1 de mar. de 2015

Resenha: Harry Potter e o Cálice de Fogo - JK Rowling

O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.

Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.

Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Classificação: 5 de 5 estrelas
Ano: 2001
Páginas: 583




Harry Potter e o Cálice de Fogo da autora britânica J. K. Rowling, foi lançado no Brasil pela editora Rocco.

Neste livro temos mais uma grande aventura deste grande trio, mas dessa vez, a aventura deles gera muitos conflitos e uma morte.

Vamos começar falando do Torneio Internacional de Tribuxo, onde um aluno de Hogwarts, outro aluno de Durmstrong e outro de  Beauxbatons serão escolhidos para competir três tarefas, o vencedor ganhará a taça mundial de tribuxo. Os alunos da Durmstrong e  Beauxbatons ficarão durante este torneio, hospedados em Hogwarts. Mas nem todos os alunos podem ser inscrever, só podem se inscrever os alunos que forem maior de idade.

Mas ocorre um problema, Harry Potter é selecionado, juntamente com Cedrico Diggori, da Lufa-Lufa, Sir Delaucor e Victor Krum, não podendo recorrer a nenhuma outra alternativa, Dumbledore o deixa competir. Durante essas tarefas, Harry recebe ajuda de várias pessoas, incluindo Rony, que no começo fica bravo pensando que seu amigo havia se inscrito sem o consultar.

Neste livro também temos a presença de Olho-Tonto Moddy, Bartolomeu Crouch e os Comensais da Morte. Os Comensais da Morte são seguidores do Lord Voldemort. E durante o Torneio de Quadribol, todos se assustam, pois o símbolo dos Comensais da Morte aparecem no céu.

Outra coisa que também acontece nesse livro é a cicatriz do Harry estar sempre doendo e ele também está tendo visões e sonhos com Voldemort, e nesses sonhos, geralmente Voldemort fala sobre estar voltando.

O começo do livro é bem parado, por causa disso, demorei um tempinho para o ler, pois de jeito nenhum conseguia pegar o livro e ler várias páginas, mas pro meio do livro, começa a ter mais emoção, foi aí que engatei na leitura de verdade. Não foi o melhor livro até agora, mas conta com muitas aventuras, por exemplo, Harry tem que enfrentar um enorme dragão. Outra coisa que aconteceu, foi a morte de um personagem que eu não me conformei ainda, mas J K sempre mata meus personagens preferidos. Apesar do começo ser bem parado, eu gostei bastante do livro e já li a continuação e em breve terá resenha. Ahhh, também tenho que dizer que neste livro a Hermione não está tão chata como nos outros, graças a Deus, pois ninguém merece aturar essa menina fazendo pirraça, hahaha. Super recomendado o livro!


10 comentários:

  1. Oi Ana!
    Ah Harry Potter, que saudades absurdas que eu senti agora <3 vontade de reler tudo!
    Cálice de Fogo não é dos meus favoritos. Eu prefiro mil vezes O Prisioneiro e A Ordem. Por O Cálice estar entre os dois, acho que ficou um pouco nhé. Mas adoro a história do torneiro tribruxo e a sequência no labirinto é uma das minhas favoritas pra sempre *o*
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter! <3
    Adoro esse livro, tantas emoções nesse torneio, muito tempo que não releio a série, me deu muita vontade de fazer isso agora! HAHAHA Ótima resenha, deu pra matar a saudade da minha série queridinha!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Ah, que vontade de reler HP *.*
    Eu gosto bastante desse livro, acho que os personagens crescem bastante e a ameaça do Voldemort se torna mais concreta e violenta. Também gosto dos novos personagens, assim como conhecer melhor o Sirius *.* e toda a história do Olho-Tonto tb!

    Beijão s2
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter sempre será amor! <3 Esse é o livro em que o Harry fica mais aborrecentizinho, mas gosto muito! Estou pensando em reler a série toda.

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  5. Jura que não foi o melhor livro??? Eu não li nem unzinho da série *sim, pode me xingar* mas sempre achei esse um dos melhores filmes, tão cheio de fantasia, parece até que estamos dentro da história também *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "GATACA", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oi :D

    Amo esse livro! É um dos meus favoritos na série ..
    Sério que você achou a leitura um pouco parada no começo? Engraçado, eu li ele em menos de um dia; fora as vezes que já reli. Adoro as pirraças da Hermione :P

    Bj.
    http://passeandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie! Nossa amo os livros do Harry! é um melhor que o outro, mas meus preferidos são com toda certeza o terceiro e o ultimo!
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/03/o-dna-da-sereia.html

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Harry é a série da minha vida. Meus livros favoritos são o 3º e o 5º, embora também goste muito desse. Seri oque achou o começo parado? Eu fiquei toda empolgada com a Copa mundial de Quadribol! Adoro o desafio do labirinto, principalmente porque tem uma esfinge!!! Uma esfinge cara!!!
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  9. Amo Harry Potter, uma das melhores séries que li, não sei escolher entre os volumes qual deles é o melhor. Adorei sua resenha e fiquei muito feliz em saber que gostou de O Cálice de Fogo.

    jovens-leitores-brasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiiis

    sua resenha me deixou nostálgica! Sou superfã de HP, mas confesso que não releio os livros há anos, embora morra de vontade de relembrar os passos em Hogwarts. Cálice é um dos meus preferidos, talvez ter dado um rumo novo à história. Cresci, literalmente, com esses livros. Na época em que ainda estavam sendo lançados... [velhice define]
    Mortes desagradáveis como essa que citou também me arrasaram na época, mas acabei superando, rs, pois outras virão... ai, ai, Tia Rowling é terrível. :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir