16 de fev. de 2016

Resenha: O Casamento - Nicholas Sparks

Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso.
Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser.
Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse.
Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.

Autor: Nicholas Sparks 
Editora: Arqueiro
  Classificação: 5 de 5 estrelas
Ano: 2012 
Páginas: 223


Na sequência de Diário de Uma Paixão do autor Nicholas Sparks, encontramos um casal no auge da idade, Wilson e Jane Lewis. Eles tem quase 29 anos de casamento.

Wilson é uma advogado que passou a vida inteira se esforçando para estar subindo cada vez mais no seu trabalho, com um escritório bem renomado, ele nunca teve muito tempo para Jane. Até mesmo quando seus filhos Joseph, Anna e Leslie nasceram, ele não tirou uma folga para aproveitar os filhos, e suas férias, desde que começou a trabalhar, foram no máximo de duas semanas.

Agora, morando sozinho com sua mulher, com seus filhos já muito bem criados, ele vê que seu casamento está a cada dia mais indo por água a baixo. Mas vira o cúmulo quando ele esquece o aniversário de casamento de 29 anos dos dois e Jane fica mega triste por isso, portanto vai para casa de seu filho Joseph para esclarecer melhor sobre sua vida.

Quando está sozinho em casa ele reflete sobre sua vida com Jane e vê que nunca quer perder aquela mulher. É aí que ele começa a tentar fazer de tudo para reconquista-la. Começando por tirar uma folga de seu trabalho.

Ele se inspira em Noah, pai de Jane que vive em uma casa de repouso. Noah era casado com Anne, que ao ficar bem velinha acabou ficando com Alzheimer, mas mesmo depois da morte dela, Noah não deixou de ama-la. Frequentemente Wilson vai visitar Noah, e em uma dessas visitas, acaba pedindo uma dica para ele.

Anna sua filha decide se casar no dia em que eles iriam fazer 30 anos de casados, porém o casamento ocorreria dali à uma semana. Jane fica animadíssima e feliz pela filha e a ajuda em tudo. Wilson vê nesse casamento um modo de fazer a esposa feliz e faz de tudo que está em seu alcance para ajudar.

"Aprendi que, apesar de ser fácil magoar quem amamos, é bem difícil fechar essas feridas."

Em O Casamento nós encontramos o autor Nicholas Sparks com uma história bem diferente do que nós estamos acostumados. Essa não é uma história triste ou que ocorre alguma tragédia e você ficará com muita raiva do autor. 

Neste livro podemos ver que Nicholas criou personagens bastante reais, quantas vezes não vemos um casamento acabar por causa de falta de amor? Wilson não sabe expressar seu amor da maneira correta para Jane e quase acaba perdendo ela.

Se o seu casamento estivesse a beira do precipício o que você faria? Terminaria tudo? Wilson gasta a sua última gota de suor para correr atrás de 29 anos desperdiçados e tenta demonstrar de toda forma o seu amor incondicional por Jane. 

Um romance leve, morno e rápido de ser ler. Com um final surpreendente que me deixou de boca aberta, de uma maneira super positiva. Leiam esse livro, é diferente de todos os outros livros do autor, de uma forma positiva.
Lembrando que você não precisa ler Diário de Uma Paixão para entender O Casamento, em Diário de Uma Paixão retrata a história de Noah e Anne. Eu não li o livro anterior e consegui entender esse perfeitamente.

O livro tem as páginas amareladas, diagramação simples, letras de um tamanho adequado para se ler. A capa para mim retrata Jane e Wilson enquanto mais novos, porém achei que deveriam colocar os personagens no tempo atual da leitura, ou seja, mais velhos. Não encontrei nenhum erro no livro.

Beijo,
Ana Caroline

19 comentários:

  1. Oi flor, já li esse livro e realmente tem uma história bonita que nos envolve ainda mais porque sabemos que com o tempo um casamento pode esfriar.
    Mas apesar de gostar da história, toda vez que leio um livro de Sparks demoro meses para ler. Acho a escrita dele um pouco cansativa por isso com o tempo fui desistindo de ler obras do autor.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oiee,
    Até hoje só vi dois filmes dos livros do autor e não vejo muito interesse, não gosto muito de romances assim.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu li este livro e amei, realmente não tenho palavras para falar sobre os livros do Nicholas, todos sabem me encantar quero ver se leio mais!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Esse livro é simplesmente perfeito, já fiz a leitura dele e me acabei em lágrimas assim como em "Diário de uma paixão", do qual ele é a continuação! Adorei o blog, parabéns!
    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li alguns livros do Nicholas, mas realmente não é para mim, acho que os filmes de adaptação dos livros são menos ruins, mas os livros para mim são todos iguais.

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Em primeiro lugar, assumo que sou suspeita quando falo de Nicholas Sparks, já que sou completamente apaixonada pelo que ele escreve, e meu sonho é ter todos os romances. *--* Vou me contentando com o pouco que tenho. kkkk

    "O casamento" é um dos livros que ainda não li, apesar de ter sido publicado há algum tempo, mas já está na minha lista. As personagens de Sparks são muito perfeitas, e nos fazem querer viver aquelas histórias. Amo!

    Ótima resenha. :D
    Bjs
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
  7. Ah, Nicholas! Lembro até hoje do nosso encontro na Bienal. Eu ainda era blogueira literária e a Arqueiro foi um presente na minha vida. Enfim, amo os livros dele e este é só mais um da lista. Até de para uma prima que gosta de ler e não tinha esse livro em especial, então preciso comprar de novo. Bela resenha!!!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    tenho alguns livros do Nicholas Sparks, esse não tenho, gostei muito da resenha, me deu vontade de ler essa obra. Gostei da premissa e da sua resenha. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola Ana dei até um suspiro aliviado ao saber que não teria mortes e eu não choraria rios de lágrimas nesse livro, amei o tema, muitas vezes nos deixamos levar pela rotina e deixamos de priorizar o que realmente importa em nossa vida.
    A capa está linda vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Aninha, tudo bem?
    Sou doida para ler algum livro do Nicholas, mas ainda não tive como ler, espero que em 2016 eu consiga ler algum, "O Casamento" parece ser ótimo! Adorei sua resenha.

    http://garotareading.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Não sou muito fã de romances e do Nicholas Sparks. Já vi o filme "Diário de uma Paixão" e achei a história linda! Muito legal saber que existe uma "continuação" desse romance com a filha deles. O que me chamou a atenção foi você falar que o livro é diferente dos outros do Nicholas de uma forma positiva. Fiquei curiosa. rsrs
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal sua resenha, eu ainda não li esse do autor apesar de adorar os livros dele, espero ler em breve e curtir bastante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. olha... eu achei essa sequencia beeem desnecessária... por mim, podia ter parado em Diário, que eu li e gostei muito, mas acredito que devo ter gostado assim pq curti o filme e nem sabia que tinha livro... o msm ocorreu com ouro dele que eu curti o filme mas quando li, nao foi aquilo tudo... enfim...

    comecei o casamento, mas foi bem 'mais do mesmo', como vc falou... morno.
    Coisas mornas me desanimam...

    ResponderExcluir
  14. Ai, detesto Sparks. Nossa, acho que ele contribuiu para que eu não gostasse de romances HAHAHAH
    Mas reconheço que faz muuuuuito sucesso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ana, ainda não consegui ler um livro do Sparks porque as narrativas dele acabam me dando sono, mas vou continuar tentando porque normalmente gosto muito das adaptações.
    A premissa é boa e até tenho o livro espero que esse flua.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oie,

    Eu já assisti um pouco do filme Diário de uma Paixão e achei muito lindo, estou doida para ler ele! Ainda não li O Casamento, mas parece ser um história linda de amor, e que bom que o autor criou uma história diferente das outras, assim ele mostra que não segue uma fórmula com seus livros.

    Mayla

    ResponderExcluir
  17. Tenho muita vontade de ler Diário de uma Paixão, parece ser um dos melhores livros dele. O Casamento não me chamou muito a atenção, mas quem sabe mudo de ideia? Um livro menos triste prá variar. bjs

    Prosa Encantada

    ResponderExcluir
  18. Oi, Aninha, tudo bom?

    Nicholas Sparks realmente não é pra mim. Eu não sou muito fã de romance e nem de drama, que são basicamente os gêneros dele. Já tentei ler o mais "leve" dele o Uma Longa Jornada e a leitura não fluiu.

    Fico feliz que você goste e tenha gostado d'O Casamento, mas o gênero realmente não é pra mim.

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. oi
    adoro os livros do nicholas,
    esse eu ainda não li mas pretendo,o ultimo que li dele foi a escolha e ameiii
    bjs

    ResponderExcluir