápida na narrativa.

Os personagens foram muito bem construídos, achei o Conde de Leon um amorzinho, e torci bastante para o romance dele com Amanda. Amanda foi uma personagem que eu também gostei bastante, quando acontecia alguma coisa de ruim com ela, eu sentia tudo na minha pele e ficava aflita. Um personagem que eu não gostei foi Augusto, não fui nem um pouco com a cara dele do começo ao fim do livro.

Enfim, Desejo e Honra é um romance de época misturado com um pouco de magia e aventura. Gostei bastante do livro e super recomendo ele. Espero que gostem!


Beijo,
Ana Caroline

36 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    A primeira coisa que me chamou atenção ao ler a sinopse foi à época, unindo fases, momentos que o Brasil passou com a ficção. E gente personagem ladra? Eita, quando li lá em cima segredo não imaginei que fosse algo assim. Serei sincera, fiquei um pouco receosa, falaste bem da obra e não deu cinco estrelas, o motivo que foi não foi muito rápida a narrativa? Achei interessante a premissa, quem sabe algum dia eu compre o livro, pois tenho outros na lista de desejados. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, li 'Desejo & Honra' no final do ano passado, uma leitura rápida e adorável, cheia de romance a mistério. Adorei sua resenha ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Mas que habilidade o pai foi deixar para filha, ser uma ladra mestre em roubar casas importantes.
    Opa tudo muda e pelo visto tem romance na trama, gostei. Nunca devemos julgar um livro pela capa, eu já mordi a língua várias vezes por causa disso rsrs.
    Esse romance de época me pareceu ser diferente da maioria dos que estão sendo lançados, justamente por causa dessa mistura de aventura e magia.
    Eu até que gostei da capa, julgaria ele como bom já por ela. Adorei conhecer esse livro e vou anotar o nome aqui na minha listinha.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem? Então eu gosto bastante de ler romances históricos e o que mais me chamou a atenção foi o fato de haver elementos de magia e aventura neste enredo. Diante de suas considerações pude perceber que se trata de uma leitura leve e envolvente. Fiquei bem curiosa para saber mais. Obrigada pela dica. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Primeira vez que vejo um romance de época que se passa no Brasil. Eu não gosto de romances de época, mas gostei de saber que é um nacional. Bem legal saber que autores e autoras brasileiros estão se destacando em vários gêneros!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já li esse livro e acho que a escrita da autora se manteve bem condizente com a de As faces da Luz, outro livro que eu já tinha lido dela e que é de outro gênero. Queria que Desejo e Honra tivesse mais páginas.

    ResponderExcluir
  7. Ana lindona amei a premissa desse livro e sua resenha m,e confirmou que o livro é uma ótima, adoro protagonistas que são uns amores. estou bem curiosa com esse livro, já vou procurar para comprar e ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, gostei da ideia de misturar ser um livro de epoca com magia e fantasia, achei a premissa interessante e gostei da resenha, falou do livro, sem revelar muito, só deixou o leitor curioso.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Num primeiro momento assim, vendo seu resumo da história, me parece ser meio bobo uma super ladra sair dessa trama pra entrar num romance com o patrão, é como se a hsitória desse uma decaída pra mim. MAS, eu não li, então não posso afirmar nada, é impressão só rs
    Quero muito ler as obras da Tatiane, inclusive essa e você falar que gostou me anima bastante.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie tudo bem, quando vi a capa e a sinopse percebi que algo não se encaixou, pensei que fosse fantasia, mas é um romance de época interessante por sinal. Como não conheço nada da autora vou deixar a dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca para ler esse livro, gostei muito de ver a sua opinião sobre a obra, A história parece nos envolver até o final e os personagens me parecem ser muito originais. Sou apaixonada por romances de época ou históricos e quando tem magia, aventura ou fantasia, fica ainda melhor

    ResponderExcluir
  12. Oi, que loucura hein, romance de época com magia e aventura? Bom, achei interessante o fato de se passar em Minas Gerais, mas bem que o sobrenome do conde tbm deviam seguir a linha do nacional tbm né. Bom , enfim, achei pelo seu resumo da história essa não é uma narrativa que me interesse, mesmo você não tendo o que reclamar da narrativa.

    ResponderExcluir
  13. Oi Aninha, sua linda, tudo bem?
    Saudades de você também e de vir aqui!!! Eu gostei muito do clima que a capa transmite e eu adoro romances épicos. Se tem magia e aventura, então, parece perfeito!!!! Aninha, todos os livros que eu li em que os protagonistas eram ladrões, eu me diverti muito, então, estou empolgada para ler esse também e tenho certeza de que irei me apaixonar por eles e torcer para que fiquem juntos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eita, eu tava até curtindo a história da menina ser ladra e estar refugiada, mas aí a coisa toda desandou pra mim quando surgiu o conde. Não gosto de romance que se baseia só em beleza, pra mim não é fácil de engolir isso. E me pareceu que a premissa toda do início foi deixada de lado, meio como se não tivesse importância alguma pra história. Sei lá, vou deixar passar ;/

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oiie, tudo blz?

    Menina, adoro essa história do Brasil, nessa época, sou mega apaixonada, então com certeza o livro me agrada. Sabe, eu gosto muito de autores Brasileiro que exploram o Brasil, tanto como cenário quando nomes para personagens e tals. Gostei muito de conhecer a estória, e fica com muita vontade de saber se a Amanda vai deixar a sua vida para viver um amor.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Ana Caroline, até que achei a capa bonitinha.
    Mas pelo que você disse a história é bem bacana.
    Amo romance de época e envolvendo magia então, preciso desse livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Olá Ana,
    Achei esse livro muito interessante. Por ser um romance histórico, ter a personagem como uma ladra é um tanto quando inusitado e desperta minha curiosidade, pois quero saber como a autora lidou com isso.
    Gostei de saber que a autora não enrola e que o livro é fluído, acho isso primordial para uma boa leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Nossa quando olhei pra capa não imaginei que era uma estória de época e nem que se passava no Brasil, foi grande surpresa saber disso. Uma boa surpresa. O enredo me atraiu bastante e fiquei curiosa para saber sobre que segredo é esse que Cassandra esconde e claro, descobrir sobre como vai ser esse romance.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Curti muito a premissa e a mesclagem de gêneros. É um livro que certamente eu leria.Adorei a resenha!
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Li Desejo e Honra uns tempos atrás, gostei bastante, mas o que não me agradou foi o romance, achei apressado, mas tirando isto, a ambientação, a descrição estavam bem legais, a escrita da Tatiane é ótima, estou lendo outro livro dela o As Faces da Luz, muito bom aliais, se tiver a chance de ler, recomendo!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  21. A mesma impressão sua foi a minha, olhei a capa e torci a boca kkk, mas ao ler sua resenha e ver que foi uma grata surpresa, me deixou curiosa se eu tiver a oportunidade certeza que vou ler.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Me interesso qualquer romance de época, é incrível, já fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Eu achei a premissa envolvente, mesmo com todos os clichês, ela conseguiu me cativar. Achei a capa muito bonita. Adorei a resenha, vou colocar na lista de desejados!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  23. Olha pela primeira vez na vida eu vou afirmar gostaria de ler esse livro de época, kkkkkkkk não sou muito de ler livros época, mas um que se passa no Brasil? Sem duvidas seria maravilhoso ler!!
    Achei a personagem da Amanda interessante, mas será que ela vai aceitar a mudança tão enorme em seu estilo de vida tão fácil? E esse conto é legalzinho mesmo?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  24. Assim como você eu quando vi a capa não dei nada também, mas pela sua resenha fiquei bem curiosa pela leitura!! Adoro livros que são ambientados em outro século. Flores no Outono

    ResponderExcluir
  25. Achei a premissa bem interessante e o fato de a personagem ser uma ladra me despertou uma curiosidade. Porém, não sei se leria. Não me senti totalmente atraída pelo livro :/ Vou deixar sua dica anotada, para futuras pesquisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, estou a procura de bons romances de época e já coloquei esse na minha lista graças a sua resenha que está excelente. Amei a mistura do elementos magia e aventura.

    ResponderExcluir
  27. Oie Ana, tudo bom??

    Também tive essa mesma impressão que você sobre a capa. Eu não daria muita coisa nela, mas que bom que não é bem assim. Eu geralmente não leio muito livro de época, não é o meu forte, comecei a ler no ano passado, com os lançamentos aqui no Brasil, mas estou firme e forte. Gostei de conhecer o livro, vou add na minha lista e conhecer a escrita da Tatiane que também não conheço.

    ResponderExcluir
  28. Oi *----*

    Adoro romances, sempre me interesso pelo gênero adorei a premissa do livro e quero muito saber todo esse amor pelo conde de Leon, adoro quando os personagens são bem construidos, sempre dá aquele vigor na estória.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi! Tudo bem?

    Hum... Estou em um empasse quanto a essa obra! Adorei a capa, a premissa e o fato de se passar no Brasil. Mas, por outro lado, achei a história um pouco clichê e me soa um pouco previsível também! =/ Me lembra até a receita de sucesso da autora internacional Sarah J. Maas... Mas acho que ainda assim darei uma olhada para tirar minhas prórpias conclusões.
    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  30. Oi Ana, tudo bem?

    Eu li o livro há pouco tempo, mas ao contrário de você, ele não me agradou. Primeiro, eu achei o romance muito apressado e não achei muito desenvolvido, e quando acontece isso, não consigo gostar. Também achei que a Amanda e o Conde de Leon não tiveram química juntos, e também não gostei da mudança de personalidade da Amanda depois de tê-lo conhecido. Queria ter visto mais o lado corajosa e determinada dela, o que a faz dela ser a maior ladra do estado e não foi isso o que aconteceu. A narrativa da autora é realmente fluída, mas o livro teve tantos erros que eu demorei muito tempo na leitura, mesmo tendo poucas páginas. Enfim, não foi um livro que me agradou. Mas cada um tem uma visão diferente da mesma história e isso que é bom.

    O outro livro que li da autora "As Faces da Luz" eu adorei, recomendo bastante!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  31. Oi Flor.
    Não conhecia esse livro e de cara não teria vontade de ler, mas a sua resenha me empolgou.
    Gostei de ter uma personagem ladra e também de não ser um romance de época convencional!
    Anotei a dica para tentar ler em breve"
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  32. Ola! A Sinopse me pareceu ser bem legal, mas não curto muito esse tipo de leitura de romances de época, mas pra quem gosta é um parece ser uma boa indicação.
    Abraços!

    Café, Livros e Séries

    ResponderExcluir
  33. Oii, tudo bem?
    Eu acompanho a autora nas redes sociais, porém ainda não tive a oportunidade de ler nada dela. Eu sempre vejo algumas resenhas dos livros dela, e a maioria é positiva, e eu fico muito feliz que você tenha gostado da leitura. Eu achei a premissa desse livro bem diferente, principalmente pelo fato da protagonista ser uma das maiores ladras dos estado.

    ResponderExcluir
  34. Genteeeeee, que premissa é essa ?????
    Eu tenho um livro da Tati aqui, as faces da Luz, e está autografado hehehehehe mas ainda não li, e caramba esse desejo e honra chamou muito mais minha atenção se eu fosse escolher por qual começar com toda certeza seria por esse.
    Quanta coisa acontece heim. E já sinto uma enorme antipatia pelo Henrique.
    Bom! Vamos ver se vou gostar ou não do Augusto kkkkkk
    Amei a resenha

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Puxa você não gostou da capa do livro? Eu a achei muito bonita. Mas infelizmente não gosto de romances de época apesar desse ter um atrativo peculiar por a Amanda ser ladra, ter ambientado uma época antiga do Brasil. Quem sabe futuramente eu leia!
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Morro de vontade de ler algo dessa autora, pois sempre recomendam muito os livros dela.
    Achei bem bacana o livro se passar nessa época, pois ainda não li nada desse tipo, ainda mais tendo como cenário o Brasil.
    Fiquei muito curiosa pra saber o porque dela ser 'fatal' e pelo jeito quando ler também torcerei pelo casal, pois o conde parece que já sofreu muito sem a esposa.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir